Pesquisa de trabalhos

 
 
A pesquisa é realizada em todas as informações.
Os campos da busca são: título do trabalho, descrição, código do trabalho, estande, nome do aluno e RA.
Caso deseje-se procurar em todos os cursos, selecionar "Todos os cursos" na caixa "Selecionar outro curso..."
 
 
 
 

Engenharia Química
2016

Número de trabalhos exibidos: 23

AN√ĀLISE INTEGRADA DE CERVEJARIAS DE DIFERENTES PORTES VISANDO √Ä OTIMIZA√á√ÉO AMBIENTAL

Neste trabalho √© apresentado um estudo sobre o tratamento dos res√≠duos gerados na ind√ļstria cervejeira, visando √† otimiza√ß√£o ambiental com a produ√ß√£o de biog√°s e re√ļso de √°gua. O estudo engloba a an√°lise da viabilidade t√©cnica e econ√īmica de um sistema de tratamento anaer√≥bio dos efluentes, para a utiliza√ß√£o do biog√°s como combust√≠vel alternativo na gera√ß√£o de energia t√©rmica e reutiliza√ß√£o da √°gua para fins n√£o nobres.
Estande: 193
Código do trabalho: QMD05
 
Data da Banca de Avaliação: 02/12/2019 18:45
Local da Banca de Avaliação: S√ÉO CAETANO DO SUL
 

APLICAÇÃO DE GLICERINA EM MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO CIVIL

Desenvolvimento de tecnologia para aplica√ß√£o da glicerina oriunda do processo de produ√ß√£o de biodiesel na ind√ļstria de decora√ß√£o.
Estande: 74
Código do trabalho: QMN07
 
Data da Banca de Avaliação: 13/12/2019 19:00
Local da Banca de Avaliação: Sala J-304B
 

APROVEITAMENTO DOS RES√ćDUOS VINHA√áA E GLICERINA VISANDO √Ä GERA√á√ÉO DE BIOENERGIA E ADEQUA√á√ÉO AMBIENTAL

Neste estudo, desenvolveu-se a aplica√ß√£o de um reator anaer√≥bio operado de forma descont√≠nua alimentada, com biomassa imobilizada em suporte inerte e mistura por recircula√ß√£o da fase l√≠quida, para a produ√ß√£o de biog√°s, a partir da codigest√£o de vinha√ßa e glicerina. Analisa-se a influ√™ncia da composi√ß√£o do afluente, fundamentada em quatro condi√ß√Ķes(100% glicerina; 67% glicerina e 33% vinha√ßa; 33% glicerina e 67% vinha√ßa; 100% vinha√ßa), para a estabilidade do reator, sua efici√™ncia na remo√ß√£o da mat√©ria org√Ęnica e produ√ß√£o de biog√°s.
Estande: 181
Código do trabalho: QMD01
 
Data da Banca de Avaliação: 03/12/2019 18:45
Local da Banca de Avaliação: S√ÉO CAETANO DO SUL
 

DESENVOLVIMENTO DE "SNACK" PROTEICO DE FRUTAS ENRIQUECIDO COM NUTRIENTES FUNCIONAIS

O trabalho consistiu no desenvolvimento de um "snack" proteico de frutas enriquecido com nutrientes funcionais sem adi√ß√£o de a√ß√ļcar e conservantes, proporcionando uma alimenta√ß√£o r√°pida e saud√°vel necess√°ria para o ritmo agitado de vida nos dias atuais. O desenvolvimento da formula√ß√£o deu-se por meio de avalia√ß√£o sensorial da textura e sabor. Obteve-se um "snack" com teor de 10,2 % de prote√≠nas, com textura e sabor agrad√°veis ao paladar, indicados por um √≠ndice de aceita√ß√£o de 84,7 %.
Estande: 15
Código do trabalho: QMN04
 
Data da Banca de Avaliação: 06/12/2019 10:30
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Beta
 

DESENVOLVIMENTO DE ADITIVO REPELENTE DO MOSQUITO "AEDES AEGYPTI" PARA SAB√ÉO L√ćQUIDO COM ADES√ÉO A TECIDOS DE ALGOD√ÉO E POLI√ČSTER A PARTIR DE MODIFICA√á√ēES MOLECULARES DA ICARIDINA

Neste trabalho tem-se por objetivo principal desenvolver um aditivo para sab√£o l√≠quido, com ades√£o a tecidos de algod√£o e poli√©ster, que possua repel√™ncia contra o mosquito "Aedes aegypti" , a partir de modifica√ß√Ķes moleculares da Icaridina. Essas modifica√ß√Ķes das propriedades f√≠sico-qu√≠micas resultam numa melhoria na afinidade do composto com o substrato, numa redu√ß√£o do custo de produ√ß√£o e de otimiza√ß√£o do efeito repelente do princ√≠pio ativo.
Estande: 128
Código do trabalho: QMN08
 
Data da Banca de Avaliação: 04/12/2019 18:00
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Gama
 

DESENVOLVIMENTO DE BEBIDA PARA ATLETAS POR APROVEITAMENTO DE PERMEADO DE QUEIJO MINAS FRESCAL

O intuito principal do trabalho foi agregar valor a um material normalment descartado. O permeado de queijo-de-minas √© um subproduto rico em nutrientes com elevado potencial de aproveitamento industrial. Dessa maneira, fazendo uso desse, pudemos criar um isot√īnico saboroso, refrescante e nutritivo para atletas. Por usar uma mat√©ria-prima que teoricamente seria descartada, o custo desse produto finalizado √© mais baixo, podendo competir com grandes marcas como Gatorade e Marathon.
Estande: 187
Código do trabalho: QMD13
 
Data da Banca de Avaliação: 02/12/2019 20:00
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Beta
 

DESENVOLVIMENTO DE COSM√ČTICO CAPILAR SEM ENX√ĀGUE COM A FINALIDADE DE REMOVER ODORES DE CIGARRO PROPORCIONANDO HIDRATA√á√ÉO E BEM-ESTAR AOS FIOS

Desenvolvimento de produto cosmético sem enxágue para cabelos normais, cuja função principal é eliminar o odor do cigarro, além de proporcionar hidratação e aparência saudável aos fios de cabelo.
Estande: 203
Código do trabalho: QMN05
 
Data da Banca de Avaliação: 13/12/2019 11:00
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Gama
 

DESENVOLVIMENTO DE PCM PARA ARMAZENAMENTO DE ENERGIA T√ČRMICA EM LONGO PRAZO

Os "phase change materials" (PCMs) são materiais com alta capacidade de absorção de energia térmica. Os PCMs com base de sais hidratados possibilitam o armazenamento de calor latente por sua propriedade de super-resfriamento, pela qual o material se mantém na fase líquida mesmo abaixo de sua temperatura de fusão. Dado que essa forma de armazenamento apresenta alta estabilidade, pode-se liberar a energia guardada a partir da cristalização desse material quando necessário.
Estande: 186
Código do trabalho: QMD06
 
Data da Banca de Avaliação: 07/12/2019 08:00
Local da Banca de Avaliação: S√ÉO CAETANO DO SUL
 

DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO COM BASE EM FRUTAS COM PROPRIEDADES FUNCIONAIS

Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma barra de frutas com propriedades funcionais e os estudos visam à qualidade e à aceitação do produto no mercado.
Estande: 144
Código do trabalho: QMD14
 
Data da Banca de Avaliação: 03/12/2019 20:00
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Beta
 

DESENVOLVIMENTO DE XAMPU COM REDU√á√ÉO DE √ĀGUA

O intuito do desenvolvimento de um xampu em pasta é possibilitar ao consumidor o manuseio com mais facilidade, permitindo embalagens menores, rendimento aplicável e oferecer limpeza e hidratação aos fios do cabelo. Além disso, eliminando-se a embalagem evitar-se-ão desperdícios de possíveis vazamentos em casos de transporte, diminuição dos custos de impressão e rotulagem, utilização de menor espaço relativo à estocagem e diminuição da geração de lixo.
Estande: 194
Código do trabalho: QMD07
 
Data da Banca de Avaliação: 09/12/2019 10:00
Local da Banca de Avaliação: S√ÉO CAETANO DO SUL
 

DESTILA√á√ÉO DE MISTURA ETANOL-√ĀGUA COM G√ĀS DE ARRASTE UTILIZANDO FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA

Modifica√ß√£o de uma destila√ß√£o-padr√£o de mistura etanol-√°gua, atrav√©s do uso de um g√°s de arraste e fontes de energia alternativa para economizar energia em usinas de a√ß√ļcar e √°lcool. Essa tecnologia foi testada em escala laboratorial e visa √† redu√ß√£o do custo e demanda t√©rmica frente a uma destila√ß√£o tradicional. Al√©m disso, por n√£o utilizar os combust√≠veis usuais, diminui os impactos ambientais por esses gerados.
Estande: 39
Código do trabalho: QMD03
 
Data da Banca de Avaliação: 02/12/2019 21:00
Local da Banca de Avaliação: S√ÉO CAETANO DO SUL
 

ESTUDO DA ABSORÇÃO DE CO2 COM MISTURAS DE MONOETANOLAMINA E POLIETILENOGLICOL

A redu√ß√£o da emiss√£o de CO2 √© considerada um dos maiores desafios ambientais para as ind√ļstrias e, por isso, a descoberta de novas tecnologias voltadas √† lavagem de gases de exaust√£o torna-se t√£o importante. O uso de aminas para esse fim tem sido amplamente utilizado. O estudo consiste na adi√ß√£o de polietilenoglicol a uma solu√ß√£o aquosa de monoetalonamina com o intuito de melhorar esse processo.
Estande: 90
Código do trabalho: QMN03
 
Data da Banca de Avaliação: 13/12/2019 10:00
Local da Banca de Avaliação: Sala J-301B
 

ESTUDO DA OBTEN√á√ÉO DE BIO-√ďLEO POR PIR√ďLISE DA MICROALGA DESMODESMUS SP UTILIZADA NO TRATAMENTO DE EFLUENTES CONTENDO MAT√ČRIA ORG√āNICA E BISFENOL A

O objetivo deste trabalho √© verificar a viabilidade de obten√ß√£o de bio-√≥leo a partir da pir√≥lise da microalga Desmodesmus sp. Essa microalga foi previamente utilizada para decompor mat√©ria org√Ęnica e bisfenol A, compostos presentes em efluentes dom√©sticos e industriais, respectivamente. A microalga pode ser duplamente aproveitada: para fins ambientais e de sa√ļde p√ļblica, com o tratamento de efluentes, e para fins energ√©ticos, com a produ√ß√£o de bio-√≥leo.
Estande: 108
Código do trabalho: QMD02
 
Data da Banca de Avaliação: 03/12/2019 21:15
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Alfa
 

ESTUDO DA REMO√á√ÉO DE POLUENTES ORG√āNICOS EM √ĀGUA POR MEIO DE FILTRO CER√āMICO CONTENDO CARV√ÉO VEGETAL

Neste trabalho estudou-se a remo√ß√£o de um poluente org√Ęnico em meio aquoso por interm√©dio de um adsorvente com argila e mat√©ria org√Ęnica vegetal. O material adsorvente √© de f√°cil prepara√ß√£o e apresenta efici√™ncia na remo√ß√£o do poluente testado, o triclosano.
Estande: 120
Código do trabalho: QMD12
 
Data da Banca de Avaliação: 05/12/2019 18:00
Local da Banca de Avaliação: W402
 

ESTUDO DE OTIMIZAÇÃO DE COLUNA DE DESTILAÇÃO E SIMULAÇÃO DE PROCESSO POR "SOFTWARE" HYSYS

Este é um estudo de destilação e análise do comportamento prático da coluna de destilação Armfield UOP3CC e comparação com o modelo do simulador de processos HYSYS. Realizou-se uma análise do desempenho do equipamento e procedeu-se ao estudo de melhorias no processo a fim de otimizar a operação.
Estande: 166
Código do trabalho: QMN09
 
Data da Banca de Avaliação: 04/12/2019 20:00
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio beta
 

MELHORIA NO PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE SUPERFOSFATO SIMPLES

Este trabalho consiste numa pesquisa com o objetivo de obter melhor desempenho no processo de produ√ß√£o do fertilizante denominado superfosfato simples, por meio de varia√ß√Ķes nas condi√ß√Ķes de temperatura, rela√ß√£o de acidez e granulometria da rocha fosf√°tica Bayovar.
Estande: 124
Código do trabalho: QMD11
 
Data da Banca de Avaliação: 09/12/2019 20:00
Local da Banca de Avaliação: S√ÉO CAETANO DO SUL
 

OTIMIZA√á√ÉO DE PROCESSO DE APROVEITAMENTO DE RES√ćDUOS DA AGROIND√öSTRIA PARA A GERA√á√ÉO DE BIOG√ĀS

No presente trabalho estudou-se o processo da co-digest√£o anaer√≥bia entre soro de queijo e glicerina, visando √† adequa√ß√£o ambiental pela diminui√ß√£o da concentra√ß√£o de mat√©ria org√Ęnica na √°gua residu√°ria. O objetivo do estudo foi a otimiza√ß√£o das condi√ß√Ķes de opera√ß√£o para a gera√ß√£o de biometano, investigando-se a influ√™ncia do tempo de ciclo sobre a estabilidade e a efici√™ncia do tratamento biol√≥gico num reator AnSBBR, para posterior amplia√ß√£o em escala industrial.
Estande: 33
Código do trabalho: QMN01
 
Data da Banca de Avaliação: 05/12/2019 19:00
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Beta
 

RECICLAGEM DE POL√ćMEROS POR MICRO-ONDAS

O projeto embasa a reciclagem de um comp√≥sito, composto por uma matriz e um refor√ßo, que s√£o respectivamente uma resina polim√©rica e uma fibra. Para o desenvolvimento do estudo, foi utilizada como amostra a telha de fibra de vidro. Ela foi aplicada sobre condi√ß√Ķes espec√≠ficas de pot√™ncia, vaz√£o de ar e tempo de exposi√ß√£o √† radia√ß√£o micro-ondas, da qual degradou o material, para a possibilidade de transformar a resina em fumos combust√≠veis e a fibra de vidro num material que possa ser reutilizado.
Estande: 150
Código do trabalho: QMD08
 
Data da Banca de Avaliação: 06/12/2019 12:00
Local da Banca de Avaliação: S√ÉO CAETANO DO SUL
 

REDUÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS GERADOS NUMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUETES INDUSTRIAIS

Neste trabalho, buscou-se avaliar diversas t√©cnicas de secagem de um efluente industrial (lodo) para minimizar os impactos ambientais e reduzir o custo com disposi√ß√£o de res√≠duos numa esta√ß√£o de tratamento de efluentes de uma ind√ļstria petroqu√≠mica.
Estande: 161
Código do trabalho: QMN06
 
Data da Banca de Avaliação: 04/12/2019 16:00
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Gama
 

SECAGEM DE IOGURTE POR ATOMIZAÇÃO

A evolu√ß√£o da ind√ļstria de alimentos √©, na maioria das vezes, determinada pelo desenvolvimento de novos produtos e processos de fabrica√ß√£o. Transformar o iogurte em p√≥, com a secagem, facilita o transporte, o armazenamento e ainda permite que este seja utilizado como ingrediente na fabrica√ß√£o de outros alimentos. Neste projeto, o processo de secagem de iogurte por atomiza√ß√£o ("spray drying") foi estudado utilizando-se aditivos que auxiliam o processo, tornando-o mais eficiente.
Estande: 131
Código do trabalho: QMD09
 
Data da Banca de Avaliação: 06/12/2019 18:45
Local da Banca de Avaliação: S√ÉO CAETANO DO SUL
 

SIMULA√á√ÉO POR FLUIDODIN√āMICA COMPUTACIONAL DO ESCOAMENTO DE AR E EFICI√äNCIA T√ČRMICA NUM REFRIGERADOR COMERCIAL

Problemas envolvendo engenharia do produto podem ser solucionados por tr√™s m√©todos de an√°lise: anal√≠ticos, experimentais e num√©ricos. Com o m√©todo num√©rico, neste trabalho visa-se diminuir os custos operacionais e aumentar a efici√™ncia na troca t√©rmica das amostras, buscando qual fluido refrigerante traz o maior custo-beneficio aliado ao menor impacto ambiental poss√≠vel. Foi utilizado o refrigerador comercial da marca Metalfrio, modelo VN50 e o software Ansys¬ģ fluent, vers√£o 17.
Estande: 103
Código do trabalho: QMN02
 
Data da Banca de Avaliação: 03/12/2019 19:00
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Beta
 

TRATAMENTO DE √ĀGUA CONTAMINADA COM BTEX E ION CLORETO POR PROCESSOS OXIDATIVOS AVAN√áADOS

A influ√™ncia do √≠on cloreto tem-se mostrado negativa para o emprego de processos oxidativos avan√ßados (POA). Como diversas matrizes aquosas podem conter esse √≠on, seu tratamento torna-se um desafio.Tendo isso em vista, neste trabalho tem-se o intuito de verificar a influ√™ncia do cloreto em matrizes aquosas polu√≠das com compostos org√Ęnicos derivados da gasolina (BTEX) por meio de processos foto-Fenton em reator- batelada. Al√©m disso, verifica-se a viabilidade do tratamento em diferentes condi√ß√Ķes.
Estande: 162
Código do trabalho: QMD04
 

UTILIZA√á√ÉO DE ZE√ďLITAS NO TRATAMENTO DE √ĀGUA

Este trabalho √© um estudo da cin√©tica de destrui√ß√£o de "E. Coli" e "S. Aureos" por meio de diferentes concentra√ß√Ķes de prata incorporadas √† ze√≥lita A.
Estande: 86
Código do trabalho: QMD10
 
Data da Banca de Avaliação: 06/12/2019 21:15
Local da Banca de Avaliação: S√ÉO CAETANO DO SUL