Pesquisa de trabalhos

 
 
A pesquisa é realizada em todas as informações.
Os campos da busca são: título do trabalho, descrição, código do trabalho, estande, nome do aluno e RA.
Caso deseje-se procurar em todos os cursos, selecionar "Todos os cursos" na caixa "Selecionar outro curso..."
 
 
 
 

Engenharia Química
2018

Número de trabalhos exibidos: 26

BIOMETANO A PARTIR DE MICROALGAS

Diante dos problemas ambientais gerados pela utiliza√ß√£o de combust√≠veis f√≥sseis, neste trabalho prop√Ķe-se um estudo com o intuito de produzir bioenergia com microalgas geradas no tratamento de √°guas residu√°rias. Assim, o esgoto seria tratado, produziria algas e essas, por sua vez, serviriam para gerar biometano. Tamb√©m verificou-se a viabilidade da implementa√ß√£o desse processo na esta√ß√£o de tratamento de esgotos do ABC.
Estande: 213
Código do trabalho: QMD02
 
Data da Banca de Avaliação: 06/12/2019 16:00
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Beta
 

COMP√ďSITO DE KEVLAR¬ģ

O trabalho consiste num uso para res√≠duo de Kevlar¬ģ sob forma de aparas. Realizou-se um comp√≥sito com fibras de Kevlar¬ģ e resina ep√≥xi com diferentes fra√ß√Ķes de fibra. Feito um estudo das propriedades mec√Ęnicas, construiu-se o capacete.
Estande: 202
Código do trabalho: QMN22
 
Data da Banca de Avaliação: 09/12/2019 19:00
Local da Banca de Avaliação: Sala H-203
 

CREME FACIAL CLAREADOR DE MANCHAS

Diante do crescente mercado de cosméticos em busca de uma pele mais bonita e saudável, surgiu a ideia de se desenvolver um produto clareador de manchas. No trabalho, será apresentado sob forma de dois cremes ("Night" & "Day"), com uma formulação inovadora com apelo sustentável de uma emulsão a frio e sem adição de água.
Estande: 715
Código do trabalho: QMN16
 
Data da Banca de Avaliação: 02/12/2019 17:00
Local da Banca de Avaliação: J304b
 

DESENVOLVIMENTO DE MICRORREATOR PARA S√ćNTESE DE EMULS√ÉO

Microrreatores s√£o utilizados para estudos de cin√©tica de rea√ß√Ķes, de mecanismos e an√°lises biol√≥gicas, devido a sua transfer√™ncia t√©rmica e m√°ssica elevadas. Neste trabalho, foi utilizado um microrreator para gerar uma emuls√£o √°gua-√≥leo. A emuls√£o √© uma mistura de dois l√≠quidos imisc√≠veis, formando uma fase cont√≠nua e outra descont√≠nua. Essa forma de mistura √© aplicada industrialmente no ramo farmac√™utico e aliment√≠cio entre outros.
Estande: 527
Código do trabalho: QMN02
 
Data da Banca de Avaliação: 12/12/2019 20:00
Local da Banca de Avaliação: Sala J-304A
 

DESENVOLVIMENTO DE SUPLEMENTO ALIMENTAR L√ĀCTEO COM ALTO TEOR DE PROTE√ćNA EM CONSIST√äNCIA CREMOSA SABOR CHOCOLATE

Mais de 50% da população brasileira já consumiram algum suplemento alimentar. O portfólio de suplementos proteicos é restrito e dominado por produtos em pó, em barra e "ready to drink". Observou-se, com este trabalho, a oportunidade de inovação com o desenvolvimento de um produto com alto teor proteico, numa consistência cremosa ainda não explorada no mercado, com um sabor atraente e que, além disso tudo, não perca a função e as propriedades dos suplementos proteicos atuais.
Estande: 410
Código do trabalho: QMN19
 

DETERMINAÇÃO DE GASOLINA ADULTERADA POR MEIO DE UM SENSOR CAPACITIVO

Neste estudo trata-se de um sensor capacitivo que determina a adultera√ß√£o da gasolina. Como a gasolina √© um produto muito presente na sociedade, o sensor ajudar√° a evitar a comercializa√ß√£o de produto de baixa qualidade, possibilitando ao consumidor a verifica√ß√£o instant√Ęnea de fraude. Utiliza-se, neste trabalho, uma rede IOT ("Internet of Things"), tornando-se produto tecnol√≥gico e inovador, cuja patente est√° sendo providenciada.
Estande: 743
Código do trabalho: QMN04
 
Data da Banca de Avaliação: 06/12/2019 18:00
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Gama
 

ECOSPHALT

O ECOSPHALT tem como objetivo mostrar uma alternativa de uso do plástico PET como ligante na mistura de asfalto SMA (Asfalto de Alta Performance) , mantendo o mesmo desempenho que a mistura de celulose importada, diminuindo o custo de materiais de empresas de pavimentação, criando oportunidades comerciais para cooperativas de recicláveis e auxiliando a redução do montante de plástico descartado pela população.
Estande: 728
Código do trabalho: QMN14
 
Data da Banca de Avaliação: 13/12/2019 10:00
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Alfa
 

ESTUDO DA REMO√á√ÉO DA √ĀGUA PRESENTE NO AR POR MEIO DE SOLU√á√ÉO AQUOSA SALINA SATURADA

Visando √† gera√ß√£o sustent√°vel de √°gua em situa√ß√Ķes de esgotamento desse recurso, foi proposta a cria√ß√£o de um instrumento para a capta√ß√£o de √°gua do ar por meio da diferen√ßa de umidade relativa, utilizando-se uma solu√ß√£o saturada de sal.
Estande: 613
Código do trabalho: QMN10
 
Data da Banca de Avaliação: 05/12/2019 20:30
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Gama
 

ESTUDO DA VIABILIDADE DA GERA√á√ÉO DE ENERGIA EL√ČTRICA ATRAV√ČS DA QUEIMA DO BIOG√ĀS GERADO PELOS RES√ćDUOS DA IND√öSTRIA DE CERVEJA

Gera√ß√£o de energia el√©trica com a queima do biog√°s obtido com res√≠duos org√Ęnicos gerados na produ√ß√£o de cerveja. O biog√°s √© uma fonte de energia renov√°vel e, portanto, o objetivo deste trabalho √© analisar a viabilidade desse projeto a fim de gerar uma economia nos custos de energia, assim como a redu√ß√£o dos res√≠duos industriais.
Estande: 301
Código do trabalho: QMN20
 
Data da Banca de Avaliação: 09/12/2019 20:00
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Beta
 

ESTUDO DA VIABILIDADE DE SUBSTITUI√á√ÉO DE MICROPART√ćCULAS PL√ĀSTICAS EM SABONETES ESFOLIANTES

O seu esfoliante pode estar fazendo mais mal do que você pensa. Este trabalho vai mostrar-lhe por quê e apresenta uma solução. Esfoliantes são usados por milhares de pessoas. O que muitos não sabem é que as microesferas são muitas vezes plásticos que vão direto para os oceanos e podem ser acumulados até o final da cadeia alimentar. Com este estudo, foi desenvolvido um material proveniente da casca do arroz que, além de esfoliar a pele, é subproduto do beneficiamento do grão e não agressivo aos oceanos.
Estande: 617
Código do trabalho: QMN18
 
Data da Banca de Avaliação: 09/12/2019 16:00
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Beta
 

ESTUDO DE VIABILIDADE ECON√ĒMICA DA PRODU√á√ÉO DE ETANOL A PARTIR DE UMA PLANTA CONJUGADA DE CANA-DE-A√á√öCAR E MILHO

O trabalho √© um estudo de viabilidade econ√īmica da produ√ß√£o de etanol com base em milho numa usina j√° existente. Essa produ√ß√£o ocorre apenas no per√≠odo de entressafra da cana-de-a√ß√ļcar, de aproximadamente tr√™s meses, com o objetivo de diminuir a ociosidade das usinas, aumentando sua produtividade. Al√©m disso, √© uma nova forma de utiliza√ß√£o para a oferta abundante de milho do pa√≠s, aumentando tamb√©m a diversidade de fontes de biocombust√≠veis no mercado brasileiro.
Estande: 521
Código do trabalho: QMN05
 
Data da Banca de Avaliação: 05/12/2019 10:00
Local da Banca de Avaliação: Sala J-301A
 

ESTUDO DO PODER FERTILIZANTE DA URINA CANINA

O Brasil é um país com grande potencial no setor agropecuário e que apresenta crescimento produtivo ascendente. Nesse cenário, este projeto sustentável tem como objetivo estudar a possibilidade de emprego da urina canina como fertilizante alternativo, a fim de aproveitar dejetos que seriam descartados no meio ambiente. Análises de amostras coletadas em abrigos de cães abandonados foram realizadas em laboratórios do Instituto Mauá de Tecnologia.
Estande: 609
Código do trabalho: QMN03
 
Data da Banca de Avaliação: 11/12/2019 15:30
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Gama
 

ESTUDO SENSORIAL E MERCADOL√ďGICO DO KOMBUCHA

O Kombucha √© uma bebida de ch√°, com apelo probi√≥tico, que tem conquistado adeptos da alimenta√ß√£o saud√°vel. O consumo tem crescido muito nos √ļltimos anos, especialmente pela demanda dos consumidores por produtos naturais, funcionais e saud√°veis. Com este estudo, busca-se conhecer o mercado atual de Kombucha, suas potencialidades e as caracter√≠sticas sensoriais desejadas pelos consumidores, visando subsidiar atuais e futuros investidores do segmento de bebidas naturais.
Estande: 702
Código do trabalho: QMN09
 
Data da Banca de Avaliação: 13/12/2019 20:30
Local da Banca de Avaliação: J304B
 

HIDRATANTE LABIAL VEGANO

Sabe-se que o mercado de produtos veganos est√° em ascens√£o e possui cada vez mais a aceita√ß√£o do p√ļblico, o qual demonstra consci√™ncia acerca da rela√ß√£o entre bens de consumo e crueldade com os animais. A proposta do produto √© atuar na √°rea de cosm√©ticos veganos e trazer uma nova op√ß√£o de hidratante labial 100% natural, pigmentado atrav√©s da extra√ß√£o de flores de hibisco. "Hiblip, bonito √© ser sustent√°vel".
Estande: 118
Código do trabalho: QMN23
 
Data da Banca de Avaliação: 12/12/2019 19:00
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Gama
 

OBTENÇÃO DE BIOCARVÃO E SUA APLICAÇÃO NO TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS

Este trabalho visa ao tratamento de efluentes aquosos da ind√ļstria qu√≠mica por meio de adsor√ß√£o de produtos org√Ęnicos empregando-se biocarv√£o gerado por pir√≥lise de mat√©ria org√Ęnica. Os produtos originados por meio da pir√≥lise s√£o compostos por biocarv√£o, bio-√≥leo e vol√°teis, sendo o processo efetuado em altas temperaturas e na aus√™ncia de ou baixa concentra√ß√£o de oxig√™nio.
Estande: 504
Código do trabalho: QMN11
 
Data da Banca de Avaliação: 09/12/2019 18:00
Local da Banca de Avaliação: Auditoria Alfa
 

POLIAMIDA COM KEVLAR¬ģ

O trabalho versa sobre a confec√ß√£o de um comp√≥sito ultrarresistente de Nylon, utilizando fibras de Kevlar¬ģ residual. A reutiliza√ß√£o dessa fibra agrega valor a um res√≠duo que normalmente seria incinerado por n√£o ser um material recicl√°vel. Esse material pode ser aplicado nos setores automobil√≠stico e aeroespacial, devido √†s suas excelentes propriedades mec√Ęnicas, baixo peso e facilidade de conforma√ß√£o.
Estande: 425
Código do trabalho: QMN12
 
Data da Banca de Avaliação: 10/12/2019 20:00
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Gama
 

PRODUÇÃO DE CELULOSE BACTERIANA

O trabalho objetiva a produ√ß√£o de celulose bacteriana por "Gluconacetobacter hansenii" utilizando como fonte de carbono res√≠duos agroindustriais (soro, vinha√ßa e mela√ßo). A celulose bacteriana tem aplica√ß√Ķes nas ind√ļstrias aliment√≠cia, cosm√©tica, t√™xtil, ac√ļstica, √≥tica e na medicina (processo de reconstitui√ß√£o de pele, cartilagem, ossos e vasos sangu√≠neos). A utiliza√ß√£o de res√≠duos possibilita a redu√ß√£o de custos e a diminui√ß√£o do impacto ambiental causado pelo descarte destes res√≠duos.
Estande: 134
Código do trabalho: QMN08
 
Data da Banca de Avaliação: 02/12/2019 17:00
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Gama
 

PRODUÇÃO DE METANO

O objetivo deste trabalho foi a produ√ß√£o de metano e adequa√ß√£o ambiental com os principais res√≠duos dos biocombust√≠veis, entre os quais: a vinha√ßa, proveniente da produ√ß√£o de etanol, com alta carga poluidora que contamina solos e √°guas subterr√Ęneas; glicerina, proveniente da produ√ß√£o de biodiesel, que apresenta um custo elevado de refino para a aplica√ß√£o na ind√ļstria. Al√©m da redu√ß√£o do impacto ambiental, o metano produzido no tratamento gera energia proporcionando benef√≠cios econ√īmicos.
Estande: 404
Código do trabalho: QMD01
 
Data da Banca de Avaliação: 04/12/1019 09:00
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Beta
 

PROPRIEDADES DO CHUCHU EM COSM√ČTICOS

De acordo com a Euromonitor (2017), ¬ďquase seis em cada dez compradores preferem, definitivamente, ingredientes naturais, mesmo quando isso significa renunciar a pre√ßos baixos¬Ē. Em vista disso, o presente trabalho visa propor uma alternativa aos produtos tradicionais existentes no mercado, com a inser√ß√£o do chuchu em cosm√©ticos.
Estande: 511
Código do trabalho: QMN24
 
Data da Banca de Avaliação: 12/12/2019 16:00
Local da Banca de Avaliação: J-301B
 

REBOLO PU - DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS

Para atenderem √†s necessidades do mercado e se manterem competitivas, as ind√ļstrias de abrasivos v√™m buscando solu√ß√Ķes inovadoras. O Rebolo PU √© visto como uma oportunidade no mercado de abrasivos, por apresentar propriedades diferenciadas em rela√ß√£o aos rebolos tradicionais, como menor tempo de fabrica√ß√£o, processo simples, maior rentabilidade e, principalmente, menor peso.
Estande: 413
Código do trabalho: QMN07
 
Data da Banca de Avaliação: 06/12/2019 09:30
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Gama
 

RECICLAGEM DE PAPEL DO IMT

No Instituto Mauá de Tecnologia, é gerada uma grande quantidade de papel pós-consumo de boa qualidade e vendido em forma de aparas para empresas coletoras por um baixo custo. Observou-se uma oportunidade de se obter um retorno mais rentável por meio da implementação de um processo de reciclagem dentro do instituto, revertendo o material em polpa celulósica reciclada e branqueada para comercializá-la, além de promover práticas sustentáveis para a obtenção de um volume maior de resíduo de papel.
Estande: 121
Código do trabalho: QMN01
 
Data da Banca de Avaliação: 12/12/2019 18:00
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Alfa
 

RECUPERAÇÃO DE SODA

Na ind√ļstria de alimentos, √© realizado um procedimento de limpeza chamado CIP, que visa √† remo√ß√£o de res√≠duos presentes na linha de opera√ß√£o. Um dos produtos mais utilizados na etapa de lavagem √© a solu√ß√£o aquecida de soda, que √© descartada quando atinge baixas concentra√ß√Ķes. Neste trabalho, recupera-se a soda n√£o reagida por meio de filtra√ß√£o com membranas cer√Ęmicas. Os resultados s√£o a redu√ß√£o de custo com soda limpa e diminui√ß√£o de efluentes contaminados, priorizando a responsabilidade ambiental.
Estande: 727
Código do trabalho: QMN13
 
Data da Banca de Avaliação: 06/12/2019 19:00
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Beta
 

S√ćNTESE DE NANOPART√ćCULAS DE COBRE COM RES√ćDUOS DE EQUIPAMENTOS ELETROELETR√ĒNICOS

Recupera√ß√£o de cobre com sucata de equipamentos eletroeletr√īnicos, utilizando-se rotas hidrometal√ļrgicas para a produ√ß√£o de nanopart√≠culas de cobre.
Estande: 122
Código do trabalho: QMN17
 
Data da Banca de Avaliação: 06/12/2019 21:00
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Beta
 

SUPLEMENTO SIMBI√ďTICO PARA C√ÉES E GATOS

Desenvolvimento e produ√ß√£o de suplemento alimentar simbi√≥tico para c√£es e gatos com base de leite, balanceando e adicionando nutrientes que favorecem a digest√£o, imunidade e flora intestinal dos animais. O consumo regular desse suplemento pelo animal promove sua sa√ļde e seu bem-estar.
Estande: 608
Código do trabalho: QMN15
 
Data da Banca de Avaliação: 04/12/2019 20:00
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Gama
 

TIJOLO DE GARRAFA PET

Este projeto estuda a viabilidade técnica e financeira de um processo produtivo de tijolos ecológicos com garrafas PET. O novo método pretende reduzir custos, impacto ambiental, viabilidade e minimizar os prazos de produção.
Estande: 421
Código do trabalho: QMN06
 
Data da Banca de Avaliação: 23/11/2019 09:00
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Beta
 

TINTURA SEMIPERMANENTE PARA RETOQUE DE RAIZ CAPILAR DESENVOLVIDA COM RES√ćDUOS DE CACAU

Tinta capilar semipermanente, sem am√īnia e sem √°gua oxigenada, para retoque de raiz. Foi desenvolvida com res√≠duos do processamento do cacau.
Estande: 106
Código do trabalho: QMN21
 
Data da Banca de Avaliação: 06/12/2019 19:00
Local da Banca de Avaliação: Sala J301B