Pesquisa de trabalhos

 
 
A pesquisa é realizada em todas as informações.
Os campos da busca são: título do trabalho, descrição, código do trabalho, estande, nome do aluno e RA.
Caso deseje-se procurar em todos os cursos, selecionar "Todos os cursos" na caixa "Selecionar outro curso..."
 
 
 
 

Engenharia de Alimentos
2013

Número de trabalhos exibidos: 7

APLICAÇÃO DE FARINHA DE BANANA VERDE COMO ADJUNTO NA FABRICAÇÃO DE CERVEJA

O trabalho teve como objetivo obter-se uma cerveja com características que agradam o paladar brasileiro, por um custo menor. Para tanto, foi utilizado um novo tipo de adjunto, a farinha de banana verde. Parte do malte foi substituída por farinha de banana verde, matéria-prima nacional de baixo custo e rica em amido, carboidrato que é transformado em açúcares para a fermentação.
Código do trabalho: ALD07
 
 

APLICAÇÃO DE PASSIFLORAS EDULIS E SETACEA EM "SORBET"

O "sorbet" desenvolvido utiliza em sua formulação ingredientes naturais. Sua principal matéria-prima é a massa-base fornecida pela EMBRAPA e preparada com a casca de maracujá, rica em pectina, substância responsável pela textura do produto que fornece ao "sorbet" propriedades funcionais.
Código do trabalho: ALD01
 
 

DESENVOLVIMENTO DE BEBIDA ACHOCOLATADA DE ARROZ SIMBIÓTICA

Foi desenvolvido um novo alimento simbiótico, com microrganismos probióticos e fibras prebióticas, o qual auxilia o funcionamento regular do intestino. O produto, uma bebida achocolatada de arroz, rica em fibras, destina-se às pessoas com alguma intolerância ou alergia, pois não contém glúten, lactose nem proteínas do leite.
Código do trabalho: ALD05
 
 

DESENVOLVIMENTO DE BISCOITO ENRIQUECIDO COM POLPA DE PALMITO

O palmito é um vegetal usualmente comercializado sob a forma de conserva, bastante aceito no mercado brasileiro. Entretanto, devido ao seu alto teor de fibras, grande parte do vegetal é descartada pela indústria como resíduo. No trabalho teve-se por objetivo desenvolver um biscoito com a incorporação da polpa de palmito obtida das partes fibrosas do vegetal. Além de oferecer uma alternativa à indústria, o produto visa enriquecer o biscoito com fibras e sais minerais.
Código do trabalho: ALD04
 
 

DESENVOLVIMENTO DE QUEIJO COM BAIXO TEOR DE LACTOSE

O objetivo deste trabalho foi desenvolver um processo de produção de queijo Minas Frescal com teor reduzido de lactose com a utilização de retentados obtidos por ultrafiltração de leite. Os resultados obtidos mostraram que foi possível desenvolver um processo de produção de Queijo Minas Frescal com Baixo Teor de Lactose com características sensoriais adequadas.
Código do trabalho: ALD03
 
 

OBTENÇÃO DE EXTRATO PROTEICO DE ORIGEM ANIMAL

Neste trabalho, objetivou-se estudar a viabilidade técnica de se obter um extrato proteico de larvas do inseto "Tenebrio molitor". A ideia é utilizá-las como fonte alternativa de proteínas para atender, mundialmente, a crescente demanda de alimentos. São ricas fontes de gorduras e minerais. As proteínas, além de constituírem significativa parcela da composição, apresentam alto teor de aminoácidos essenciais, razão pela qual a ONU, recentemente, sugeriu sua utilização como recurso de combate à fome.
Código do trabalho: ALD06
 
 

PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE "CRÈME BRÛLÉE"

A produção da típica sobremesa francesa,"crème brûlée", embalada e pronta para o consumo poderá atender dois setores do mercado de alimentos industrializados: o "food service" e o consumidor final. Disponibiliza para o consumidor um alimento sofisticado e conveniente e, para o setor de "food service", otimiza o tempo de preparo da sobremesa, em restaurantes e pequenas docerias.
Código do trabalho: ALD02