Pesquisa de trabalhos

 
 
A pesquisa é realizada em todas as informações.
Os campos da busca são: título do trabalho, descrição, código do trabalho, estande, nome do aluno e RA.
Caso deseje-se procurar em todos os cursos, selecionar "Todos os cursos" na caixa "Selecionar outro curso..."
 
 
 
 

Engenharia de Alimentos
2010

Número de trabalhos exibidos: 12

APLICAÇÃO DA ENZIMA TRANSGLUTAMINASE EM EMBUTIDOS DE FRUTOS DO MAR

O objetivo deste trabalho foi o de desenvolver um produto com base em frutos do mar, que além de atrativo e seguro para o consumidor, é também inovador, pois utiliza a enzima transglutaminase, cujo valor potencial como coadjuvante de tecnologia é altamente reconhecido.
Código do trabalho: ALD05
 
 

APLICAÇÃO DE POLPA DE COCO VERDE EM PÃO DE FORMA

A crescente busca por processos sustent√°veis e otimiza√ß√£o de custos de produ√ß√£o s√£o os temas que agregam motiva√ß√£o ao trabalho, que t√™m como objetivo principal testar a a√ß√£o da polpa de coco verde quando aplicada em p√£o de forma. Com sua a√ß√£o emulsificante, a polpa pode ser aplicada em substitui√ß√£o a aditivos que geram o mesmo efeito, por√©m, com menor custo. Uma vez que a polpa de coco verde √© descartada pela ind√ļstria de √°gua de coco, o aproveitamento desse res√≠duo beneficia o meio ambiente.
Código do trabalho: ALD01
 
 

DESENVOLVIMENTO DE MISTURA PARA BOLO COM FARINHA DE LINHAÇA DOURADA

O objetivo do trabalho foi o de desenvolver uma mistura para bolo funcional. Inovador no mercado pela praticidade, funcionalidade e sabor. O produto foi formulado substituindo totalmente a farinha de trigo por farinha de linha√ßa dourada e outras isentas de gl√ļten, como a de arroz e soja, podendo, ser consumido inclusive pelo p√ļblico cel√≠aco.
Código do trabalho: ALD12
 
 

DESENVOLVIMENTO DE "PELLET" ALIMENT√ćCIO PARA CEL√ćACOS PELO PROCESSO DE EXTRUS√ÉO TERMOPL√ĀSTICA COM EXPANS√ÉO POR MICROONDAS

O objetivo do trabalho foi desenvolver um produto inovador. Unindo conveni√™ncia, praticidade, sensorialidade e saudabilidade, formulou-se um "snack" para micro-ondas, livre de gl√ļten e com baixo teor de gordura. Um produto com enorme potencial a ser explorado pelas ind√ļstrias de alimentos.
Código do trabalho: ALD04
 
 

DESENVOLVIMENTO DE BEBIDA L√ĀCTEA FUNCIONAL

Desenvolvimento de bebida l√°ctea contendo bact√©rias probi√≥ticas vi√°veis, vitaminas, minerais e √īmega-3. A composi√ß√£o desta bebida foi elaborada para que sua ingest√£o auxilie na preven√ß√£o de doen√ßas neurodegenerativas e no equilibrio da microbiota intestinal. A ingest√£o di√°ria desse produto √© recomendada a jovens e adultos que desejam prevenir doen√ßas como Mal de Parkinson e Alzheimer.
Código do trabalho: ALD09
 
 

DESENVOLVIMENTO DE MOUSSE DE CHOCOLATE EM P√ď ORG√āNICA E FUNCIONAL

Neste trabalho foi desenvolvida uma "mousse" em p√≥ de chocolate org√Ęnico instant√Ęneo e funcional. O produto foi elaborado com cacau org√Ęnico e enriquecido com vitaminas do complexo B, col√°geno e cromo. Este produto pode ser utilizado em dietas de redu√ß√£o ou de controle do peso corporal, uma vez que cont√©m em sua formula√ß√£o componentes que auxiliam a redu√ß√£o do apetite.
Código do trabalho: ALD07
 
 

ESTUDO DA INFLU√äNCIA DE AGENTES CARREADORES NA PRESERVA√á√ÉO DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DE A√áA√ć LIOFILIZADO

A presen√ßa das antocianinas tem aumentado o destaque dado ao a√ßa√≠, n√£o apenas por suas propriedades funcionais, mas tamb√©m pelo fato de esta fruta ser considerada uma importante fonte de pigmentos naturais. Este trabalho tem como objetivo estudar o efeito das condi√ß√Ķes de estocagem na estabilidade das antocianinas e na atividade antioxidante do a√ßa√≠ em p√≥ produzido por liofiliza√ß√£o com diferentes agentes carreadores.
Código do trabalho: ALD10
 
 

ESTUDO DA VIABILIDADE T√ČCNICA DE DESENVOLVIMENTO DE BEBIDA CARBONATADA N√ÉO ALCO√ďLICA COM PROPRIEDADE RELAXANTE

O uso de ingredientes inovadores em produtos cada vez mais personalizados deverá ser uma prática frequente num novo nicho que explora a alimentação funcional. O objetivo foi criar uma bebida carbonatada com propriedade relaxante, um produto inexistente no mercado brasileiro.
Código do trabalho: ALD03
 
 

ESTUDO DE SECAGEM DE SANGUE BOVINO EM "SPRAY DRYER"

O objetivo do trabalho √© estudar a secagem de sangue bovino em "spray dryer" com atomizador rotativo de disco, variando as condi√ß√Ķes de opera√ß√£o e relacionando-as com as caracter√≠sticas das part√≠culas obtidas. O sangue bovino tem alto valor proteico e √© um res√≠duo poluente da ind√ļstria frigor√≠fica, o que faz crescer o interesse e a necessidade de sua explora√ß√£o econ√īmica. O sangue em p√≥ pode ser aplicado em formula√ß√Ķes aliment√≠cias, ra√ß√£o animal e fertilizantes.
Código do trabalho: ALD08
 
 

ESTUDO DO PROCESSO DE COC√á√ÉO A V√ĀCUO EM ALIMENTOS

O processo de cocção a vácuo destina-se ao processamento de alimentos acondicionados em embalagens hermeticamente seladas e cozidos em banho-maria, com temperatura controlada. Esse tipo de processamento destrói os microrganismos, tornando o alimento seguro, sem alterar as características nutricionais e organolépticas do alimento "in natura". Neste trabalho foi avaliada a eficiência do processo de cocção à vácuo para a produção de creme de mandioquinha destinado ao "food service".
Código do trabalho: ALD02
 
 

ESTUDO DO PROCESSO DE SECAGEM DE ARROZ SELVAGEM PR√Č-GELATINIZADO

Estudo de diferentes tipos de cozimento no processo de pré-gelatinização do arroz selvagem.
Código do trabalho: ALD11
 
 

USO DE "ALOE VERA" COMO INIBIDOR DE ESCURECIMENTO NA PRODUÇÃO DE "CHIPS" DE MAÇÃ

Uma das maiores dificuldades em se trabalhar com frutas reside em sua alta perecibilidade, que decorre principalmente de rea√ß√Ķes enzim√°ticas. Com base nisso, o grupo se prop√īs a desenvolver um produto desidratado de ma√ß√£ (¬ďchips¬Ē), aplicando o gel de Aloe vera para inibir a a√ß√£o dessas enzimas. O objetivo √© obter um produto crocante, com colora√ß√£o levemente amarelada e sabor caracter√≠stico da fruta que apresente maior tempo de conserva√ß√£o, menor peso e volume e maior facilidade de transporte.
Código do trabalho: ALD06