Pesquisa de trabalhos

 
 
A pesquisa é realizada em todas as informações.
Os campos da busca são: título do trabalho, descrição, código do trabalho, estande, nome do aluno e RA.
Caso deseje-se procurar em todos os cursos, selecionar "Todos os cursos" na caixa "Selecionar outro curso..."
 
 
 
 

Engenharia de Alimentos
2019

Número de trabalhos exibidos: 6

APROVEITAMENTO DE CASCA DE OVO DE GALINHA PARA FORTIFICAÇÃO DE SOBREMESA LÁCTEA

A deficiência de cálcio é um problema que aparece com o envelhecimento. A casca de ovos de galinhas é um resíduo não utilizado em alimentos, com cálcio de alta pureza que, após tratamento adequado, torna-se biodisponível. Doces, porém, são muito bem aceitos pela maioria da população. Neste projeto, visa-se desenvolver uma sobremesa láctea de fácil consumo, com redução de açúcar e enriquecida com suplemento de cálcio obtido de cascas de ovos, para pessoas interessadas em alimentação saudável.
Código do trabalho: ALD05
 
 

BISCOITO PROTEICO DE FARINHA DE FEIJÃO E PROTEÍNA DE ARROZ SEM GLÚTEN SABOR CANELA.

Atualmente, há uma tendência crescente de consumo de alimentos mais saudáveis, nutritivos que mantenham características sensoriais agradáveis. O arroz e o feijão, parceiros indissociáveis na culinária brasileira, possuem um perfil de aminoácidos que se complementam. A farinha de feijão, enriquecida com proteína de arroz, é utilizada na formulação dos biscoitos, agregando características proteicas e sendo adequado para o consumo de pessoas com intolerância/restrição ao glúten.
Código do trabalho: ALD03
 
 

DESENVOLVIMENTO DE BISCOITO COM REDUÇÃO DE AÇÚCAR E ADIÇÃO DE BETAGLUCANA

A preocupação com a saúde é uma tendência mundial; as doenças cardiovasculares e diabetes, o excesso de peso e a obesidade estimulam o consumo de alimentos com redução de calorias. Estudos comprovam que a ingestão regular de fibras solúveis tem ação benéfica em casos com esses problemas. Este projeto tem por objetivo introduzir a betaglucana, fibra natural extraída da aveia, na alimentação diária, por meio do consumo de biscoitos com redução de açúcar.
Código do trabalho: ALD01
 
 

DESENVOLVIMENTO DE EMPANADO DE FRANGO COM BAIXO TEOR DE SÓDIO

O excesso da ingestão de sódio e gordura está frequentemente associado ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Diante disso, o setor de produtos cárneos vem buscando novas tecnologias e ingredientes que promovam a redução de sódio e gordura sem prejuízo nos aspectos de qualidade sensorial e tecnológica. Associar as questões de saudabilidade com a conveniência e praticidade é o objetivo deste trabalho, no desenvolvimento de empanados de frango com redução de sódio e gordura.
Código do trabalho: ALD06
 
 

INFLUÊNCIA DA ADIÇÃO DE ÁCIDO SÓRBICO ENCAPSULADO EM PÃO DE FORMA PARA EXTENSÃO DA VIDA DE PRATELEIRA

O uso de novas tecnologias na indústria de panificação agrega qualidade aos produtos. Para a conservação e segurança alimentar, os pães de forma necessitam da adição de conservantes para evitar o desenvolvimento de bolor. O ácido sórbico é o mais eficiente e seguro para isso, do ponto de vista toxicológico e o encapsulamento libera o ácido sórbico no momento adequado, evitando efeitos adversos durante a fermentação do pão, de forma que sua ação ocorra somente no produto final.
Código do trabalho: ALD02
 
 

OTIMIZAÇÃO DA EXTRAÇÃO DE PECTINA PROVENIENTE DA CASCA DO MARACUJÁ AMARELO ("PASSIFLORA EDULIS FLAVICARPA") POR METODOLOGIA DE SUPERFÍCIE DE RESPOSTA

A indústria de sucos gera, como subprodutos do processo, cascas das frutas, das quais pode ser extraída a pectina, de amplo uso em alimentos como geleias e balas, numa abordagem sustentável e seguindo a tendência de alimentação inclusiva. Este projeto tem o objetivo de estudar sua extração em diferentes condições para se obter um produto de alta qualidade. Foram estudadas nove condições variando a concentração de ácido cítrico e tempo de processo na temperatura de 100 ºC.
Código do trabalho: ALD04