Pesquisa de trabalhos

 
 
A pesquisa é realizada em todas as informações.
Os campos da busca são: título do trabalho, descrição, código do trabalho, estande, nome do aluno e RA.
Caso deseje-se procurar em todos os cursos, selecionar "Todos os cursos" na caixa "Selecionar outro curso..."
 
 
 
 

Engenharia de Controle e Automação
2010

Número de trabalhos exibidos: 15

AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL CONTROLADA POR CELULAR VIA "BLUETOOTH"

Estudo, projeto e construção de um ambiente tipicamente residencial com recursos de automação visando o conforto e segurança para os ocupantes. Um celular será utilizado como controle remoto universal por "bluetooth" para comando da iluminação e eletrodomésticos. Um sistema de segurança da residência pode ser acessado remotamente por celular ou PC ligado à internet.
Estande: 164
Código do trabalho: CAN08
 
Data da Banca de Avaliação: 06/12/2019 11:00
Local da Banca de Avaliação: W402
 

CADEIRA DE RODAS OMNIDIRECIONAL

Desenvolvimento e estruturação de uma cadeira de rodas motorizada omnidirecional, possibilitando a locomoção para todos os lados e podendo girar em torno de seu próprio eixo.
Estande: 20
Código do trabalho: CAN02
 
Data da Banca de Avaliação: 05/12/2019 09:30
Local da Banca de Avaliação: W402
 

CAPACETE COM CONTROLE DE TEMPERATURA

Desenvolvimento de um sistema de controle de temperatura para capacete de motociclistas visando proporcionar um conforto adicional ao usuário durante seus percursos. O controle é implementado por meio de pastilhas de feito Peltier que convertem energia elétrica em calor para manter o ambiente interno do capacete na temperatura desejada pelo motociclista.
Estande: 157
Código do trabalho: CAN01
 

CONTROLE AUTOMÁTICO DE LUMINOSIDADE EM AMBIENTES DE ESCRITÓRIOS

O objetivo do trabalho é automatizar a iluminação de ambientes. Um sensor detecta a presença de alguém no ambiente, sensores de luz captam a luminosidade externa e acionam um motor que controla as persianas. Baseado numa norma, caso o nível de lumens mínimo necessário do ambiente não esteja atingido, luzes internas são acesas para manter o ambiente corretamente iluminado. O sistema e a tecnologia empregada visam proporcionar comodidade, confiabilidade e economia.
Estande: 107
Código do trabalho: CAN09
 
Data da Banca de Avaliação: 07/12/2019 09:00
Local da Banca de Avaliação: W402
 

DISPOSITIVO AUTOMÁTICO PARA COSTURA DE PASSANTE EM CALÇAS

Dispositivo capaz de costurar automaticamente passantes em calças por meio da interação de conceitos mecânicos, pneumáticos, eletroeletrônicos e "software".
Estande: 37
Código do trabalho: CAN03
 
Data da Banca de Avaliação: 06/12/2019 18:00
Local da Banca de Avaliação: W402
 

ESTAÇÃO DE TRABALHO AUTOMATIZADA

O projeto de uma Estação de Trabalho Automatizada surgiu do estudo de ergonomia em ambientes em que muitas pessoas trabalham num mesmo posto de trabalho: telemarketing, "call center", escritórios e em indústrias. Em alguns dos casos mencionados, há ajustes para a adaptação do usuário ao posto de trabalho, porém esse ajuste é feito manualmente a partir de manípulo plástico localizado na parte lateral da mesa, que com o movimento de rotação a altura da mesa é ajustada.
Estande: 84
Código do trabalho: CAN07
 
Data da Banca de Avaliação: 06/12/2019 10:00
Local da Banca de Avaliação: W402
 

LEVITADOR MAGNÉTICO ROTATIVO

Sistemas de levitação magnética são empregados em situações em que se necessita eliminar efeitos indesejáveis do atrito. Algumas das aplicações desta classe de sistemas são: mancais magnéticos, veículos de alta velocidade e até corações artificiais. O trabalho trata-se do desenvolvimento de um protótipo para rotação de um corpo suspenso magneticamente. O sistema é baseado no controle embarcado de eletroímãs.
Estande: 153
Código do trabalho: CAD04
 

MÁQUINA LANÇADORA DE BOLAS DE TÊNIS

O projeto tem como objetivo construir uma máquina capaz de lançar bolas de tênis em locais pré-programados pelo usuário ou de modo aleatório, obtendo uma diversidade de treinos. Essa máquina contará com cinco motores: dois deles para mover os discos que lançarão as bolas, um motor para girar a máquina verticalmente, um para girar horizontalmente e um para a realimentação e o controle das bolas. A programação será realizada por "notebook".
Estande: 9
Código do trabalho: CAD03
 
Data da Banca de Avaliação: 13/12/2019 17:00
Local da Banca de Avaliação: Auditório Beta
 

MUSICALLE

Neste trabalho desenvolvemos um "software", denominado ‘Musicalle’, que cria partituras de uma música por intermédio do som captado pela placa de aquisição do computador do usuário. O som a ser captado deve originar de um instrumento solista.
Estande: 3
Código do trabalho: CAD05
 
Data da Banca de Avaliação: 09/12/2019 15:00
Local da Banca de Avaliação: Auditorio Gama
 

PLANADOR AUTÔNOMO QUADRIMOTOR

Veículo aéreo não-tripulado com capacidade de estabilização autônoma. Possui 4 motores que geram uma capacidade de carga de 2 kg. Os sistemas de controle e eletrônica modular são embarcados e o controle de altura é feito remotamente.
Estande: 146
Código do trabalho: CAN06
 
Data da Banca de Avaliação: 05/12/2019 08:00
Local da Banca de Avaliação: W402
 

PROJETO DE MÁQUINA CNC DE 4 EIXOS PARA USINAGEM DE MATERIAIS POLIMÉRICOS

Projeto de uma fresadora CNC com 4 graus de liberdade para usinar materiais de baixa dureza. O protótipo será utilizada por uma empresa para usinagem de modelos de assentos e encostos de cadeiras de rodas para pessoas com grave deficiência na coluna.
Estande: 134
Código do trabalho: CAD02
 

PROJETO E FABRICAÇÃO DE MÁQUINA DESCASCADORA DE BANANAS AUTOMÁTICA

O projeto consiste em desenvolver uma máquina capaz de descascar automaticamente bananas para suprir a necessidade da indústria alimentícia. Adicionalmente este equipamento diminuirá os custos de fabricação de produtos que utilizam polpa dessa fruta como matéria-prima. O projeto da máquina envolve conceitos de mecânica, pneumática, eletrônica e programação. Destacam-se a inovação do mecanismo e a simplicidade da tecnologia empregada.
Estande: 21
Código do trabalho: CAD01
 
Data da Banca de Avaliação: 04/12/2019 17:30
Local da Banca de Avaliação: Sala A4
 

ROBÔ ESCALADOR DE FACHADAS PREDIAIS

O projeto inovador visa ao desenvolvimento de um robô pneumático multitarefa de movimentação vertical em superfícies planas sustentado por ventosas e controlado eletronicamente por um CLP (Controlador Lógico Programável), utilizado tanto para limpeza quanto para publicidade e propaganda em fachadas prediais e/ou vitrines, trazendo novas ideias e aplicações para o ramo da engenharia automatizada.
Estande: 29
Código do trabalho: CAD06
 
Data da Banca de Avaliação: 25/11/2019 17:00
Local da Banca de Avaliação: Auditório Alpha
 

SIMULADOR DE USINA HIDRELÉTRICA

O projeto deste trabalho de graduação consiste no desenvolvimento de um simulador de usina hidrelétrica para ensaio de painéis de energia de usinas, para treinamentos de empresas da área de eletrotécnica e para fins didáticos.
Estande: 83
Código do trabalho: CAN05
 
Data da Banca de Avaliação: 07/12/2019 07:40
Local da Banca de Avaliação: W402
 

SISTEMA EMBARCADO BASEADO EM PROCESSAMENTO DE IMAGENS

Sistema robótico embarcado com visão computacional e processamento de imagens para controle de Robô Humanoide.
Estande: 187
Código do trabalho: CAN04
 
Data da Banca de Avaliação: 03/12/2019 09:30
Local da Banca de Avaliação: W402