Pesquisa de trabalhos

 
 
A pesquisa é realizada em todas as informações.
Os campos da busca são: título do trabalho, descrição, código do trabalho, estande, nome do aluno e RA.
Caso deseje-se procurar em todos os cursos, selecionar "Todos os cursos" na caixa "Selecionar outro curso..."
 
 
 
 

Engenharia de Controle e Automação
2019

Número de trabalhos exibidos: 18

"SIMPLE MARKET": FILAS NUNCA MAIS

O trabalho consiste na construção de um carro de supermercado que permite fazer as compras diretamente nele. Esse sistema de "self checkout" conta com um controlador "raspberry" acoplado ao carro, um leitor de código de barras e uma balança. Desse modo, o leitor identifica o produto e a balança confere seu peso, para evitar fraudes. Para terminar a compra, um aplicativo de androide, em sincronia com o carro de compras, mostrará a lista de produtos escolhidos e permitirá realizar o pagamento.
Código do trabalho: CAD08
 
 

ANÁLISE DE PROTÓTIPOS INJETADOS UTILIZANDO MOLDES FABRICADOS EM MANUFATURA ADITIVA

Este trabalho tem por objetivo avaliar a qualidade de peças geradas a partir de moldes impressos em 3D, comparativamente àquelas geradas em moldes usinados, tendo em vista uma alternativa de custos mais baixos. Adicionalmente será desenvolvida uma injetora de plásticos CNC de pequeno porte para a condução dos ensaios.
Código do trabalho: CAN04
 
 

APLICATIVO DE GERENCIAMENTO DE AULAS POR MEIO DE VISÃO COMPUTACIONAL

Aplicativo para gerenciamento estudantil com o objetivo de auxiliar o estudante a montar um caderno digital por meio de uma interface simplificada e de fácil utilização. O aplicativo possui algumas facilidades previamente programadas, como formatação de imagens para que haja uma padronização do conteúdo e definição de horário de aulas para a organização automática do conteúdo salvo.
Código do trabalho: CAD03
 
 

BRAÇO ROBÓTICO INTERFACE E COMANDOS POR EMG COM I.A.

Com o objetivo de facilitar a interpretação de sinais provenientes dos músculos e minimizar o tempo de adaptação a tecnologias como próteses mioelétricas, este projeto consiste no controle de um braço robótico por meio dos sinais musculares, captados de forma não invasiva com eletrodos de superfície e interpretados por uma rede neural artificial capaz de se adequar aos padrões de cada usuário; assim, o sistema adapta-se ao usuário e não o contrário, tornando o processo de utilização do sistema mais intuitivo e eficiente.
Código do trabalho: CAD06
 
 

CONTROLE E MONITORAMENTO DE ECOSSISTEMA MARINHO

O projeto de controle e monitoramento de ecossistema marinho tem como objetivo ser um controlador para aquários por um custo menor que os adotados no mercado atualmente. Esse controle consiste num monitoramento utilizando sensores, acionamento de funções como aquecedor e "cooler" do aquário de forma automática e controle de iluminação, tudo por meio de um aplicativo "mobile".
Código do trabalho: CAN06
 
 

DETECÇÃO DE ANOMALIAS EM BASES DE DADOS

A detecção de anomalias tem sido estudo em grande parte das literaturas de segurança da tecnologia de computadores. Neste projeto apresenta-se uma abordagem utilizando "machine learning" para detectar fraudes em dados de transações financeiras. O sistema analisa os dados de entrada, criando perfil de recorrência e compara sequências de entrada atuais com o perfil, usando medida de similaridade. O sistema deve aprender a classificar o comportamento atual como consistente ou anômalo.
Código do trabalho: CAD05
 
 

EXPEDIÇÃO AUTOMATIZADA DE MEDICAMENTOS EM HOSPITAIS

Este trabalho consiste na elaboração de uma linha de estoque automatizada para a área médica dentro de um hospital por meio da integração de um robô articulado com 4 graus de liberdade, uma esteira transportadora e um programa para registro de banco de dados. O sistema permite maior controle e aumento na eficiência da entrega de medicamentos por parte dos enfermeiros aos pacientes.
Código do trabalho: CAN01
 
 

GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO FINANCEIRA

(Descrição ainda não informada.)
Código do trabalho: CAD10
 
 

GERAÇÃO DE TRAJETÓRIA PARA ROBÔS AUXILIADA POR VISÃO COMPUTACIONAL

Os manipuladores robóticos estão cada dia mais presentes nas indústrias. Programá-los normalmente exige alto investimento em treinamento e tempo. Em busca de praticidade e agilidade, foi desenvolvida uma ferramenta para tornar essa tarefa mais eficiente. O sistema mapeia, por meio de uma câmera, os movimentos realizados pelo programador, processa, converte essas informações e envia para o controlador programar e operar o manipulador robótico. Um método simples, fácil e rápido.
Código do trabalho: CAD04
 
 

GERENCIAMENTO DA MANUFATURA NA INDÚSTRIA 4.0

O projeto consiste em implementar e gerenciar uma célula de manufatura avançada, utilizando os principais pilares tecnológicos da indústria 4.0, com precisão e confiabilidade, sem a necessidade de realizar grandes investimentos para essa nova transformação.
Código do trabalho: CAN02
 
 

IDENTIFICAÇÃO DE POLÍMEROS

O projeto consiste no estudo e aplicação do equipamento desenvolvido pela empresa SCIO. Trata-se de um aplicativo para dispositivos móveis com a função de realizar "login", conexão "Bluetooth" e controle para o escâner do equipamento, trazendo a identificação do material analisado com a consulta a um banco de dados. O banco será composto de diversos materiais, com foco em polímeros utilizados industrialmente, trazendo as principais características técnicas e aplicações.
Código do trabalho: CAN03
 
 

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA BOLSA DE VALORES

Este projeto tem como objetivo a criação de um algoritmo capaz de obter lucros operando na Bolsa de Valores. Esse algoritmo é desenvolvido com o método de inteligência artificial chamado “Deep Reinforcement Learning”. Os resultados desse algoritmo serão, no final, comparados com resultados obtidos por um operador profissional da Bolsa.
Código do trabalho: CAD09
 
 

NAVEGAÇÃO DE UM ROBÔ AUTÔNOMO UTILIZANDO INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

O objetivo deste projeto é aplicar técnicas de inteligência artificial e visão computacional num robô autônomo que será capaz de se locomover pelo ambiente, utilizando uma câmera, tomando decisões por conta própria.
Código do trabalho: CAN05
 
 

PÓS-PROCESSADOR DE PROGRAMA EM LINGUAGEM G 6 EIXOS PARA LINGUAGEM INFORM III PARA ROBÔ DE USINAGEM

Este trabalho consiste no pós-processamento de um programa de usinagem em linguagem G para CNC 6 eixos transformando-o num programa em linguagem Inform III para usinagem num robô Yaskawa MH-24. O programa em linguagem G é primeiramente criado no Catia a partir do modelo 3D da peça, simulado num modelo 3D do robô, traduzido pelo nosso pós-processador e depois é feito o "upload" dele para o robô real.
Código do trabalho: CAN07
 
 

ROBÔ DE COMPANHIA PARA IDOSOS

KiWi é um robô de companhia para idosos que tem como foco a prevenção da depressão. Ele dispõe de jogos e propõe atividades para mantê-los ativos, interagindo com eles, lembrando-o de seus compromissos e horários de medicação, além de responder a perguntas e proporcionar um relatório médico constante de seu dono.
Código do trabalho: CAD02
 
 

ROBÔ DE SERVIÇO: ATENDIMENTO

Com a população cada vez mais conectada e informações em abundância disponíveis na palma da mão, é necessária a criação de meios interativos eficientes e estimulantes aos usuários. Pensando nisso, foi desenvolvida uma assistente virtual com interface intuitiva e atraente. O robô é capaz de conversar, compreender e responder às necessidades apresentadas, de maneira natural. Essa solução utiliza-se de inteligência artificial unindo reconhecimento de fala e facial para gerar resposta.
Código do trabalho: CAD07
 
 

ROBÔ DE SERVIÇO: PLATAFORMA MÓVEL

Neste trabalho apresenta-se o desenvolvimento de uma base para um robô de serviços, que possui três apoios e controle diferencial operado pelo sistema ROS. A base é manuseada por meio de comandos insertos no "notebook", assim o robô é capaz de seguir de sua posição atual até um ponto escolhido pelo operador sem colidir com obstáculos.
Código do trabalho: CAD01
 
 

SIMULAÇÃO DO MERCADO DE AÇÕES USANDO REDE NEURAIS

O objetivo deste trabalho consiste em aplicar técnicas de inteligência artificial, mais especificamente redes neurais artificiais, para simular e realizar previsões do mercado de ações.
Código do trabalho: CAN08