Pesquisa de trabalhos

 
 
A pesquisa é realizada em todas as informações.
Os campos da busca são: título do trabalho, descrição, código do trabalho, estande, nome do aluno e RA.
Caso deseje-se procurar em todos os cursos, selecionar "Todos os cursos" na caixa "Selecionar outro curso..."
 
 
 
 

Engenharia de Controle e Automação
2016

Número de trabalhos exibidos: 15

"BUGGYBAG" - VEÍCULO ELÉTRICO INFANTIL PORTÁTIL

O projeto consiste no desenvolvimento de um veículo elétrico infantil portátil que tem como diferencial um sistema de autocompactação que permite a transformação do veículo numa mala, facilitando o transporte e armazenamento. A função pode ser ativada ao simples clique de um botão pelo aplicativo de celular para virar "buggy" ou mala. O veículo pode ser controlado tanto pela criança, manualmente, quanto pelo aplicativo de celular pelo seu responsável.
Código do trabalho: CAN01
 
 

"E-DRIVE HOCKEY" - ROBÔ JOGADOR "AIR HOCKEY"

O "Air Hockey" é um esporte de alta velocidade que exige grande habilidade para as jogadas serem efetuadas. O foco do projeto é a construção de um dispositivo, utilizando conceitos da engenharia de controle e automação, capaz de desafiar um ser humano numa partida.
Código do trabalho: CAN04
 
 

"PET SMART FEEDER"

O trabalho consiste num dispensador automático de ração, controlado por aplicativo de celular que permitirá ao dono do animal programar a quantidade de comida a ser liberada, quantas vezes quiser ao dia e em quais horários. Caso prefira, o usuário também poderá comandar, a qualquer momento, a liberação instantânea. Ao mesmo tempo, o produto é capaz de informar se o estoque de comida está acabando e gerar relatórios da quantidade ingerida pelo animal durante um certo tempo.
Código do trabalho: CAD01
 
 

"SMART FARM"

Maximizar a produção agrícola, eliminar o uso de agrotóxicos, reduzir as perdas com água e alimentos são contraditórios na prática da agricultura intensiva. Esses benefícios, contudo, são atingidos por meio de fazendas verticais. A produção de alimento torna-se autossuficiente, independente das circunstâncias climáticas e intervenção humana. A solução proposta trará essas vantagens para o ambiente doméstico em escala customizada ao consumidor, permitindo ainda minimizar seus gastos com alimentos.
Código do trabalho: CAN09
 
 

"VIRTUAL REALITY SIMULATOR" - "VR SIMULATOR"

Este projeto apresenta um simulador de caminhão (Euro Truck) integrado com os óculos de realidade virtual ("Oculus Rift") e uma base mecânica responsável por realizar movimentos de acordo com a simulação. O conjunto completo permite maior imersão do usuário no simulador, tornando a interação homem-máquina mais eficiente e mais próxima das condições reais.
Código do trabalho: CAN10
 
 

APLICATIVO DE OTIMIZAÇÃO DE COMPRAS

O aplicativo visa oferecer comodidade na pesquisa de produtos para que os usuários possam comparar preços e serviços de maneira rápida e eficiente. O aplicativo levará em conta buscas em "sites" e clientes cadastrados para que o algoritmo faça a comparação e aponte o melhor custo-benefício para a sua lista de compras. Serão oferecidas como vantagens tais como histórico e compartilhamento de listas de compras, rota para os supermercados, além de outras funcionalidades.
Código do trabalho: CAN03
 
 

DESENVOLVIMENTO DE UM ESPELHO INTERATIVO

O projeto "Smart Mirror" aparece como novo conceito para Automação Residencial utilizando a Internet das Coisas, uma das tendências tecnológicas dos últimos tempos. O trabalho consiste na transformação de um espelho comum num dispositivo inteligente, que interagirá com o usuário, exibindo notícias personalizadas de acordo com as suas preferências, informações sobre o clima, agenda de compromissos e trânsito, auxiliando a organização diária do usuário.
Código do trabalho: CAD04
 
 

EBA! TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Este trabalho propõe a criação do EBA! (acrônimo dos verbos Explorar, Brincar e Aprender), uma plataforma composta por um aplicativo, um robô facilmente programável pelo aplicativo e um tapete de atividades, para permitir a educadores que proporcionem o contato de crianças a partir dos 3 anos com a tecnologia em sua rotina diária, com brincadeiras, estimulando a criatividade, o raciocínio lógico e a vida em sociedade, respeitando as especificidades do universo lúdico infantil.
Código do trabalho: CAN08
 
 

LOCALIZAÇÃO E MAPEAMENTO SIMULTÂNEOS (SLAM)

Robô acionado por rodas, capaz de criar um mapa do ambiente e localizar-se nele à medida que se locomove. O "Microsoft Kinect" é usado para o mapeamento, processado dentro do robô. Comandos são enviados por um controle remoto conectado a um "laptop" no qual é visualizado o mapa. A mecânica e eletrônica também foram desenvolvidas pelo grupo. O trabalho foi realizado no Núcleo de Sistemas Eletrônicos Embarcados e é o primeiro passo para projetos futuros de veículos autônomos no instituto.
Código do trabalho: CAN05
 
 

MODELAGEM E SISTEMAS DE CONTROLE APLICADO A PROCESSOS INFLACIONÁRIOS

Este trabalho, para o curso de engenharia de controle e automação, está voltado para o desenvolvimento de uma metodologia de modelagem e controle da inflação brasileira. O trabalho busca simular um ambiente em que a tomada de decisão do Banco Central possa ser a mais técnica possível, gerando a manutenção da renda e evitando disparadas da inflação. Em outras palavras, o resultado desse trabalho pode proporcionar um grande ganho social e financeiro para todos os agentes da economia.
Código do trabalho: CAN07
 
 

MONITORAMENTO DE QUEDA DE IDOSOS POR KINECT

O monitoramento de queda de idosos por Kinect permite monitorar, de forma não invasiva, a movimentação do idoso no banheiro, gerando um alerta em casos de quedas, que será enviado para o responsável pelo idoso, por meio de uma mensagem num aplicativo de celular. A queda é uma das maiores causas da mortalidade e redução da mobilidade dos idosos, e a maior parte delas ocorre em banheiros. A utilização do sensor Kinect, permite um monitoramento eficiente, e sem invadir a privacidade dos usuários.
Código do trabalho: CAN02
 
 

PRÓTESE COM COMANDO POR SINAIS DE EEG

Foi desenvolvida uma prótese de braço controlada pelas ondas do pensamento e de menor custo que as próteses disponíveis no mercado. Unindo conceitos de eletrônica, programação e projeto mecânico, essa prótese permite ao usuário recuperar movimentos importantes do cotidiano.
Código do trabalho: CAD03
 
 

ROBÔ BÍPEDE

Este trabalho tem como objetivo o projeto e construção de um "Robô Bípede" o qual tem a capacidade de executar movimentos antropomórficos dos membros inferiores em duas pernas robóticas, compostas, basicamente, por uma estrutura de alumínio e motores nas juntas (quadril, joelho, tornozelo) acionados por microcontroladores. O robô bípede tem características dimensionais e cinemáticas que se assemelham às do corpo humano.
Código do trabalho: CAN06
 
 

SISTEMA DE AUTOMAÇÃO PARA REÚSO DE ÁGUA EM BANHEIROS PÚBLICOS

O projeto visa à economia de água. O mecanismo resume-se num sistema no qual a água para lavagem de mãos é reutilizada para a descarga de mictórios em banheiros públicos. O sistema é totalmente automatizado, evitando-se contato físico entre consumidor e produto. Há ainda uma aposta num novo leiaute de cabine/conjunto do banheiro. Construiu-se um protótipo para simular esse novo leiaute e visualização do mecanismo no qual o projeto consiste.
Código do trabalho: CAD02
 
 

SISTEMA DE TELEMETRIA PARA VANT

Trata-se de um projeto de telemetria para a competição SAE AERODESIGN 2016. O objetivo é medir variáveis de voo, salvá-las e enviar para uma base em solo. A equipe representará o Instituto Mauá de Tecnologia com o grupo MCN08 na competição.
Código do trabalho: CAD05