Pesquisa de trabalhos

 
 
A pesquisa é realizada em todas as informações.
Os campos da busca são: título do trabalho, descrição, código do trabalho, estande, nome do aluno e RA.
Caso deseje-se procurar em todos os cursos, selecionar "Todos os cursos" na caixa "Selecionar outro curso..."
 
 
 
 

Engenharia de Controle e Automação
2018

Número de trabalhos exibidos: 17

"INFINITY": SISTEMA AUTOMÁTICO DE LANÇAMENTO DE BOLAS DE TÊNIS

"Infinity" é uma máquina lançadora de bola de tênis. Utilizando um aplicativo, o usuário poderá criar suas jogadas selecionando o local de recebimento da bola na quadra, a velocidade e o tipo de efeito, tais como “topspin” ou “slice”. O "Infinity" permite aprimorar os treinos e o acompanhamento do dos atletas pelo treinador.
Código do trabalho: CAN01
 
 

"SMART WALKER"

Este projeto foi desenvolvido para a área da Saúde/Segurança, contemplando pessoas idosas e/ou com dificuldade de movimento, adequando um andador ortopédico convencional para auxiliar a locomoção mais estável. Com adaptações mecânicas e implementações de dispositivos eletrônicos, o protótipo efetivou-se a partir de "hardware" e "software" a fim de se realizar o controle dinâmico do mecanismo.
Código do trabalho: CAN04
 
 

A.I.V. - ANÁLISE DE INTERESSE VISUAL

Vitrinas de "shopping" são a principal forma para atrair os clientes, mas a análise de aumento de interesse dos clientes nos produtos em exposição é muito intuitiva. Neste trabalho, um "software" integrado a uma câmera possibilita analisar as áreas de maior ou menor interesse numa vitrina, produzindo um mapa de calor dela. Esse mapa indica quais produtos geram mais interesse para os clientes, auxiliando a decisão sobre como dispor o leiaute da vitrina.
Código do trabalho: CAN07
 
 

APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA RFID PARA SISTEMAS DE RASTREABILIDADE

Sistema de autoatendimento para envio de encomendas, integrando-se periféricos para coletar as informações, gravá-las no sistema e gerar um "tag" RFID com a informação criptografada correspondente aos dados da encomenda. A rastreabilidade é realizada por antenas RFID instaladas em pontos estratégicos para atualizar o "status" do pacote. Será implementado um aplicativo que será a interface de consulta e acompanhamento de suas encomendas.
Código do trabalho: CAN14
 
 

AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL AUXILIADA POR ROBÔ COM FOCO PARA IDOSOS

O trabalho destina-se a desenvolver um ambiente assistido. Com base na comunicação dos sensores com a internet, montou-se um robô de telepresença capaz de se movimentar pelo ambiente. Utilizaram-se sensores para possibilitar o monitoramento do local com o aplicativo desenvolvido. Para o sistema de robô de telepresença, construiu-se um sistema capaz de possibilitar a comunicação remota interna e externa.
Código do trabalho: CAN13
 
 

BIOMETRIA FACIAL APLICADA A DISPOSITIVOS MÓVEIS

Utilizando-se de tecnologias de reconhecimento facial (biometria), o projeto consiste em combinar informações sobre cada indivíduo e exibi-las de maneira intuitiva diante dos olhos, por meio de um dispositivo de realidade aumentada.
Código do trabalho: CAN08
 
 

BRAINBOT - ROBÔ CONTROLADO POR INTERFACE CEREBRAL

O projeto tem por objetivo desenvolver um robô controlado por comandos cerebrais, captados pelos eletrodos presentes no capacete utilizado, com a finalidade de auxiliar pessoas com limitações físicas.
Código do trabalho: CAN03
 
 

CAPACETE INTELIGENTE

O tempo entre um acidente e o resgate pode ser decisivo entre a vida e a morte. Como salvar vidas em poucos segundos? O "Smart Help" pretende agilizar o tempo-resposta para atendimento ao acidentado, fornecendo informações para o resgate, como localização e dados pessoais do indivíduo ao se detectar um impacto. Assim, diminuir o tempo entre o acidente e o resgate, o suficiente para que vidas sejam salvas. Mais que um produto, um anjo da guarda.
Código do trabalho: CAN09
 
 

CENTRAL AUTOMATIZADA DE TRATAMENTO DE ÁGUA PARA REÚSO RESIDENCIAL

Trata-se de um modelo de central de tratamento de água de reúso para residências com a finalidade de reduzir o consumo de água potável. Levando-se em consideração a demanda e o consumo de água potável de uma família comum (com quatro pessoas), foi analisada a melhor forma de não apenas tratar a água cinza de acordo com suas características e as necessidades dos usuários, mas também disponibilizá-la novamente para uso não potável.
Código do trabalho: CAN10
 
 

DETECÇÃO DE USO DE EPI COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Modelo classificador de imagens, treinado, fazendo uso de redes neurais em "Deep Learning" com "Tensorflow".
Código do trabalho: CAN15
 
 

ISTALKER - ROBÔ AUTOEQUILIBRADO ATUADO POR DUAS RODAS

Desenvolvimento de projeto e construção de um robô autoequilibrado atuado por duas rodas, para prover boa capacidade de manobra, como girar em torno do próprio eixo. Entre as aplicações do robô, incluem-se monitoramento, indústria de brinquedo e disponibilidade para integração com "IoT" e sistemas baseados em visão computacional.
Código do trabalho: CAN06
 
 

MÁQUINA AUTOMÁTICA DE "MILK-SHAKE"

Este projeto consiste no desenvolvimento de uma máquina automática de "milk-shake". O cliente irá interagir apenas com ela para a obtenção do "milk-shake" personalizado de forma prática e rápida.
Código do trabalho: CAN02
 
 

MONITORAMENTO DE VEÍCULOS POR RFID

A busca por segurança movimenta cada dia mais e mais o mercado. Este trabalho consiste na integração das tecnologias RFID e LORA (TM) em sistemas de monitoramento remoto para condomínios fechados. A proposta pode ser empregada para permitir monitorar a trajetória dos veículos dando maior versatilidade e mobilidade para os profissionais de segurança e serve como um teste em menor escala para uma proposta de monitoramento de veículos em uma cidade inteligente ("Smart City").
Código do trabalho: CAN12
 
 

PEBOLIM CONTROLADO POR I.A.

O trabalho consiste na automatização de uma mesa de pebolim, capaz de jogar contra as pessoas. A análise de atuadores e o projeto do sistema de transmissão são considerados, bem como o desenvolvimento de um sistema de visão computacional, com aplicação de algoritmos de inteligência artificial para tomada de decisão. Um computador, integrado a uma câmera e a diversos microcontroladores, reconhece e processa a situação atual do jogo para planejar e movimentar os motores elétricos e, consequentemente, os jogadores.
Código do trabalho: CAD01
 
 

ROBÔ PARA USINAGEM DE PROTÓTIPOS

Neste trabalho emprega-se um robô Yaskawa Motoman na usinagem de protótipos em poliuretano. Os modelos são desenvolvidos em ambiente de "software" CAD 3D e, utilizando-se o "software" de CAM com pós-processamento, a programação do robô é gerada de forma automática.
Código do trabalho: CAN05
 
 

SIMULAÇÃO 3D DE FUNÇÕES PARA DEFICIENTES VISUAIS

O projeto consiste em fazer uma representação tátil de funções matemáticas para auxiliar o aprendizado de deficientes visuais.
Código do trabalho: CAN11
 
 

SISTEMA AUTOMÁTICO PARA EMBARALHAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE CARTAS

Este robô foi desenvolvido para automatizar o processo de embaralhar e distribuir as cartas no início dos jogos. Por meio de um aplicativo de celular é possível escolher o jogo, a quantidade de jogadores, a quantidade de cartas para cada jogador, entre outras características para cada jogo. Assim, essas tarefas ficarão mais padronizadas e à prova de trapaças, garantindo maior imparcialidade nos jogos.
Código do trabalho: CAD02