Pesquisa de trabalhos

 
 
A pesquisa é realizada em todas as informações.
Os campos da busca são: título do trabalho, descrição, código do trabalho, estande, nome do aluno e RA.
Caso deseje-se procurar em todos os cursos, selecionar "Todos os cursos" na caixa "Selecionar outro curso..."
 
 
 
 

Engenharia de Controle e Automação
2015

Número de trabalhos exibidos: 12

APLICAÇÕES DE TECNOLOGIA ASSISTIVA - "HEALTH CARE"

O projeto consiste no desenvolvimento de um equipamento para monitorar sinais biomédicos de um paciente por meio de uma interface computacional acessível pela Internet. O equipamento dispõe de diversos sensores e permite a comunicação remota do paciente com um médico ou familiares não só para realizar autoexames como também para coletar dados do histórico do paciente. A transmissão de vídeo e som permitirá que o paciente se comunique com o médico e faça uma consulta em tempo real.
Código do trabalho: CAN05
 
 

AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL MODULAR

O tema tem foco na busca de ambientes que ofereçam conforto e praticidade com a automação residencial, demonstrando a eficiência de um sistema simples e de implementação de baixo custo, baseado no protocolo X-10. A economia deve-se ao fato de que o sistema é projetado com a utilização da rede elétrica já instalada para troca de informações entre os módulos. Descrevem-se seus princípios de funcionamento, a aplicação atual do sistema e evidenciam-se pontos positivos e limitações de uso.
Código do trabalho: CAN06
 
 

AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL POR SINAIS MIOELÉTRICOS

O trabalho consiste em usar o Myo, um bracelete que capta os movimentos e as atividades elétricas do músculo, integrado com comando de voz como ferramenta de comando para automação residencial, focada num ambiente "home theater".
Código do trabalho: CAD01
 
 

CHOPEIRA AUTOMATIZADA

Este trabalho foi idealizado com o propósito de desenvolver uma tecnologia que automatize a técnica de extração de chope a fim de liberar mão de obra específica para este trabalho e, mesmo assim, garantir uma produção eficiente e de qualidade.
Código do trabalho: CAN07
 
 

DESENVOLVIMENTO DE AMBIENTES COM REALIDADE AUMENTADA

Dispositivo de imersão em realidade aumentada baseado em Google Cardbord com interface intuitiva para usuário.
Código do trabalho: CAN08
 
 

ESTACIONAMENTO VERTICAL AUTOMATIZADO

O estacionamento vertical rotativo automatizado apresenta-se como uma grande oportunidade, pois está relacionado diretamente com a comodidade, segurança e rotina diárias dos motoristas como sair de casa para o trabalho, fazer compras ou até mesmo passear. Tendo em vista os milhares de veículos que circulam ao mesmo tempo e quase não há espaço para estacionar, essas atividades tornam-se um ato de paciência e fazem desta proposta de trabalho uma realidade visível.
Código do trabalho: CAN04
 
 

PYRO - CONTROLE DE PERDAS EM TROCADORES DE CALOR

O PYRO é uma ferramenta com um sensor de temperatura infravermelho que possibilita enviar os dados de medidas, por "Bluetooth", para um aplicativo num "smartphone". A função do aplicativo é a de analisar as perdas de calor para o ambiente em tubulações e propor um isolamento térmico que reduza essas perdas. Assim, com um equipamento de baixo custo procura-se obter uma melhoria no processo, que hoje tem funcionamento totalmente manual.
Código do trabalho: CAD03
 
 

RESTAURANTE AUTOMATIZADO

O projeto consiste num protótipo de Restaurante Automatizado. Nele é possível realizar os pedidos por meio de um cardápio virtual num "tablet", e o sistema automaticamente entrega o pedido à mesa correspondente por meio de um carro-garçom. O projeto apresenta alto grau de inovação por não existir nenhum restaurante com esse conceito no Brasil. Além disso, reduz custos para um restaurante convencional, elimina a necessidade de garçons, aumenta a produtividade e consegue atrair maior clientela.
Código do trabalho: CAN03
 
 

SIMULADOR INTELIGENTE DE BICICLETA

Este trabalho consiste no desenvolvimento de um simulador de percursos de bicicleta, capaz de simular inclinações e irregularidades do terreno desejado, além de possibilitar adicionar resistência ao movimento para treinos mais pesados. Para se utilizar o simulador, o ciclista deve servir-se de sua própria bicicleta. Tal opção possibilitou ao projeto reduzir o espaço ocupado quando comparado a outras soluções existentes. Outros diferenciais são o baixo ruído e rápidas respostas.
Código do trabalho: CAN09
 
 

SISTEMA DE CONTROLE DE ATITUDE DE UM SATÉLITE "CUBESAT"

A área aeroespacial é importante para todo país que possui desenvolvimento tecnológico, pois alavanca o desenvolvimento de outras áreas. "CubeSats" são satélites em forma de cubo com aresta de 10cm e massa de até 1,3kg, sendo uma opção acessível para universidades iniciarem seus estudos nesse campo. O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um sistema de controle de atitude, ou seja, o sistema que movimentará o satélite, mudando sua posição em relação a um referencial.
Código do trabalho: CAN02
 
 

SOLUÇÃO PARA MOBILIDADE COM MOTORIZAÇÃO ADAPTÁVEL PARA CADEIRA DE RODAS

Este trabalho consiste no desenvolvimento de um dispositivo que pode ser acoplado a uma cadeira de rodas comum, possibilitando sua motorização. O dispositivo é acoplável a múltiplos modelos de cadeira, de fácil instalação para pessoas com mobilidade reduzida, possui alta autonomia e possibilita a mobilidade em longas distâncias sem exigir grande esforço por parte do usuário. O acoplamento é composto por uma estrutura, uma roda dianteira com motor elétrico e um aplicativo que funciona como computador de bordo.
Código do trabalho: CAN01
 
 

UAPS - UNIDADE AUXILIAR DE PROPULSÃO SUBAQUÁTICA

A Unidade Auxiliar de Propulsão Subaquática é um equipamento portátil, projetado para impulsionar o usuário sob a água em atividades profissionais e de lazer. Há produtos no mercado com essa função; o equipamento em questão utiliza uma moderna bateria de Lítio-Polímero e foi cuidadosamente dimensionado do ponto de vista da dinâmica dos fluidos, incluindo dutos e hélice, para resultar em elevada eficiência propulsiva e energética. O projeto do sistema também foi feito, visando à durabilidade, estanqueidade e facilidade de produção.
Código do trabalho: CAD02