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Engenharia de Controle e Automação
2016

Número de trabalhos exibidos: 15

"BUGGYBAG" - VE√ćCULO EL√ČTRICO INFANTIL PORT√ĀTIL

O projeto consiste no desenvolvimento de um veículo elétrico infantil portátil que tem como diferencial um sistema de autocompactação que permite a transformação do veículo numa mala, facilitando o transporte e armazenamento. A função pode ser ativada ao simples clique de um botão pelo aplicativo de celular para virar "buggy" ou mala. O veículo pode ser controlado tanto pela criança, manualmente, quanto pelo aplicativo de celular pelo seu responsável.
Estande: 110
Código do trabalho: CAN01
 

"E-DRIVE HOCKEY" - ROB√Ē JOGADOR "AIR HOCKEY"

O "Air Hockey" é um esporte de alta velocidade que exige grande habilidade para as jogadas serem efetuadas. O foco do projeto é a construção de um dispositivo, utilizando conceitos da engenharia de controle e automação, capaz de desafiar um ser humano numa partida.
Estande: 51
Código do trabalho: CAN04
 

"PET SMART FEEDER"

O trabalho consiste num dispensador autom√°tico de ra√ß√£o, controlado por aplicativo de celular que permitir√° ao dono do animal programar a quantidade de comida a ser liberada, quantas vezes quiser ao dia e em quais hor√°rios. Caso prefira, o usu√°rio tamb√©m poder√° comandar, a qualquer momento, a libera√ß√£o instant√Ęnea. Ao mesmo tempo, o produto √© capaz de informar se o estoque de comida est√° acabando e gerar relat√≥rios da quantidade ingerida pelo animal durante um certo tempo.
Estande: 114
Código do trabalho: CAD01
 

"SMART FARM"

Maximizar a produ√ß√£o agr√≠cola, eliminar o uso de agrot√≥xicos, reduzir as perdas com √°gua e alimentos s√£o contradit√≥rios na pr√°tica da agricultura intensiva. Esses benef√≠cios, contudo, s√£o atingidos por meio de fazendas verticais. A produ√ß√£o de alimento torna-se autossuficiente, independente das circunst√Ęncias clim√°ticas e interven√ß√£o humana. A solu√ß√£o proposta trar√° essas vantagens para o ambiente dom√©stico em escala customizada ao consumidor, permitindo ainda minimizar seus gastos com alimentos.
Estande: 212
Código do trabalho: CAN09
 

"VIRTUAL REALITY SIMULATOR" - "VR SIMULATOR"

Este projeto apresenta um simulador de caminh√£o (Euro Truck) integrado com os √≥culos de realidade virtual ("Oculus Rift") e uma base mec√Ęnica respons√°vel por realizar movimentos de acordo com a simula√ß√£o. O conjunto completo permite maior imers√£o do usu√°rio no simulador, tornando a intera√ß√£o homem-m√°quina mais eficiente e mais pr√≥xima das condi√ß√Ķes reais.
Estande: 76
Código do trabalho: CAN10
 

APLICATIVO DE OTIMIZAÇÃO DE COMPRAS

O aplicativo visa oferecer comodidade na pesquisa de produtos para que os usuários possam comparar preços e serviços de maneira rápida e eficiente. O aplicativo levará em conta buscas em "sites" e clientes cadastrados para que o algoritmo faça a comparação e aponte o melhor custo-benefício para a sua lista de compras. Serão oferecidas como vantagens tais como histórico e compartilhamento de listas de compras, rota para os supermercados, além de outras funcionalidades.
Estande: 45
Código do trabalho: CAN03
 

DESENVOLVIMENTO DE UM ESPELHO INTERATIVO

O projeto "Smart Mirror" aparece como novo conceito para Automa√ß√£o Residencial utilizando a Internet das Coisas, uma das tend√™ncias tecnol√≥gicas dos √ļltimos tempos. O trabalho consiste na transforma√ß√£o de um espelho comum num dispositivo inteligente, que interagir√° com o usu√°rio, exibindo not√≠cias personalizadas de acordo com as suas prefer√™ncias, informa√ß√Ķes sobre o clima, agenda de compromissos e tr√Ęnsito, auxiliando a organiza√ß√£o di√°ria do usu√°rio.
Estande: 190
Código do trabalho: CAD04
 

EBA! TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Este trabalho prop√Ķe a cria√ß√£o do EBA! (acr√īnimo dos verbos Explorar, Brincar e Aprender), uma plataforma composta por um aplicativo, um rob√ī facilmente program√°vel pelo aplicativo e um tapete de atividades, para permitir a educadores que proporcionem o contato de crian√ßas a partir dos 3 anos com a tecnologia em sua rotina di√°ria, com brincadeiras, estimulando a criatividade, o racioc√≠nio l√≥gico e a vida em sociedade, respeitando as especificidades do universo l√ļdico infantil.
Estande: 88
Código do trabalho: CAN08
 

LOCALIZA√á√ÉO E MAPEAMENTO SIMULT√āNEOS (SLAM)

Rob√ī acionado por rodas, capaz de criar um mapa do ambiente e localizar-se nele √† medida que se locomove. O "Microsoft Kinect" √© usado para o mapeamento, processado dentro do rob√ī. Comandos s√£o enviados por um controle remoto conectado a um "laptop" no qual √© visualizado o mapa. A mec√Ęnica e eletr√īnica tamb√©m foram desenvolvidas pelo grupo. O trabalho foi realizado no N√ļcleo de Sistemas Eletr√īnicos Embarcados e √© o primeiro passo para projetos futuros de ve√≠culos aut√īnomos no instituto.
Estande: 122
Código do trabalho: CAN05
 

MODELAGEM E SISTEMAS DE CONTROLE APLICADO A PROCESSOS INFLACION√ĀRIOS

Este trabalho, para o curso de engenharia de controle e automação, está voltado para o desenvolvimento de uma metodologia de modelagem e controle da inflação brasileira. O trabalho busca simular um ambiente em que a tomada de decisão do Banco Central possa ser a mais técnica possível, gerando a manutenção da renda e evitando disparadas da inflação. Em outras palavras, o resultado desse trabalho pode proporcionar um grande ganho social e financeiro para todos os agentes da economia.
Estande: 30
Código do trabalho: CAN07
 

MONITORAMENTO DE QUEDA DE IDOSOS POR KINECT

O monitoramento de queda de idosos por Kinect permite monitorar, de forma não invasiva, a movimentação do idoso no banheiro, gerando um alerta em casos de quedas, que será enviado para o responsável pelo idoso, por meio de uma mensagem num aplicativo de celular. A queda é uma das maiores causas da mortalidade e redução da mobilidade dos idosos, e a maior parte delas ocorre em banheiros. A utilização do sensor Kinect, permite um monitoramento eficiente, e sem invadir a privacidade dos usuários.
Estande: 37
Código do trabalho: CAN02
 

PR√ďTESE COM COMANDO POR SINAIS DE EEG

Foi desenvolvida uma pr√≥tese de bra√ßo controlada pelas ondas do pensamento e de menor custo que as pr√≥teses dispon√≠veis no mercado. Unindo conceitos de eletr√īnica, programa√ß√£o e projeto mec√Ęnico, essa pr√≥tese permite ao usu√°rio recuperar movimentos importantes do cotidiano.
Estande: 156
Código do trabalho: CAD03
 

ROB√Ē B√ćPEDE

Este trabalho tem como objetivo o projeto e constru√ß√£o de um "Rob√ī B√≠pede" o qual tem a capacidade de executar movimentos antropom√≥rficos dos membros inferiores em duas pernas rob√≥ticas, compostas, basicamente, por uma estrutura de alum√≠nio e motores nas juntas (quadril, joelho, tornozelo) acionados por microcontroladores. O rob√ī b√≠pede tem caracter√≠sticas dimensionais e cinem√°ticas que se assemelham √†s do corpo humano.
Estande: 172
Código do trabalho: CAN06
 

SISTEMA DE AUTOMA√á√ÉO PARA RE√öSO DE √ĀGUA EM BANHEIROS P√öBLICOS

O projeto visa √† economia de √°gua. O mecanismo resume-se num sistema no qual a √°gua para lavagem de m√£os √© reutilizada para a descarga de mict√≥rios em banheiros p√ļblicos. O sistema √© totalmente automatizado, evitando-se contato f√≠sico entre consumidor e produto. H√° ainda uma aposta num novo leiaute de cabine/conjunto do banheiro. Construiu-se um prot√≥tipo para simular esse novo leiaute e visualiza√ß√£o do mecanismo no qual o projeto consiste.
Estande: 202
Código do trabalho: CAD02
 

SISTEMA DE TELEMETRIA PARA VANT

Trata-se de um projeto de telemetria para a competição SAE AERODESIGN 2016. O objetivo é medir variáveis de voo, salvá-las e enviar para uma base em solo. A equipe representará o Instituto Mauá de Tecnologia com o grupo MCN08 na competição.
Estande: 21
Código do trabalho: CAD05