Pesquisa de trabalhos

 
 
A pesquisa é realizada em todas as informações.
Os campos da busca são: título do trabalho, descrição, código do trabalho, estande, nome do aluno e RA.
Caso deseje-se procurar em todos os cursos, selecionar "Todos os cursos" na caixa "Selecionar outro curso..."
 
 
 
 

Engenharia de Controle e Automação
2012

Número de trabalhos exibidos: 17

AQUÁRIO AUTOMATIZADO

O Aquário Automatizado é um projeto em que se pretende utilizar um sistema autônomo que verifica e controla diversos parâmetros tais como nível, pH, temperatura, alimentação, iluminação e filtragem. O projeto consiste num aquário de 80 litros onde serão dispostos alguns sensores que captarão determinadas condições do ambiente e enviarão sinais para um controlador. Este, por sua vez, emitirá comandos para o ambiente ficar de acordo com a configuração estabelecida pelo usuário.
Código do trabalho: CAD01
 
 

AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL DE BAIXO CUSTO

O trabalho aborda a automação residencial de baixo custo, utilizando microcontrolador e "LCD touchscreen", visando ao controle inteligente de persiana, iluminação e ventilação para casa populares.
Código do trabalho: CAN09
 
 

CADEIRA DE RODAS OMNIDIRECIONAL COM ACIONAMENTO CEREBRAL

O trabalho consiste na adaptação de um projeto previamente desenvolvido no Instituto Mauá de Tecnologia - uma cadeira de rodas omnidirecional elétrica, para um novo tipo de acionamento: ondas cerebrais. As ondas são captadas por um dispositivo de eletroencefalograma (EEG) e, com elas, é possível se detectarem padrões no "pensamento", expressões faciais e emoções para o controle da cadeira. Com isso, pessoas com maiores dificuldades motoras também podem usufruir de maior liberdade de movimento.
Código do trabalho: CAD02
 
 

CONTROLE DE PÊNDULO INVERTIDO COM RODA DE REAÇÃO

O projeto consiste em estabilizar um pêndulo invertido, sistema inerentemente instável, por meio do torque provindo de um motor de corrente contínua acoplado a uma roda de inércia, fixa numa das extremidades do pêndulo, e a outra extremidade pivotada. Uma plataforma embarcada com PIC18F452 fará o controle; "encoder" na extremidade fixa do pêndulo e no motor informam a posição e velocidade. Uma comunicação com o PC fará a interface para inserir e mostrar parâmetros e resultados.
Código do trabalho: CAN01
 
 

DISPOSITIVO PARA AUXÍLIO À LOCOMOÇÃO DE DEFICIENTES VISUAIS

Um dispositivo eletrônico composto de sensores ultrassônicos e micromotores de vibração, capaz de detectar objetos e informar ao usuário a proximidade de obstáculos evitando colisões, tem como objetivo auxiliar deficientes visuais durante sua locomoção.
Código do trabalho: CAN02
 
 

GUITARRA AUTOAFINÁVEL

Este trabalho descreve o projeto de um sistema eletromecânico cuja finalidade é controlar a afinação automática de uma guitarra.
Código do trabalho: CAN06
 
 

LUVA PARA CONVERSÃO DE SINAIS EM LIBRAS PARA FALA

Luva capaz de captar e converter os sinais de libras e emiti-los sob a forma de sons. Auxilia a integração dos surdo-mudos na nossa sociedade, facilita sua inclusão na área profissional e social, ajuda-os no aprendizado e possibilita-lhes melhor qualidade de vida.
Código do trabalho: CAN03
 
 

MÁQUINA AUTOMÁTICA PARA ARMAZENAMENTO E AQUECIMENTO DE SANDUÍCHES CONGELADOS

Este trabalho consiste em projetar e desenvolver uma máquina automática para a venda de sanduíches pré-congelados, já aquecidos e prontos para consumo. Armazenados num "freezer" adaptado, serão aquecidos num um forno de microondas, integrados num só equipamento. Basta o consumidor selecionar um dos diferentes sabores num "display" e aguardar a liberação do sanduíche, que se dará por um processo totalmente automatizado.
Código do trabalho: CAN11
 
 

PROTÓTIPO DE AGV (“AUTOMATED GUIDED VEHICLE”) PARA TRANSPORTE AUTÔNOMO DE CARGAS INDUSTRIAIS

Este trabalho consiste no projeto e implementação de um AGV autônomo para o transporte de cargas em ambiente fabril. O veículo inclui sistema microcontrolado, sensores e câmera, para executar cálculo de rotas e estabelecimento de rotinas e tarefas de forma autônoma e supervisionada por meio de uma interface em computador.
Código do trabalho: CAD04
 
 

RFID AUXILIANDO A LOCOMOÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Este estudo consiste no desenvolvimento de uma bengala para uso de pessoas portadoras de deficiência visual, auxiliando-os na identificação de obstáculos que, eventualmente, estejam em locais públicos. Essa identificação será possível por meio de tecnologia RFID e sintetização de voz. Diversos TAGs (sensores) são instalados ao longo de um trajeto, em pisos táteis, pisos atualmente obrigatórios por lei em determinados municípios.
Código do trabalho: CAN10
 
 

ROBÔ ORIENTADO A DISTÂNCIA POR KINECT - DORK

O projeto consiste no desenvolvimento de um dispositivo para controle de um braço robótico a distância. Os movimentos realizados pelo operador, com o seu braço, são capturados e reproduzidos remotamente. Para o operador visualizar o robô e conduzi-lo com precisão, câmeras estão instaladas no ambiente do robô e suas imagens são processadas a fim de criarem um cenário em três dimensões, visualizado por meio de técnicas de realidade virtual.
Código do trabalho: CAD03
 
 

SISTEMA ATIVO DE COMPENSAÇÃO DE FORÇA

O objetivo deste trabalho é desenvolver um sistema de compensação ativa de força por meio de um atuador linear elétrico, controlado por um microcontrolador. Desenvolveu-se um protótipo a fim de se avaliar o comportamento e funcionamento do produto para se reduzirem custos e se nacionalizarem os equipamentos. O sistema validado poderá ser implementado em células robotizadas de lixamento e acabamento superficial e de montagem.
Código do trabalho: CAN04
 
 

SISTEMA DE DEFESA AÉREA MÓVEL

O trabalho foi inspirado num sistema de defesa aérea móvel projetado para interceptar e destruir projéteis cuja trajetória põem em risco uma área protegida. A idéia é projetar e desenvolver um protótipo em que: o projétil será uma bola de tênis; o interceptador, uma arma de "paintball" acoplada a um mecanismo "pan-tilt" e o sensoriamento, duas câmeras estéreo.
Código do trabalho: CAD06
 
 

SISTEMA INTELIGENTE DE MONITORAMENTO PARA RECÉM-NASCIDOS

Este trabalho tem como principal objetivo prestar facilidades aos cuidados de recém-nascidos, contribuindo, dessa forma, para a segurança das crianças. O desenvolvimento deste trabalho teve como objetivo projetar, implementar, ensaiar e validar um sistema de automação aplicado a um móvel domicilar, do tipo do berço infantil. Por meio de um processo inteligente, o sistema pode tomar decisões predefinidas ou ser operado manualmente, na atuação de seus periféricos.
Código do trabalho: CAN08
 
 

SISTEMA RASTREADOR DO SOL - MELHORIA NA EXPOSIÇÃO DE PAINEL FOTOVOLTAICO À LUZ

Com base na crescente conscientização da sociedade sobre impactos ambientais e a consolidação da ideia de sustentabilidade e, consequentemente, com a busca de fontes alternativas de energia, este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de otimizar o posicionamento de paineis solares. De maneira automática e autônoma, o posicionamento é realizado em tempo real. Como exemplo de aplicação, uma estação meteorológica remota é desenvolvida utilizando o sistema proposto.
Código do trabalho: CAN07
 
 

TRANSMISSÃO CVT CONTROLADA ELETRONICAMENTE PARA BAJA SAE

Transmissão continuamente variável, controlada eletronicamente, para veículo Baja SAE.
Código do trabalho: CAD05
 
 

VEÍCULO SUBAQUÁTICO AUTÔNOMO

Este projeto consiste no desenvolvimento de um veículo subaquático, com seis graus de liberdade, capaz de se mover de forma autônoma.
Código do trabalho: CAN05