Pesquisa de trabalhos

 
 
A pesquisa é realizada em todas as informações.
Os campos da busca são: título do trabalho, descrição, código do trabalho, estande, nome do aluno e RA.
Caso deseje-se procurar em todos os cursos, selecionar "Todos os cursos" na caixa "Selecionar outro curso..."
 
 
 
 

Engenharia de Controle e Automação
2014

Número de trabalhos exibidos: 11

APLICATIVO PARA LOCALIZAÇÃO DE VAGAS NUM ESTACIONAMENTO - "SMART PARK"

Um aplicativo que auxiliará o usuário a escolher a melhor vaga de estacionamento, seja ela preferencial, perto de algum local específico (lojas), seja a mais próxima dele. Os principais objetivos desse aplicativo são: * reduzir o tempo de busca de vagas; * localizar a vaga mais conveniente; * reduzir a emissão de poluentes; * reservar uma vaga por um período de tempo.
Código do trabalho: CAD03
 
 

AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL COM MONITORAMENTO MÓVEL

Este trabalho contempla novas aplicações voltadas para a automação residencial, com foco específico em três itens que, esquecidos, podem trazer prejuízos e problemas para suas residências. O projeto volta-se para os seguintes itens: janela (fechamento ou abertura), porta (trancada ou destrancada) e iluminação (acesa ou apagada), com controle e monitoramento remoto, por meio de dispositivos móveis.
Código do trabalho: CAN07
 
 

CHUVEIRO ECOAUTOMATIZADO

No projeto desenvolve-se um chuveiro elétrico com controle automático de temperatura, independentemente da vazão e temperatura da água de entrada, com recursos que visam à comodidade do usuário e ao menor consumo de energia elétrica e água. Outros recursos: liberação do fluxo de água somente após preaquecimento na temperatura desejada, sensor de presença para corte do fluxo de água na ausência do usuário, mostrador digital de temperatura e consumo de água, modos especiais referentes a cada etapa do banho.
Código do trabalho: CAN05
 
 

CONTROLE DE CONSUMO DE ENERGIA RESIDENCIAL E COMERCIAL

O projeto propõe medir e reduzir o gasto com energia elétrica residencial e comercial, calculado por um medidor local em pontos de tomada e iluminação, que armazenará os dados numa unidade central, exibindo o custo, consumo e informações importantes do perfil do consumidor para o mercado. O usuário terá informações sobre como reduzir o gasto com o uso de um "software" de inteligência artificial, podendo ligar ou desligar as cargas com o auxílio de dispositivos "mobile".
Código do trabalho: CAN03
 
 

CORTADOR DE GRAMA AUTÔNOMO

O cortador navegará por meio de um sistema de radiofrequência e "encoders". O robô será provido de sensores para detecção e mapeamento de obstáculos, delimitação da área e sistema de segurança que desliga o elemento de corte em caso de elevação do aparelho. A área de corte será delimitada pelo usuário e um controlador tratará as informações para otimizar o trajeto. O projeto permitirá a regulagem da altura de corte. O sistema será alimentado com bateria recarregável e alarme de bateria fraca.
Código do trabalho: CAN01
 
 

CPM - APARELHO AUTOMATIZADO PARA REABILITAÇÃO LOCOMOTORA

Aparelho CPM ("Continous Passive Movement") é utilizado para auxiliar tratamentos de fisioterapia, com foco principal na reabilitação de pacientes que sofreram lesões, sejam neurológicas, sejam ortopédicas; O objetivo deste projeto é o desenvolvimento de um dispositivo que reproduza os movimentos naturais dos membros inferiores (quadril, joelho e tornozelo), com movimentação passiva e ativa. É dotado de articulações mecânicas movimentadas por fuso, correia dentada e motores.
Código do trabalho: CAN04
 
 

DESENVOLVIMENTO DE UM ROBÔ JOGADOR DE FUTEBOL

O projeto consiste no desenvolvimento de um robô com grande liberdade de movimentos e estrutura mecânica robusta, destinado a jogar futebol. O projeto foi escolhido como extensão do trabalho desenvolvido pelos integrantes da Equipe de Robótica da Mauá (KMN). O objetivo do projeto é desenvolver novos conceitos e habilidades orientadas para a competição Robocup.
Código do trabalho: CAD01
 
 

DESENVOLVIMENTO DE UM VEÍCULO QUADRIRROTOR

No trabalho aborda-se o projeto e construção de um veículo quadrirrotor. Diversos sensores são usados para permitir a estabilização e controle da aeronave. Estudou-se o comportamento dinâmico do veículo visando à obtenção de um modelo matemático e o desenvolvimento de um simulador para o projeto do sistema de controle embarcado. Para a validação do sistema, foram utilizadas bases de teste com limitações de graus de liberdade. Por fim, realizaram-se testes em diversas situações de voo.
Código do trabalho: CAD02
 
 

SIMULADOR DE CARRO DE CORRIDA

O trabalho consiste em projetar e construir um simulador de força G com 2 graus de liberdade aplicado em corridas de automóveis esportivos, autoescolas e entretenimento.
Código do trabalho: CAN02
 
 

SUPERFÍCIES TRIDIMENSIONAIS DINÂMICAS

O projeto Superfícies Tridimensionais Dinâmicas consiste na materialização de superfícies tridimensionais. Tem como objetivo utilizar os conhecimentos adquiridos no curso de Engenharia de Controle e Automação para se desenvolver uma estrutura cinética automatizada de baixo custo. Trata-se de esferas fixadas por fios e estes, por sua vez, são conectados a motores de passo que controlam sua altura. A combinação dessas esferas em suas respectivas alturas formam imagens tridimensionais.
Código do trabalho: CAN08
 
 

UTILIZAÇÃO DO CALOR REJEITADO POR UM AQUECEDOR DE ÁGUA PARA PISCINAS NO RESFRIAMENTO DE RESIDÊNCIAS

Em condomínios residenciais de alto padrão, é comum o uso de aquecedor de piscinas tanto no inverno como no verão. Levando isso em consideração, este projeto discute a possibilidade da utilização do calor rejeitado por um aquecedor de piscina na refrigeração de residências, visando economia, eficiência, sustentabilidade e conforto térmico. Para isso, o processo de troca de calor foi simulado utilizando uma pastilha de Peltier.
Código do trabalho: CAD04