Pesquisa de trabalhos

 
 
A pesquisa é realizada em todas as informações.
Os campos da busca são: título do trabalho, descrição, código do trabalho, estande, nome do aluno e RA.
Caso deseje-se procurar em todos os cursos, selecionar "Todos os cursos" na caixa "Selecionar outro curso..."
 
 
 
 

Engenharia de Controle e Automação
2017

Número de trabalhos exibidos: 12

"CONTROL GLOVE" - ACESSIBILIDADE REMOTA DE DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS

O projeto consiste em uma luva capaz de transformar gestos da mão de uma pessoa em comandos para outros dispositivos. Os gestos são identificados por sensores que se encontram acoplados à luva e enviados por meio de sinais a um microcontrolador, que recebe e transforma o gesto num comando programado, enviando por "bluetooth" esses dados ao dispositivo que executa o comando solicitado. Algumas aplicações para ele são: apresentações com "slides", controle remoto de carros pequenos, "drones" ou robôs.
Estande: 230
Código do trabalho: CAD06
 

"GREENWAY"

Esta proposta consistiu em desenvolver um piso que gere energia com o movimento das pessoas com monitoração e análise dos dados sobre os lugares onde ele será instalado. A monitoração e a análise de dados são feitos por meio da internet das coisas (IoT), atualmente indispensável em cidades que investem em inovação e desejam tornar-se cidades-modelo em tecnologia, as chamadas "Smart Cities".
Estande: 53
Código do trabalho: CAD02
 

"HYDROMATIC": MONITORAMENTO E CONTROLE DA QUALIDADE DA ÁGUA DE UMA PISCINA

O trabalho consiste em automatizar o controle de qualidade de água de uma piscina. Os parâmetros medidos são transmitidos para um aplicativo móvel o qual monitorará os produtos utilizados e gerar gráficos de consumo deles.
Estande: 114
Código do trabalho: CAN04
 

"REHABTECH" - "HOWHANDY"

O projeto consiste numa luva robótica capaz de auxiliar o trabalho de fisioterapia da mão para vários graus de enfermidade. Por meio de um aplicativo Android, o fisioterapeuta pode facilmente customizar diferentes exercícios para cada paciente. Além disso, é possível acompanhar a evolução do tratamento por gráficos gerados automaticamente. Esse conjunto de recursos trará maior eficácia e controle durante a reabilitação, facilitando o trabalho do fisioterapeuta e encurtando o tempo do tratamento.
Estande: 160
Código do trabalho: CAD04
 

"SKATE" COM ESFERA DE EQUILÍBRIO

O "Skateball" consiste num "skate" que se equilibra sobre uma esfera e que permite ao usuário viajar em qualquer direção. A sua utilização é bastante simples: basta que o usuário se incline na direção desejada. A velocidade com que irá mover-se depende do quanto o usuário se inclina: quanto maior for a inclinação, maior será a velocidade com que se moverá. O objetivo deste trabalho consiste em estimular a prática de esportes radicais e ajudar o desenvolvimento da mobilidade urbana.
Estande: 167
Código do trabalho: CAN01
 

CÂMERA 360 GRAUS 3D

A 3D60 une as tecnologias existentes de filmagem em 360 graus e de filmagem 3D num único equipamento inovador que reproduz ambos os efeitos simultaneamente. Atualmente esse tipo de filmagem é encontrado em jogos e filmes criados digitalmente, mas não existe no mercado um equipamento que grave cenas da vida real com esses efeitos. Vídeos feitos com essa câmera permitem que o usuário se sinta dentro da cena, o que pode ser aplicado em experiências de realidade virtual, de filmes a jogos.
Estande: 36
Código do trabalho: CAN03
 

CHUVEIRO INTELIGENTE

Este trabalho consiste na criação de um chuveiro que aprende as preferências de temperatura de cada usuário, tendo suas ações controladas por meio de um painel com uma tela LCD. Ao ligar o chuveiro, a água fica armazenada até atingir a temperatura desejada, sendo possível pausar a ducha a qualquer momento (para se ensaboar, por exemplo). O grande objetivo é aplicar tecnologia e inteligência, reduzindo-se o consumo de água e de energia. Para controle, será disponibilizado acesso aos históricos de consumo.
Estande: 120
Código do trabalho: CAD03
 

MONITORAMENTO NÃO INVASIVO DE TRANSFORMADORES COM COMUNICAÇÃO POR REDE LORA

O trabalho aborda o desenvolvimento de um dispositivo para monitorar o funcionamento e detectar falhas em transformadores de energia elétrica. Por meio de sensores de vibração e de temperatura, o dispositivo monitora transformadores de forma não invasiva. Alertas de falhas e outras informações obtidas são enviadas a um servidor remoto utilizando a tecnologia LoRa. A solução desenvolvida mostra-se particularmente útil para o gerenciamento de equipamentos de distribuição de energia elétrica.
Estande: 12
Código do trabalho: CAN05
 

PLATAFORMA VEICULAR AUTÔNOMA

O trabalho consiste em implementar um sistema de direção autônoma num veículo de pequeno porte. Para a detecção de faixas e possíveis obstáculos, são utilizados um sistema de visão computacional e sensores ultrassônicos que se complementam a fim de evitar colisões frontais. Esses sistemas visam aumentar a segurança e reduzir o número de acidentes rodoviários, temas cada vez mais abordados no contexto dos sistemas eletrônicos embarcados nos veículos, tornando-os cada vez mais inteligentes.
Estande: 181
Código do trabalho: CAD01
 

SINUCA COM REALIDADE AUMENTADA

Neste projeto utilizam-se conceitos de realidade aumentada para auxiliar jogadores iniciantes de sinuca. O sistema é composto por um sensor Kinect, um computador e um projetor. O Kinect captura imagens de profundidade do topo da mesa. O computador processa essas imagens e calcula posição das bolas e direção do taco do jogador. Com essas informações, a trajetória prevista da tacada é calculada e exibida em tempo real sobre a mesa, com o auxílio do projetor.
Estande: 205
Código do trabalho: CAD05
 

SISTEMA DE MONITORAMENTO POR MÉTODO NÃO INVASIVO

Sistema capaz de monitorar de forma não invasiva compostos químicos presentes no suor, adaptando sensores do tipo eletrodo. Trata-se de um sistema eletrônico que recebe os sinais do eletrodo e, por meio de um dispositivo "Bluetooth" de Baixa Energia (BLE – "Bluetooth Low Energy"), enviam-se os dados para um aplicativo num dispositivo móvel, em que será possível visualizar os valores das medições realizadas e gerar gráficos para melhor identificação dos resultados.
Estande: 149
Código do trabalho: CAN02
 

SISTEMA MONITORAMENTO DE ARMAS DE FOGO ATRAVÉS DE DISPOSITIVO LORA

Este trabalho baseia-se na necessidade de redução de roubos de armas de fogo no Brasil. Isso é possível por meio de uma solução inovadora que utiliza os conceitos de Internet das Coisas ("IoT - Internet of Things"): as armas são conectadas a uma nuvem pública que permite o monitoramento por diferentes dispositivos (computadores, celulares, tablets). Algumas das vantagens do dispositivo utilizado é a segurança de dados, baixo consumo de energia, longo alcance de sinal e baixo investimento.
Estande: 104
Código do trabalho: CAN06