Pesquisa de trabalhos

 
 
A pesquisa é realizada em todas as informações.
Os campos da busca são: título do trabalho, descrição, código do trabalho, estande, nome do aluno e RA.
Caso deseje-se procurar em todos os cursos, selecionar "Todos os cursos" na caixa "Selecionar outro curso..."
 
 
 
 

Engenharia de Produção
2019

Número de trabalhos exibidos: 49

AN√ĀLISE DO PROCESSO DE PINTURA POR ELETRODEPOSI√á√ÉO EM EMPRESA DO SETOR AUTOMOBIL√ćSTICO

Este trabalho buscou analisar o processo de pintura eletroforética catódica, denominada pintura por eletrodeposição, propor melhorias e se possível implementá-las de modo a permitir a redução da quantidade de carrocerias de automóveis não conformes resultantes de tal processo. A expectativa é reduzir a incidência de não conformidades de modo a eliminar 80% dos recursos disponibilizados para correção das mesmas.
Estande: 826
Código do trabalho: PMN27
 

AN√ĀLISE DO PROCESSO PRODUTIVO DE PRODUTO SEMIACABADOS: COMPARA√á√ÉO DE SISTEMA DE ARMAZENAGEM E TRANSPORTE E VIABILIDADE DE INTERNALIZA√á√ÉO DO PROCESSO DE TINTURARIA DA EMPRESA CAMESA IND√öSTRIA T√äXTIL

Esse trabalho visa analisar as diferentes possibilidades de organiza√ß√£o dos sistemas de armazenagem e transporte de produto semiacabado na Camesa Ind√ļstria T√™xtil, empresa respons√°vel pela fabrica√ß√£o de toalhas para banho e mesa, len√ß√≥is e cobertores situada em Guarulhos, S√£o Paulo, com a finalidade de reduzir os custos associados ao retrabalho, transporte, armazenagem, perdas de mat√©ria prima e ergonomia.
Estande: 820
Código do trabalho: PMD06
 

AN√ĀLISE E AVALIA√á√ÉO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS DE UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE NO SEGMENTO ALIMENT√ćCIO. UM ESTUDO DE CASO NO EMP√ďRIO SASSON.

Devido √† natureza empreendedora da gest√£o, o est√°gio organizacional do Emp√≥rio Sasson caracteriza-se como natural, o que possibilita a identifica√ß√£o de oportunidades de melhorias. Para tanto, compreender o fluxo f√≠sico de bens e o fluxo de informa√ß√Ķes que comp√Ķem o processo integrado da log√≠stica, que vai desde a capta√ß√£o de mat√©ria prima at√© as m√£os do cliente final, permite que o gerenciamento das opera√ß√Ķes da cadeia produtiva desenvolva uma vantagem competitiva sob a √≥tica de produtividade e
Estande: 303
Código do trabalho: PMD15
 

AN√ĀLISE E AVALIA√á√ÉO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS DE UMA EMPRESA PRODUTORA DE CAPACETES

A FW3 Capacetes √© uma empresa produtora de capacetes de motocicletas, localizada na regi√£o do ABC e fundada em 2018, que apresenta problemas em suas opera√ß√Ķes, o que √© evidenciado por frequentes interrup√ß√Ķes na linha de produ√ß√£o devido √† falta de suprimentos e ao baixo n√≠vel de atendimento aos clientes. O intuito do trabalho √© avaliar o estado atual da companhia de modo a identificar as causas dos principais problemas para sugerir altera√ß√Ķes que elevem o patamar de competitividade da empresa.
Estande: 731
Código do trabalho: PMN25
 

AN√ĀLISE E AVALIA√á√ÉO DOS PROCESSOS LOG√ćSTICOS AO LONGO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS DA EMPRESA MAPRA MANGUEIRAS

A maior fonte de problemas quando falamos em cadeia de suprimentos é a falta de planejamento dos processos logísticos que circulam a empresa, podendo gerar custos e riscos que podem comprometer a mesma. Visando isto, o objetivo deste trabalho é aumentar o controle de estocagem e a eficiência produtiva da empresa MAPRA Mangueiras, identificando, ilustrando e criando possíveis métodos e melhorias ao longo da cadeia de suprimentos da empresa.
Estande: 306
Código do trabalho: PMN08
 

AN√ĀLISE E AVALIA√á√ÉO DOS PROCESSOS LOG√ćSTICOS NA CADEIA DE SUPRIMENTOS. UM ESTUDO DE CASO NO SEGMENTO DE BELEZA NA DAFITI GROUP

O trabalho tem como principal objetivo mapear e analisar o fluxo completo dos processos log√≠sticos da cadeia de suprimentos do departamento de Beleza na Dafiti Group para identificar poss√≠veis ganhos, otimiza√ß√Ķes de processos, oportunidades de melhorias e gargalos existentes, que impactam diretamente na produtividade da empresa.
Estande: 419
Código do trabalho: PMD01
 

AN√ĀLISE E PROJE√á√ēES DO VALOR DE A√á√ēES NO MERCADO DE CAPITAIS

Esse trabalho tem por objetivo verificar se métodos de planejamento e controle de produção como média móvel e projeção de demanda conseguem prever o preço alvo de uma ação no mercado de capitais em comparação com métodos desenvolvidos baseados em análise fundamentalista, e no modelo de econometria ARIMA.
Estande: 401
Código do trabalho: PMN07
 

AN√ĀLISE ERGON√ĒMICA DO TRABALHO DOS POLICIAIS DA ROCAM DO 12¬ļ BATALH√ÉO DA POL√ćCIA MILITAR DE S√ÉO PAULO

O trabalho tem como objetivo analisar ergonomicamente o trabalho dos policiais da ROCAM do 12.¬ļ Batalh√£o da Pol√≠cia Militar de S√£o Paulo, visando identificar as atividades potencialmente prejudiciais √† integridade f√≠sica desses profissionais. A justificativa √© devida ao alto √≠ndice de afastamento em fun√ß√£o das condi√ß√Ķes laborais.
Estande: 606
Código do trabalho: PMN30
 

APLICA√á√ÉO DOS CONCEITOS DE IND√öSTRIA 4.0 EM FRANQUIAS ALIMENT√ćCIAS

Empresas em geral possuem gastos expressivos em manuten√ß√£o, pois esperam a falha ocorrer para gastarem com manuten√ß√£o corretiva do ativo, al√©m dos custos intang√≠veis de sua parada. Isso ocorre pois n√£o h√° monitoramento desses ativos, pois se tivessem indicadores que predizem a manuten√ß√£o, haveria redu√ß√£o nos custos de manuten√ß√£o. O trabalho promove a instala√ß√£o de sensores de monitoramento em uma pastelaria, buscando solu√ß√Ķes de melhoria para o microempres√°rio, com menor custo de implementa√ß√£o.
Estande: 807
Código do trabalho: PMN12
 

AUMENTO DA PRODUTIVIDADE E CONTRIBUI√á√ÉO PARA A COMPETITIVIDADE EM UMA F√ĀBRICA DO SETOR DE HIGIENE PESSOAL

O trabalho de conclusão de curso tratará do aumento da produtividade e contribuição para a competitividade em uma fábrica de produtos de higiene pessoal a partir da redução de custos de movimentação de materiais e da adequada Gestão dos Estoques, ambos são fundamentais para permitir à qualquer organização industrial ganhos de produtividade e competitividade.
Estande: 313
Código do trabalho: PMD05
 

AUMENTO DE EFICI√äNCIA EM UMA F√ĀBRICA DE BORRACHAS DE SILICONE UTILIZANDO FERRAMENTAS DO LEAN MANUFACTURING

Uma linha de produ√ß√£o mal planejada acarretar√° diversos problemas de processo. Grande parte das fabricas no Brasil sofrem com a falta de um bom planejamento, causando desperd√≠cios monet√°rio, de material e tempo. Isto posto, o presente trabalho tem como objetivo o aumento da efici√™ncia da empresa Borveda por meio da implementa√ß√£o de ferramentas do lean manufacturing, com intuito de identificar onde est√£o os principais desperd√≠cios al√©m de apontar quais a√ß√Ķes devem ser tomadas.
Estande: 412
Código do trabalho: PMD08
 

AVALIA√á√ÉO ERGON√ĒMICA DOS ESCUDOS BAL√ćSTICOS DA POL√ćCIA MILITAR

Este trabalho tem como objetivo avaliar o controle e o manejo dos escudos bal√≠sticos e propor melhorias para o Batalh√£o da Tropa de Choque da Pol√≠cia Militar por meio da utiliza√ß√£o dos conceitos de an√°lise ergon√īmica. O trabalho leva em considera√ß√£o todas as restri√ß√Ķes apresentadas e busca oferecer uma melhor experi√™ncia na utiliza√ß√£o, tendo em vista a sa√ļde dos usu√°rios a longo prazo, para que se possa garantir a seguran√ßa da Tropa de Choque em campo e em outras atividades do cotidiano.
Estande: 503
Código do trabalho: PMN17
 

CONTROLE DE ESTOQUE INTELIGENTE DE MEDICAMENTOS PARA ESTABELECIMENTOS DE SA√öDE E FARM√ĀCIAS

O cen√°rio atual em estabelecimentos de sa√ļde e farm√°cias apresenta uma inefici√™ncia no controle de estoque de medicamentos. Por isso, fazendo uso da tecnologia e conceitos da revolu√ß√£o 4.0, o trabalho tem por objetivo propor uma solu√ß√£o de controle de estoque inteligente de medicamentos por meio do desenvolvimento de um dispositivo de estoque, que, conectado √† um sistema de baixo custo, prov√™ dados de estoque em tempo real que permitem um melhor controle a essas organiza√ß√Ķes.
Estande: 114
Código do trabalho: PMD12
 

CRIA√á√ÉO DE EMPRESA DE LOG√ćSTICA PARA IMPORTADORA E CERVEJARIA

De acordo com a ABEPRO, o presente trabalho, em termos de √°reas de conhecimento, pode ser classificado como pertencente √† √°rea de Gest√£o da Produ√ß√£o, sub√°rea, Log√≠stica e Gest√£o da Cadeia de Suprimentos. O objetivo do estudo de caso ora proposto √© analisar a viabilidade operacional e econ√īmica da cria√ß√£o de uma empresa log√≠stica respons√°vel pela movimenta√ß√£o dos produtos de duas empresas diferentes: uma importadora de vinhos vindos da Africa do Sul e uma cervejaria.
Estande: 406
Código do trabalho: PMD09
 

DESENVOLVIMENTO DE CASAS SUSTENT√ĀVEIS

O projeto busca desenvolver moradias populares e modulares a partir de tecnologias sustent√°veis com o objetivo de oferecer melhores condi√ß√Ķes de vida e infraestrutura, sobretudo, para popula√ß√Ķes de locais remotos. O projeto foi desenvolvido baseado no Trip√© de Sustentabilidade e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustent√°vel da Organiza√ß√£o das Na√ß√Ķes Unidas, os ODS 6, 7 e 11, considerando aspectos econ√īmicos, sociais e ambientais.
Estande: 718
Código do trabalho: PMD14
 

DESENVOLVIMENTO DE CURSO A DIST√āNCIA SOBRE CRONO√ĀLISE E ESCRITA DE PROCEDIMENTO PARA MICRO, PEQUENAS E M√ČDIAS EMPRESAS COMO FORMA DE CONTRIBUIR PARA MELHORAR SEU DESEMPENHO NO MERCADO

Este trabalho tem como objetivo aumentar a competitividade das Micro, Pequenas e M√©dias empresas (MPMEs), fazendo uso do ensino √† dist√Ęncia de metodologias da engenharia de produ√ß√£o. Este m√≥dulo contempla os ensinamentos de Cronoan√°lise e Escrita de Procedimento de forma capacitar seus funcion√°rios e tamb√©m de aproximar essas ind√ļstrias da Ind√ļstria 4.0.
Estande: 318
Código do trabalho: PMD16
 

DESENVOLVIMENTO DE JOGO DE TABULEIRO FOCADO EM ECONOMIA CIRCULAR

O objetivo deste trabalho √© desenvolver um jogo l√ļdico que possa disseminar os conceitos de economia circular. Para isso foi desenvolvido um jogo de estrat√©gia de sobreviv√™ncia que oferece, aos participantes, oportunidades de pesquisar alternativas o de materiais descartados e desafios de sobreviv√™ncia em ambiente in√≥spito. O jogo pretende estimular a adi√ß√£o de valor a res√≠duos que s√£o habitualmente descartados pelas pessoas e, dessa forma, √© uma ferramenta de educa√ß√£o ambiental.
Estande: 625
Código do trabalho: PMN11
 

DESENVOLVIMENTO DE MODELO VIRTUAL PARA ALOCA√á√ÉO DE M√ÉO DE OBRA NA MONTAGEM DE CABINAS DE CAMINH√ēES

Estudo desenvolvido na empresa Mercedes Benz Brasil na linha de montagem inferior de cabinas de caminh√Ķes para alocar m√£o de obra por posto e tarefas por operador. Utilizou-se um modelo virtual desenvolvido no ¬ďPlant Simulation¬Ē da Siemens para simular a programa√ß√£o de demanda por turno com dados de cronoan√°lise fornecidos pela empresa. A tomada de decis√£o, apoiada anteriormente na experi√™ncia do supervisor, passa a ter embasamento t√©cnico, resultando em aumento da efici√™ncia de produ√ß√£o.
Estande: 711
Código do trabalho: PMN21
 

DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA DE OTIMIZA√á√ÉO DE PORTF√ďLIO PARA PEQUENOS INVESTIDORES DE PESSOA F√ćSICA

Atualmente o pequeno investidor entra em um impasse: de um lado desconhece ou √© avesso a outros investimentos que n√£o a poupan√ßa. Por outro n√£o recebem nenhum aux√≠lio de como melhor investir. O objetivo prim√°rio deste trabalho √© desenvolver uma ferramenta de otimiza√ß√£o baseada em pesquisa operacional que, baseado no perfil do investidor, selecione o melhor portf√≥lio de investimentos. O objetivo secund√°rio √© transformar esta ferramenta sob forma de um ¬ďapp¬Ē e distribu√≠-la gratuitamente.
Estande: 211
Código do trabalho: PMN06
 

DESENVOLVIMENTO E ESTUDO DE VIABILIDADE T√ČCNICA E ECON√ĒMICA DE UM COOLER EL√ČTRICO MOVIDO √Ä BATERIA.

Esse projeto tem como finalidade desenvolver e realizar um estudo de viabilidade t√©cnica e econ√īmica de um cooler el√©trico movido a bateria, de f√°cil locomo√ß√£o, com capacidade para 12 latas de 350ml e com divis√≥rias pr√©-estabelecidas. Ele conter√° rodas e puxador para garantir melhor experi√™ncia aos clientes.
Estande: 808
Código do trabalho: PMN28
 

EMBALAGEM PADRONIZADA DE CAIXA DE FRUTAS DE PEQUENO PORTE

Frutas chegam na CEAGESP em embalagens aparentemente adequadas para cada tipo, mas longe de serem padronizadas. Há uma nítida perda de espaço quando são transferidas para veículos que as levarão aos pontos de venda. Por isso, desenvolver uma embalagem padronizada para vários tipos de frutas é uma oportunidade de reduzir essas perdas de espaço e de custos. O presente estudo de caso, desenvolvido com frutas de pequeno porte, é o primeiro de uma série que pretende abordar outros produtos agrícolas.
Estande: 106
Código do trabalho: PMD10
 

ESTUDO DA RASTREABILIDADE DE PRODUTOS E MAT√ČRIAS-PRIMAS EM PROCESSOS DE UMA FARM√ĀCIA DE MANIPULA√á√ÉO

Estudo de rastreabilidade dentro de uma linha de produção de uma farmácia de manipulação. Por meio desta rastreabilidade será possível verificar as perdas nos diversos processos da linha e levantar indicadores que possam melhorar na gestão de produtos e matérias-primas. Para o desenvolvimento destes trabalhos, foram utilizados os conceitos Business Process Model and Notation (BPMN), modelagem com diagrama de classes e sistemas gerenciador de banco de dados (Access).
Estande: 713
Código do trabalho: PMN05
 

ESTUDO DA VIABILIDADE T√ČCNICA E ECON√ĒMICA PARA A PRODU√á√ÉO DE UMA VENDING MACHINE PARA VENDA AUTOMATIZADA DE BEBIDAS FUNCIONAIS.

Avaliar a viabilidade Vending Machine que produz shakes e smoothies de suplementos nutricionais com o prop√≥sito de automatizar e customizar a sua produ√ß√£o, proporcionando assim uma experi√™ncia inovadora ao consumidor. Tamb√©m foram analisados os benef√≠cios ao cliente final ao se implementar essa solu√ß√£o em academias, clubes e parques p√ļblicos.
Estande: 126
Código do trabalho: PMD02
 

ESTUDO DE CASO: PROPOSTA DE UM MODELO DE GESTÃO DE ESTOQUE PARA UMA EMPRESA DE CONFECÇÃO

O trabalho tem como objetivo propor um modelo de gestão de estoque para uma empresa de confecção utilizando como base a previsão de demanda a partir de dados históricos. Além disso, a classificar os produtos na curva ABC com o intuito de decidir qual o melhor modelo de estoque para cada produto individualmente. Por fim a aplicação da metodologia kanban de modo a permitir uma fina sintonia entre a gestão do estoque e a produção, agilizando a entrega e a produção de peças.
Estande: 3
Código do trabalho: PMD03
 

ESTUDO DE PLANO DE MANUTEN√á√ÉO EM EQUIPAMENTO DE COMANDO NUM√ČRICO COMPUTADORIZADO

O projeto envolver√° o desenvolvimento de um plano de manuten√ß√£o preventiva e preditiva de equipamento de usinagem com comando num√©rico computadorizado. Ser√° estruturado um banco de dados com par√Ęmetros f√≠sicos que possibilite aprimorar o plano de manuten√ß√£o original fornecido pelo fabricante. O resultado final ser√° o aumento da disponibilidade e confiabilidade do equipamento instalado no N√ļcleo de Sistemas Produtivos Inteligentes (NSPI) do Bloco A do campus do IMT.
Estande: 310
Código do trabalho: PMN24
 

ESTUDO DE VIABILIDADE DE UM SISTEMA DRIVE-THRU EM FARM√ĀCIAS

A pesquisa ir√° desenvolver um estudo de viabilidade t√©cnica e econ√īmica para desenvolvimento de um sistema de atendimento r√°pido e seguro em farm√°cias, tipo "drive-thru". Constatou-se a possibilidade de replicar a metodologia utilizada na √°rea de alimenta√ß√£o, para o segmento de farm√°cias, atendendo as necessidades de clientes e consumidores. O trabalho utilizar√° metodologias e ferramentas da engenharia de produ√ß√£o, com simula√ß√£o do processo.
Estande: 130
Código do trabalho: PMD11
 

ESTUDO DE VIABILIDADE T√ČCNICA PARA A IMPLEMENTA√á√ÉO DE UM SISTEMA H√ćBRIDO E INTELIGENTE DE ENERGIA EL√ČTRICA INTEGRADO, COM O GERENCIAMENTO, ARMAZENAMENTO E GERA√á√ÉO DE ENERGIA PARA CONDOM√ćNIOS RESIDENCIAIS

Análise da viabilidade técnica de um sistema híbrido inteligente para condomínios residenciais utilizando fontes alternativas de geração de energia. Esse sistema permite a entrada de outras fontes no caso de quedas de energia e ter equipamentos funcionando em menos de um segundo após uma eventual queda e ainda reduzir custos e manutenção com sistemas geradores convencionais.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: PMD19
 

ESTUDO ERGON√ĒMICO NO T√äNIS

O objetivo do trabalho foi realizar um estudo ergon√īmico do esfor√ßo dos jogadores de t√™nis, esporte que exige bastante do ponto de vista f√≠sico, tanto pelos movimentos repetitivos como pelo grau de esfor√ßo e pela sobrecarga em diversas articula√ß√Ķes do corpo, fato que resulta em uma s√©rie de les√Ķes. Os dados do projeto foram obtidos por meio de grava√ß√Ķes de v√≠deos e imagens capturadas do tenista e inseridas no software Ergol√Ęndia. Sugest√Ķes e recomenda√ß√Ķes s√£o feitas como conclus√£o do trabalho.
Estande: 509
Código do trabalho: PMN15
 

GUIA DE ORIENTAÇÃO NA CRIAÇÃO DE STARTUPS

O objetivo deste trabalho foi estruturar e desenvolver um guia que sirva como uma orienta√ß√£o do passo-a-passo para a abertura de uma nova empresa e um meio de aprimorar o conhecimento sobre empreendedorismo no Brasil. O Guia, digital e impresso, poder√° municiar os jovens talentos e futuros empres√°rios que demonstram interesse em abrir sua Startup e/ou Fintech com informa√ß√Ķes selecionadas sobre mercado, tend√™ncias, processos jur√≠dicos, fontes de financiamentos e demais temas relacionados.
Estande: 118
Código do trabalho: PMN09
 

INFLU√äNCIA DE PRAZOS M√ČDIOS DE PAGAMENTO NOS RESULTADOS DE COMPANHIAS DE CAPITAL ABERTO

Objetivo: estudar a rela√ß√£o entre os prazos m√©dio de pagamentos, recebimentos e o ciclo operacional de empresas de capital aberto com os seus resultados e com os pre√ßos de suas a√ß√Ķes. Esses indicadores n√£o s√£o comumente analisados e al√©m de serem significativos nos n√ļmeros finais das companhias, podem dizer algumas das suas caracter√≠sticas e do mercado que ela est√° inserida. Tamb√©m ser√° elaborado um m√©todo estat√≠stico para correlacionar esses prazos com o resultado final das empresas.
Estande: 819
Código do trabalho: PMN26
 

MAPEAMENTO E PLANEJAMENTO DE PRODU√á√ÉO DE UMA F√ĀBRICA DE SORVETES

Este trabalho ir√° propor uma melhoria na gest√£o do estoque de produtos acabados em uma f√°brica de sorvetes. H√° na gest√£o atual uma gama diversa de produtos (sabores) que impacta negativamente o fluxo na c√Ęmara fria, que armazena produtos acabados. Observou-se que h√° uma oportunidade de otimizar o espa√ßo de estocagem eliminando sabores que ficam muito tempo ocupando a c√Ęmara. Essa otimiza√ß√£o aumentar√° diretamente na quantidade de sorvete que a f√°brica poder√° produzir, e consequentemente vender.
Estande: 703
Código do trabalho: PMD13
 

MODELO PARA TOMADA DE DECISÃO NO ABASTECIMENTO VEICULAR

Grande parte dos postos de combust√≠vel n√£o monitoram o n√≠vel de satisfa√ß√£o do cliente, em raz√£o disso, apresentam um atendimento abaixo das expectativas. N√£o obstante, um combust√≠vel de m√° qualidade afeta a mec√Ęnica e a efici√™ncia do ve√≠culo. Com isso, foi desenvolvido um modelo de decis√£o multicrit√©rio, que busque a melhor op√ß√£o aliando decis√Ķes como pre√ßo do combust√≠vel, satisfa√ß√£o do cliente e qualidade do combust√≠vel.
Estande: 617
Código do trabalho: PMN13
 

OTIMIZAÇÃO DE PROCESSO EM INDÚSTRIA CERVEJEIRA

Com o crescimento no mercado de bebidas no Brasil, o estudo em quest√£o tem como objetivo indicar qual a melhor forma de utilizar capital para investimentos em expans√£o e obter o maior retorno. A metodologia foi comparar o cen√°rio atual de todos os centros de distribui√ß√£o de uma empresa multinacional atuante no mercado brasileiro com o cen√°rio potencial futuro para outras regi√Ķes do pa√≠s. Dados de uma empresa de m√≠dia foram utilizados para compreender o potencial de expans√£o de cada regi√£o.
Estande: 816
Código do trabalho: PMN29
 

OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE "PUSH" E TRANSFERÊNCIA NA PLANTA PE7 DA BRASKEM

Com o crescimento do mercado em geral, cada vez mais as ind√ļstrias precisam se organizar para garantir uma boa gest√£o log√≠stica de suas transfer√™ncias entre plantas e armaz√©ns. Com esta problem√°tica em vista o trabalho possui o objetivo de otimizar a opera√ß√£o atrav√©s de utiliza√ß√£o de ferramentas matem√°ticas e computacionais.
Estande: 628
Código do trabalho: PMN16
 

PLANT LAYOUT DA EMPRESA SPIRAL DO BRASIL IND√öSTRIA GR√ĀFICA LTDA: UM ESTUDO DE CASO

Layout ou arranjo f√≠sico √© a forma como est√£o dispostas fisicamente as m√°quinas, equipamentos, produtos e pessoal da produ√ß√£o no ambiente fabril. O objetivo deste trabalho √© propor um layout para a nova unidade fabril da Spiral do Brasil Ind√ļstria Gr√°fica, em Itaquaquecetuba, que permita √† mesma o menor custo de movimenta√ß√£o de materiais ¬Ė CMM.
Estande: 207
Código do trabalho: PMD04
 

PLATAFORMA PARA AGENCIAMENTO DE SERVIÇOS

Esse trabalho teve como objetivo integrar em uma √ļnica plataforma v√°rios tipos de servi√ßos de agendamento, tais como petshop, exames m√©dicos, sal√Ķes de beleza, etc., para tornar a experi√™ncia do usu√°rio ao agendar seus servi√ßos mais r√°pida e eficaz. Ao realizar tudo em um √ļnico lugar, seu smartphone, h√° ganhos em produtividade (dispon√≠vel 24x7) e em visibilidade dos estabelecimentos j√° que os usu√°rios tem a oportunidade de consultar todas empresas na plataforma.
Estande: 622
Código do trabalho: PMN14
 

P√ďS VENDAS - INCASE

O setor de p√≥s-vendas na atualidade √© essencial para as empresas que querem se manter em mercados altamente competitivos. Neste sentido, o objetivo deste trabalho √© projetar um setor de p√≥s-vendas para a empresa INCASE, produtora de equipamentos metal√ļrgicos. Dentro deste projeto s√£o descritas todas as atividades que devem compor este setor de P√≥s-vendas e como este deve ser estruturado. De acordo com a ABEPRO, a presente proposta de trabalho situa-se na √°rea de Estrat√©gia e Organiza√ß√Ķes.
Estande: 519
Código do trabalho: PMN20
 

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EM 3D

O trabalho pretende elaborar um modelo de negócio para um serviço de impressão 3D personalizado, com foco principal na substituição de peças de plástico de difícil reposição ou custo elevado. Para isso pretende-se simular uma plataforma de relacionamento com o cliente moderna, tal qual um aplicativo ou um website e melhorar a experiência do consumidor com boa qualidade e prazos reduzidos de entrega do produto.
Estande: 530
Código do trabalho: PMD17
 

PRODUÇÃO EM ESCALA DE MARMITAS

O mercado de congelados atende o p√ļblico que n√£o disp√Ķe de tempo para preparar seu pr√≥prio alimento, especialmente consumidores solteiros que vivem sozinhos ou casais sem filhos. O objetivo deste trabalho √© planejar uma f√°brica de marmitas de produtos congelados, oferecendo um produto pr√°tico e de qualidade visual e nutricional com pre√ßos acess√≠veis. O trabalho tamb√©m contribui para que novas ideias e solu√ß√Ķes possam chegar ao mercado de forma sustent√°vel e com retorno tang√≠vel.
Estande: 301
Código do trabalho: PMN03
 

PRODUTIVIDADE EM PME'S: O CASO DA LAVANDERIA ALBION

Atuando em um mercado competitivo, a Albion busca se firmar como refer√™ncia do ramo de lavanderias de Moema e pretende elaborar um plano estrat√©gico para aumentar a sua produtividade. A partir de uma imers√£o na Albion, foi poss√≠vel aplicar a metodologia utilizada no Bir√ī de Apoio √† Competitividade de Micro, Pequenas e M√©dias Empresas, ligado ao Centro de Pesquisas do IMT, para mapear e estudar os tempos de processo e propor ajustes de lay-out.
Estande: 605
Código do trabalho: PMD18
 

PROJETO DE F√ĀBRICA PARA UMA IND√öSTRIA PROCESSADORA DE A√áA√ć

O objetivo do presente trabalho é reduzir os índices de rejeição no processo de fabricação de para-choques de automóveis, tendo por base metas propostas pela empresa caso, a SMP Automotive. O uso de ferramentas de engenharia de produção voltadas à qualidade de produto e processo são fundamentais para tal estudo.
Estande: 309
Código do trabalho: PMN19
 

PROJETO DE F√ĀBRICA VIRTUAL DO ROB√Ē ROVER

Estudo de uma linha de montagem virtual do veículo de exploração Rover, desenvolvido pela National Aeronautics and Space Administration (NASA) que disponibiliza parte do processo de fabricação do veículo. Esse trabalho estuda a modelagem de uma maquete virtual (fábrica) e a simulação de sua linha de produção, ou seja, montar a disposição dos equipamentos em postos de trabalho de modo virtual em toda a linha de produção e realizar o estudo de tempos de fabricação e possíveis gargalos de produção.
Estande: 103
Código do trabalho: PMD07
 

PROPOSTA DE INTERVEN√á√ÉO E AN√ĀLISE ERGON√ĒMICA DE UMA CADEIRA DE RODAS

O projeto visa definir as inclina√ß√Ķes ergonomicamente ideais do assento e do encosto de uma cadeira de rodas com sistema de inclina√ß√£o, bem como proporcionar melhorias ergon√īmicas na remo√ß√£o do paciente pelo cuidador, al√©m de proporcionar as adapta√ß√Ķes necess√°rias para trazer benef√≠cios em termos de acessibilidade, mobilidade, sa√ļde e seguran√ßa do paciente de acordo com seu est√°gio cl√≠nico.
Estande: 837
Código do trabalho: PMN18
 

PROPOSTA DE TRADE-OFF ENTRE MODAIS DE TRANSPORTE PARA SUPRIMENTO DAS NECESSIDADES BRASILEIRAS

O trabalho consiste em apresentar uma alternativa para a movimenta√ß√£o das principais commodities agr√≠colas brasileiras em seu ciclo de vida, desde a colheita at√© o consumidor final. Com base em dados do IBGE, utilizando t√©cnicas de Pesquisa Operacional, e fundamentado no Mundo do Ganho proveniente da Teoria das Restri√ß√Ķes, a proposta de aumentar o ganho, ao reduzir o custo vari√°vel por TKU (Tonelada por Quilograma √ötil) e apresentar uma alternativa de movimenta√ß√£o para melhor performance.
Estande: 722
Código do trabalho: PMN22
 

RADIO COMUNICAÇÃO E SEGURANÇA DO TRABALHO

O policial militar para se comunicar com um colega de trabalho ou com sua central, utiliza um r√°dio comunicador, conhecido como Walk-Talk (Ande-Fale, em ingl√™s) que possibilita o envio e o recebimento de uma mensagem de voz, gerando comunica√ß√£o entre as partes. Neste instrumento, o policial tamb√©m utiliza o equipamento port√°til de comunica√ß√£o, chamado de Hand-Talk (M√£o-Fale, em ingl√™s), afixado na camisa de farda pr√≥ximo ao ombro. Este acess√≥rio √© conectado atrav√©s de um cabo eletr√īnico at√© o ap
Estande: 201
Código do trabalho: PMN10
 

REDUÇÃO DO TEMPO DE ATENDIMENTO EM VIATURAS POLICIAIS E EMERGENCIAIS

Visando atender a meta de tempo de atendimento a emergências estipulada pela Polícia Militar do Estado de São Paulo e levando em consideração os problemas de fluxo urbano na Cidade de São Caetano do Sul, esse estudo busca reduzir o tempo de respostas a ocorrências através de prioridade semafórica. A região escolhida foi a Avenida Goiás e suas adjacências pois, é uma via que atravessa a cidade e, possui muitos cruzamentos com semáforos, o que inviabiliza o rápido deslocamento das viaturas.
Estande: 312
Código do trabalho: PMN01
 

USO DE TECNOLOGIA NO AGRONEG√ďCIO: AUX√ćLIO NA MELHORIA DE PRODUTIVIDADE DE PEQUENOS PRODUTORES RURAIS

Auxiliar os pequenos produtores rurais em rela√ß√£o √†s produtividades de suas planta√ß√Ķes, por meio da cria√ß√£o de uma base de dados a partir de coleta de dados, em tempo real, previamente selecionados de uma planta√ß√£o de trigo, usado tecnologia sensorial. A base de dados ser√° alimentada remotamente e as informa√ß√Ķes processadas. Assim, an√°lises e compara√ß√Ķes ser√£o realizadas, usando como base as informa√ß√Ķes te√≥ricas ideais para a m√°xima produtividade poss√≠vel de um plantio de trigo.
Estande: 413
Código do trabalho: PMN02
 

VIABILIDADE T√ČCNICA E ECON√ĒMICA DA IMPLANTA√á√ÉO DE UNIDADE PRODUTIVA DE POL√ćMEROS

O trabalho envolve a elabora√ß√£o de um estudo de viabilidade t√©cnica e econ√īmica para implanta√ß√£o de unidade produtiva fracionada de pol√≠meros. O produto ser√° comercializado por uma empresa de m√©dio porte, oferecendo aos clientes um kit com pequenas quantidades que permita sua aplica√ß√£o e venda no mercado livre atrav√©s da internet. Envolver√° a aplica√ß√£o dos conhecimentos da engenharia de produ√ß√£o, juntamente com estudos de marketing e de viabilidade econ√īmica.
Estande: 623
Código do trabalho: PMN23
 

VIRTUALIZA√á√ÉO DE PROJETO DE F√ĀBRICA: NOVA UNIDADE FABRIL DE UMA EMPRESA DO SETOR T√äXTIL

A virtualiza√ß√£o √© uma importante ferramenta para ganho de produtividade e por que n√£o, competitividade. O objetivo principal deste trabalho foi virtualizar o projeto da nova unidade fabril da empresa T√™xtil Sauter Ltda., localizada em Ribeir√£o Pires, permitindo validar o mesmo e no caso de identificar inconsist√™ncias realizadas no projeto em 2D (duas dimens√Ķes), apresentar sugest√Ķes de melhoria tendo por foco redu√ß√£o do custo de implanta√ß√£o da nova f√°brica.
Estande: 122
Código do trabalho: PMN04