Pesquisa de trabalhos

 
 
A pesquisa é realizada em todas as informações.
Os campos da busca são: título do trabalho, descrição, código do trabalho, estande, nome do aluno e RA.
Caso deseje-se procurar em todos os cursos, selecionar "Todos os cursos" na caixa "Selecionar outro curso..."
 
 
 
 

Engenharia de Produção
2019

Número de trabalhos exibidos: 49

ANÁLISE DO PROCESSO DE PINTURA POR ELETRODEPOSIÇÃO EM EMPRESA DO SETOR AUTOMOBILÍSTICO

Neste trabalho buscou-se: analisar o processo de pintura eletroforética catódica, denominada pintura por eletrodeposição, propor melhorias e implementá-las para permitir a redução da quantidade de carrocerias de automóveis não conformes resultantes de tal processo. A expectativa foi a de reduzir a incidência de não conformidades para se eliminarem 80% dos recursos disponibilizados para sua correção.
Código do trabalho: PMN27
 
 

ANÁLISE DO PROCESSO PRODUTIVO DE PRODUTO SEMIACABADOS: COMPARAÇÃO DE SISTEMA DE ARMAZENAGEM E TRANSPORTE E VIABILIDADE DE INTERNALIZAÇÃO DO PROCESSO DE TINTURARIA DA EMPRESA CAMESA INDÚSTRIA TÊXTIL

Neste trabalho busca-se analisar as diferentes possibilidades de organização dos sistemas de armazenagem e transporte de produto semiacabado na Camesa Indústria Têxtil, empresa responsável pela fabricação de toalhas para banho e mesa, lençóis e cobertores, situada em Guarulhos, São Paulo, com a finalidade de reduzir os custos associados ao retrabalho, transporte, armazenagem, perdas de matéria-prima e ergonomia.
Código do trabalho: PMD06
 
 

ANÁLISE E AVALIAÇÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS DE UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE NO SEGMENTO ALIMENTÍCIO. UM ESTUDO DE CASO NO EMPÓRIO SASSON.

Devido à natureza empreendedora da gestão, o estágio organizacional do Empório Sasson caracteriza-se como natural, o que possibilita a identificação de oportunidades de melhorias. Para tanto, compreender o fluxo físico de bens e o de informações que compõem o processo integrado da logística, que vai desde a captação de matéria-prima até as mãos do cliente final, permite que o gerenciamento das operações da cadeia produtiva desenvolva uma vantagem competitiva na óptica de produtividade e sustentabilidade.
Código do trabalho: PMD15
 
 

ANÁLISE E AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS LOGÍSTICOS AO LONGO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS DE UMA EMPRESA DE ARTEFATOS DE BORRACHA

A maior fonte de problemas quando se fala em cadeia de suprimentos é a falta de planejamento dos processos logísticos que envolvem a empresa, podendo gerar custos e riscos e comprometê-la. O objetivo deste trabalho é aumentar o controle de estocagem e a eficiência produtiva da empresa MAPRA Mangueiras, identificando, ilustrando e criando possíveis métodos e melhorias ao longo da cadeia de suprimentos dela.
Código do trabalho: PMN08
 
 

ANÁLISE E AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS LOGÍSTICOS DA CADEIA DE SUPRIMENTOS DE UMA EMPRESA PRODUTORA DE CAPACETES

A FW3 Capacetes é uma empresa produtora de capacetes de motocicletas, na região do ABC e fundada em 2018, que apresenta problemas em suas operações, o que é evidenciado por frequentes interrupções na linha de produção devido à falta de suprimentos e ao baixo nível de atendimento aos clientes. O intuito do trabalho foi o de avaliar o estado atual da companhia para se identificarem as causas dos principais problemas e se sugerirem alterações que elevem o patamar de competitividade da empresa.
Código do trabalho: PMN25
 
 

ANÁLISE E AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS LOGÍSTICOS NA CADEIA DE SUPRIMENTOS. UM ESTUDO DE CASO NO SEGMENTO DE BELEZA NA DAFITI GROUP

O trabalho tem como principal objetivo mapear e analisar o fluxo completo dos processos logísticos da cadeia de suprimentos do departamento de Beleza na Dafiti Group para identificar possíveis ganhos, otimizações de processos, oportunidades de melhorias e gargalos existentes, que impactam diretamente a produtividade da empresa.
Código do trabalho: PMD01
 
 

ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO DOS POLICIAIS DA ROCAM DO 12.º BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR DE SÃO PAULO

O trabalho tem como objetivo analisar ergonomicamente o trabalho dos policiais da ROCAM do 12.º Batalhão da Polícia Militar de São Paulo, visando identificar as atividades potencialmente prejudiciais à integridade física desses profissionais. A justificativa é devida ao alto índice de afastamento em função das condições laborais.
Código do trabalho: PMN30
 
 

ANÁLISE PREDITIVA DOS PREÇOS DAS AÇÕES DO MERCADO À VISTA UTILIZANDO MÉTODOS DE PREVISÃO DE DEMANDA E REGRESSÃO LINEAR MÚLTIPLA

Este trabalho tem por objetivo verificar se métodos de planejamento e controle de produção, como média móvel e projeção de demanda, conseguem prever o preço-alvo de uma ação no mercado de capitais comparados com métodos desenvolvidos com base em análise fundamentalista, e no modelo de econometria ARIMA.
Código do trabalho: PMN07
 
 

AUMENTO DE EFICIÊNCIA NUMA FÁBRICA DE BORRACHAS DE SILICONE UTILIZANDO FERRAMENTAS DO "LEAN MANUFACTURING"

Uma linha de produção mal planejada acarretará diversos problemas de processo. Grande parte das fábricas no Brasil sofre com a falta de um bom planejamento, causando desperdícios de ordem monetária, de material e tempo. Neste trabalho objetiva-se o aumento da eficiência da empresa Borveda por meio da implementação de ferramentas do "lean manufacturing", com o intuito de se identificar onde estão os principais desperdícios além de apontar quais ações devem ser tomadas para evitá-los.
Código do trabalho: PMD08
 
 

AVALIAÇÃO ERGONÔMICA DOS ESCUDOS BALÍSTICOS DA POLÍCIA MILITAR

Este trabalho tem como objetivo avaliar o controle e o manejo dos escudos balísticos e propor melhorias para o Batalhão da Tropa de Choque da Polícia Militar por meio da utilização dos conceitos de análise ergonômica. O trabalho leva em consideração todas as restrições apresentadas e busca oferecer uma experiência melhor na utilização, tendo em vista a saúde dos usuários em longo prazo, para que se possa garantir a segurança da Tropa de Choque em campo e em outras atividades do cotidiano.
Código do trabalho: PMN17
 
 

CONTROLE DE ESTOQUE INTELIGENTE DE MEDICAMENTOS PARA ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE E FARMÁCIAS

O cenário atual dos estabelecimentos de saúde e farmácias apresenta uma ineficiência no controle de estoque de medicamentos. Por isso, fazendo uso da tecnologia e conceitos da revolução 4.0, este trabalho tem por objetivo propor uma solução de controle de estoque inteligente de medicamentos com o desenvolvimento de um dispositivo de estoque, que, conectado a um sistema de baixo custo, provê dados de estoque em tempo real que permitem um controle melhor para essas organizações.
Código do trabalho: PMD12
 
 

CRIAÇÃO DE EMPRESA DE LOGÍSTICA PARA UMA CERVEJARIA E UMA DISTRIBUIDORA

De acordo com a ABEPRO, o presente trabalho, em termos de áreas de conhecimento, pode ser classificado como pertencente à área de Gestão da Produção, subárea Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos. O objetivo do estudo de caso ora proposto é analisar a viabilidade operacional e econômica da criação de uma empresa logística responsável pela movimentação dos produtos de duas empresas diferentes: uma importadora de vinhos oriundos da África do Sul e uma cervejaria.
Código do trabalho: PMD09
 
 

DESENVOLVIMENTO DE CURSO A DISTÂNCIA SOBRE CRONOÁLISE E ESCRITA DE PROCEDIMENTO PARA MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS COMO FORMA DE CONTRIBUIR PARA MELHORAR SEU DESEMPENHO NO MERCADO

Este trabalho tem como objetivo aumentar a competitividade das Micro, Pequenas e Médias empresas (MPMEs), fazendo uso do ensino a distância de metodologias da engenharia de produção. Este módulo abrange os ensinamentos de Cronoanálise e Escrita de Procedimento para capacitar seus funcionários e aproximar essas indústrias da Indústria 4.0.
Código do trabalho: PMD16
 
 

DESENVOLVIMENTO DE JOGO DE TABULEIRO FOCADO EM ECONOMIA CIRCULAR

O objetivo deste trabalho consiste em desenvolver um jogo lúdico que possa disseminar os conceitos de economia circular. Para isso foi desenvolvido um jogo de estratégia de sobrevivência que oferece aos participantes oportunidades de pesquisar alternativas para materiais descartados e desafios de sobrevivência em ambiente inóspito. Com o jogo pretende-se estimular a adição de valor a resíduos habitualmente descartados pelas pessoas e, dessa forma, ser uma ferramenta de educação ambiental.
Código do trabalho: PMN11
 
 

DESENVOLVIMENTO DE MODELO VIRTUAL PARA ALOCAÇÃO DE MÃO DE OBRA NA MONTAGEM DE CABINAS DE CAMINHÕES

Estudo desenvolvido na empresa Mercedes-Benz Brasil na linha de montagem inferior de cabinas de caminhões para alocar mão de obra por posto e tarefas por operador. Utilizou-se um modelo virtual desenvolvido no “Plant Simulation” da Siemens para representar a programação de demanda por turno com dados de cronoanálise fornecidos pela empresa. A tomada de decisão, apoiada anteriormente na experiência do supervisor, passa a ter embasamento técnico, resultando em aumento da eficiência de produção.
Código do trabalho: PMN21
 
 

DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA DE OTIMIZAÇÃO DE PORTFÓLIO PARA PEQUENOS INVESTIDORES DE PESSOA FÍSICA

Atualmente, o pequeno investidor entra num impasse: de um lado desconhece ou é avesso a outros investimentos que não a poupança; por outro, não recebem nenhum auxílio de como melhor investir. O objetivo primário deste trabalho é desenvolver uma ferramenta de otimização baseada em pesquisa operacional que, fundada no perfil do investidor, selecione o melhor portfólio de investimentos. O objetivo secundário consiste em transformar essa ferramenta num “app” e distribuí-la gratuitamente.
Código do trabalho: PMN06
 
 

DESENVOLVIMENTO E ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DE UM "COOLER" ELÉTRICO MOVIDO A BATERIA.

Este projeto tem como finalidade desenvolver e realizar um estudo de viabilidade técnica e econômica de um "cooler" elétrico movido a bateria, de fácil locomoção, com capacidade para 12 latas de 350mL e com divisórias preestabelecidas. Ele contém rodas e puxador para garantir melhor experiência aos clientes.
Código do trabalho: PMN28
 
 

EMBALAGEM PADRONIZADA DE CAIXA DE FRUTAS DE PEQUENO PORTE

Frutas chegam à CEAGESP em embalagens aparentemente adequadas para cada tipo, mas longe de serem padronizadas. Há uma nítida perda de espaço quando são transferidas para veículos que as levarão aos pontos de venda. Por isso, desenvolver uma embalagem padronizada para vários tipos de frutas é uma oportunidade de reduzir essas perdas de espaço e de custos. O presente estudo de caso, desenvolvido com frutas de pequeno porte, é o primeiro de uma série em que se pretende abordar outros produtos agrícolas.
Código do trabalho: PMD10
 
 

ESTUDO DA AVALIAÇÃO TÉCNICA E ECONÔMICA DE UMA NOVA LINHA DE PRODUTOS À BASE DE RESINA EPÓXI

O trabalho envolve a elaboração de um estudo de viabilidade técnica e econômica para a implantação de unidade produtiva fracionada de polímeros. O produto será comercializado por uma empresa de médio porte, oferecendo aos clientes um kit com pequenas quantidades que permita sua aplicação e venda no mercado livre pela internet. Abrange a aplicação dos conhecimentos da engenharia de produção, com estudos de marketing e de viabilidade econômica.
Código do trabalho: PMN23
 
 

ESTUDO DA RASTREABILIDADE DE PRODUTOS E MATÉRIAS-PRIMAS E ESTIMATIVA DE CUSTO DAS PERDAS EM PROCESSOS DE UMA FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO

Este é um estudo de rastreabilidade dentro de uma linha de produção de uma farmácia de manipulação. Por meio da rastreabilidade, é possível se verificarem as perdas nos diversos processos da linha e se levantarem indicadores que possam melhorar a gestão de produtos e matérias-primas. Para o desenvolvimento dos trabalhos, foram utilizados os conceitos "Business Process Model and Notation" (BPMN), modelagem com diagrama de classes e sistema gerenciador de banco de dados (Access).
Código do trabalho: PMN05
 
 

ESTUDO DA VIABILIDADE DE UMA PLATAFORMA DE INTEGRAÇÃO DE DADOS E OTIMIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE AGENDAMENTOS EM LABORATÓRIOS

Este trabalho teve como objetivo integrar numa única plataforma vários tipos de serviços de agendamento, tais como "petshop", exames médicos, salões de beleza etc., para tornar a experiência do usuário, ao agendá-los, mais rápida e eficaz. Ao realizar tudo num só lugar, seu "smartphone", há ganhos em produtividade (disponível 24x7) e em visibilidade dos estabelecimentos, já que os usuários têm a oportunidade de consultar todas empresas na plataforma.
Código do trabalho: PMN14
 
 

ESTUDO DA VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA PARA A PRODUÇÃO DE UMA VENDING MACHINE PARA VENDA AUTOMATIZADA DE BEBIDAS FUNCIONAIS

Neste estudo avaliou-se a viabilidade de uma "Vending Machine" que produz "shakes" e "smoothies" de suplementos nutricionais com o propósito de automatizar e customizar a sua produção, proporcionando uma experiência inovadora ao consumidor. Nele, também foram analisados os benefícios ao cliente final ao se implementar essa solução em academias, clubes e parques públicos.
Código do trabalho: PMD02
 
 

ESTUDO DE CASO: PROPOSTA DE UM MODELO DE GESTÃO DE ESTOQUE PARA UMA EMPRESA DE CONFECÇÃO

No trabalho tem-se como objetivo propor um modelo de gestão de estoque para uma empresa de confecção utilizando-se como base a previsão de demanda com base em dados históricos. Além disso, classificaram-se os produtos na curva ABC com o intuito de decidir qual o melhor modelo de estoque para cada produto isoladamente. No final, aplicou-se a metodologia Kanban para permitir uma fina sintonia entre a gestão do estoque e a produção, agilizando a entrega e a produção de peças.
Código do trabalho: PMD03
 
 

ESTUDO DE PLANO DE MANUTENÇÃO EM EQUIPAMENTO DE COMANDO NUMÉRICO COMPUTADORIZADO

O projeto envolverá o desenvolvimento de um plano de manutenção preventiva e preditiva de equipamento de usinagem com comando numérico computadorizado. Foi estruturado um banco de dados com parâmetros físicos que possibilitaram aprimorar o plano de manutenção original fornecido pelo fabricante. O resultado final foi o aumento da disponibilidade e confiabilidade do equipamento instalado no Núcleo de Sistemas Produtivos Inteligentes (NSPI) do Bloco A do "Campus" do IMT.
Código do trabalho: PMN24
 
 

ESTUDO DE VIABILIDADE DE UM SISTEMA "DRIVE-THRU" EM FARMÁCIAS

Neste trabalho desenvolveu-se um estudo de viabilidade técnica e econômica para um sistema de atendimento rápido e seguro do tipo "drive-thru" em farmácias . Constatou-se a possibilidade de replicar a metodologia utilizada na área de alimentação, para o segmento de farmácias, atendendo as necessidades de clientes e consumidores. No trabalho foram usadas metodologias e ferramentas da engenharia de produção, com simulação do processo.
Código do trabalho: PMD11
 
 

ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA HÍBRIDO E INTELIGENTE DE ENERGIA ELÉTRICA INTEGRADO, COM O GERENCIAMENTO, ARMAZENAMENTO E GERAÇÃO DE ENERGIA PARA CONDOMÍNIOS RESIDENCIAIS

Este estudo consiste na análise da viabilidade técnica de um sistema híbrido inteligente para condomínios residenciais, utilizando fontes alternativas de geração de energia. Esse sistema permite a entrada de outras fontes, no caso de quedas de energia, e equipamentos que funcionem em menos de um segundo após uma eventual queda, além da redução de custos e manutenção com sistemas geradores convencionais.
Código do trabalho: PMD19
 
 

ESTUDO E PROJETO DO PRODUTO PARA A VIABILIDADE ERGONÔMICA E ECONÔMICA DE UMA CADEIRA DE RODAS COM SISTEMA DE INCLINAÇÃO

Neste projeto, visa-se não apenas definir as inclinações ergonomicamente ideais do assento e do encosto de uma cadeira de rodas com sistema de inclinação, como também proporcionar melhorias ergonômicas na remoção do paciente pelo cuidador, além de proporcionar as adaptações necessárias para trazer-lhe benefícios em termos de acessibilidade, mobilidade, saúde e segurança de acordo com seu estágio clínico.
Código do trabalho: PMN18
 
 

ESTUDO ERGONÔMICO NO ESPORTE ELETRÔNICO

O objetivo deste trabalho é uma análise ergonômica nas condições de trabalho de jogadores profissionais de esportes eletrônicos. Com isso, a ambição principal neste trabalho será identificar, por meio de uma análise da postura, dos movimentos realizados pelos atletas nos membros superiores e, por fim, da exposição à iluminação e ruído, os principais problemas ergonômicos referentes à pratica da atividade.
Código do trabalho: PMN15
 
 

ESTUDO PARA REDUÇÃO DO TEMPO DE RESPOSTA DE VIATURAS POLICIAIS ATRAVÉS DE PRIORIDADE SEMAFÓRICA

Visando alcançar a meta de tempo de atendimento a emergências estipulada pela Polícia Militar do Estado de São Paulo e levando-se em consideração os problemas de fluxo urbano na cidade de São Caetano do Sul, neste estudo busca-se reduzir o tempo de respostas a ocorrências por meio da prioridade de semáforos. A região escolhida foi a Avenida Goiás e suas adjacências, pois é uma via que atravessa a cidade e possui muitos cruzamentos com semáforos, o que inviabiliza o rápido deslocamento das viaturas.
Código do trabalho: PMN01
 
 

GUIA DE ORIENTAÇÃO NA CRIAÇÃO DE "STARTUPS"

O objetivo deste trabalho é o de estruturar e desenvolver um guia que sirva como uma orientação do passo-a-passo para a abertura de uma nova empresa e um meio de aprimorar o conhecimento sobre empreendedorismo no Brasil. O Guia, digital e impresso, poderá municiar os jovens talentos e futuros empresários que demonstram interesse em abrir sua "Startup" e/ou "Fintech" com informações selecionadas sobre mercado, tendências, processos jurídicos, fontes de financiamentos e demais temas correlacionados.
Código do trabalho: PMN09
 
 

INFLUÊNCIA DOS PRAZOS MÉDIOS DE PAGAMENTOS, DE RECEBIMENTOS E DO CICLO OPERACIONAL NOS RESULTADOS DE COMPANHIAS DE CAPITAL ABERTO

O objetivo deste trabalho foi o de estudar a relação entre os prazos médios de pagamentos, recebimentos e o ciclo operacional de empresas de capital aberto com os seus resultados e com os preços de suas ações. Esses indicadores não são comumente analisados e, além de serem significativos nos números finais das companhias, podem dizer algumas das suas características e do mercado em que ela está inserta. Também foi elaborado um método estatístico para correlacionar esses prazos com o resultado das empresas.
Código do trabalho: PMN26
 
 

MAPEAMENTO E PLANEJAMENTO DE PRODUÇÃO DE UMA FÁBRICA DE SORVETES

Neste trabalho é proposta uma melhoria na gestão do estoque de produtos acabados, numa fábrica de sorvetes. Há, na gestão atual, uma gama diversa de produtos (sabores) que impacta negativamente o fluxo na câmara fria, que armazena produtos acabados. Observou-se que existe uma oportunidade de se otimizar o espaço de estocagem eliminando sabores que ficam muito tempo ocupando-a. Essa otimização aumenta diretamente a quantidade de sorvetes que a fábrica poderá produzir e, consequentemente, vender.
Código do trabalho: PMD13
 
 

OTIMIZAÇÃO DE PROCESSO EM INDÚSTRIA CERVEJEIRA

Com o crescimento no mercado de bebidas no Brasil, o estudo em questão tem como objetivo indicar qual a melhor forma de se utilizar capital para investimentos em expansão e obter-se o maior retorno. A metodologia consistiu em se comparar o cenário atual de todos os centros de distribuição de uma empresa multinacional atuante no mercado brasileiro com o cenário potencial futuro para outras regiões do País. Dados de uma empresa de mídia foram utilizados para compreender o potencial de expansão de cada região.
Código do trabalho: PMN29
 
 

OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE "PUSH" E TRANSFERÊNCIA NA PLANTA PE7 DA BRASKEM

Com o crescimento do mercado em geral, cada vez mais as indústrias precisam organizar-se para garantir uma boa gestão logística de suas transferências entre plantas e armazéns. Com isso em vista, no trabalho tem-se o objetivo de otimizar a operação com a utilização de ferramentas matemáticas e computacionais.
Código do trabalho: PMN16
 
 

PLANT LAYOUT DA EMPRESA SPIRAL DO BRASIL INDÚSTRIA GRÁFICA LTDA

"Layout" ou arranjo físico é a forma como estão dispostas fisicamente as máquinas, equipamentos, produtos e pessoal da produção no ambiente fabril. O objetivo deste trabalho é propor um "layout" para a nova unidade fabril da Spiral do Brasil Indústria Gráfica, em Itaquaquecetuba, que permita a ela o menor custo de movimentação de materiais – CMM.
Código do trabalho: PMD04
 
 

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EM 3D

Neste trabalho, elaborou-se um modelo de negócio para um serviço de impressão 3D personalizado, com foco principal na substituição de peças de plástico de difícil reposição ou custo elevado. Para isso, simulou-se uma plataforma moderna de relacionamento com o cliente X, tal qual um aplicativo ou um "website" e houve melhoria na experiência do consumidor com boa qualidade e prazos reduzidos de entrega do produto.
Código do trabalho: PMD17
 
 

PRODUÇÃO DE MARMITAS EM ESCALA

O mercado de congelados atende o público que não dispõe de tempo para preparar seu próprio alimento, especialmente consumidores solteiros que vivem sozinhos ou casais sem filhos. O objetivo deste trabalho é planejar uma fábrica de marmitas de produtos congelados, oferecendo um produto prático, com qualidade visual e nutricional além de preços acessíveis. O trabalho também contribui para que novas ideias e soluções possam chegar ao mercado de forma sustentável e com retorno tangível.
Código do trabalho: PMN03
 
 

PRODUTIVIDADE EM PMES

Atuando num mercado competitivo, a Albion busca firmar-se como referência no ramo de lavanderias de Moema. Com base nisso, elaborou-se um plano estratégico para aumentar a sua produtividade. A partir de uma imersão na Albion, foi possível aplicar a metodologia utilizada no Birô de Apoio à Competitividade de Micro, Pequenas e Médias Empresas, ligado ao Centro de Pesquisas do IMT, para mapear e estudar os tempos de processo e propor ajustes de leiaute.
Código do trabalho: PMD18
 
 

PROJETO DE CASAS POPULARES COM USO DE TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS PARA COMUNIDADES RURAIS DE GOIÁS

Neste projeto busca-se desenvolver moradias populares e modulares a partir de tecnologias sustentáveis com o objetivo de oferecer melhores condições de vida e infraestrutura, sobretudo para populações de locais remotos. O projeto foi desenvolvido baseado no Tripé de Sustentabilidade e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, os ODS 6, 7 e 11, considerando-se aspectos econômicos, sociais e ambientais.
Código do trabalho: PMD14
 
 

PROJETO DE CRIAÇÃO DE UM SERVIÇO DE PÓS-VENDAS NA EMPRESA INCASE

O setor de pós-vendas na atualidade é essencial para as empresas que desejam manter-se em mercados altamente competitivos. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é projetar um setor de pós-vendas para a empresa INCASE, produtora de equipamentos metalúrgicos. Dentro do projeto são descritas todas as atividades que devem compor esse setor e como esse deve ser estruturado. De acordo com a ABEPRO, a presente proposta de trabalho situa-se na área de Estratégia e Organizações.
Código do trabalho: PMN20
 
 

PROJETO DE FÁBRICA PARA UMA INDÚSTRIA PROCESSADORA DE AÇAÍ

O objetivo do presente trabalho é reduzir os índices de rejeição no processo de fabricação de para-choques de automóveis, tendo por base metas propostas pela empresa-caso, a SMP Automotive. O uso de ferramentas de engenharia de produção voltadas à qualidade de produto e processo foram fundamentais para tal estudo.
Código do trabalho: PMN19
 
 

PROJETO DE FÁBRICA VIRTUAL DO ROBÔ "ROVER"

Este é um estudo de uma linha de montagem virtual do veículo de exploração "Rover", desenvolvido pela "National Aeronautics and Space Administration" (NASA) que disponibiliza parte do processo de fabricação do veículo. Neste trabalho, estuda-se a modelagem de uma maquete virtual (fábrica) e a simulação de sua linha de produção, ou seja, a montagem virtual da disposição dos equipamentos em postos de trabalho em toda a linha de produção, os tempos de fabricação e possíveis gargalos de produção.
Código do trabalho: PMD07
 
 

PROPOSTA DE "TRADE-OFF" ENTRE MODAIS DE TRANSPORTE PARA SUPRIMENTO DAS NECESSIDADES BRASILEIRAS

Este trabalho consiste em apresentar uma alternativa para a movimentação das principais "commodities" agrícolas brasileiras em seu ciclo de vida, desde a colheita até o consumidor final. Com base em dados do IBGE, utilizaram-se técnicas de Pesquisa Operacional e fundamentada no Mundo do Ganho proveniente da Teoria das Restrições, a proposta de aumentar o ganho concretizou-se, ao se reduzir o custo variável por TKU (Tonelada por Quilograma Útil) e ao apresentar-se uma alternativa de movimentação para melhor desempenho.
Código do trabalho: PMN22
 
 

PROPOSTA DE MANUTENÇÃO PREDITIVA UTILIZANDO CONCEITOS DE INDÚSTRIA 4.0 EM RESTAURANTES

Empresas em geral possuem gastos expressivos com manutenção, pois esperam a falha ocorrer para gastarem com manutenção corretiva do ativo, além dos custos intangíveis de sua parada. Isso ocorre, pois não há monitoramento desses ativos. Se tivessem indicadores que predizem a manutenção, haveria redução nos custos de manutenção. Neste trabalho promove-se a instalação de sensores de monitoramento numa pastelaria, buscando soluções de melhoria para o microempresário, com menor custo de implementação.
Código do trabalho: PMN12
 
 

PROPOSTA DE MODELO DE DECISÃO MULTICRITÉRIO NO ABASTECIMENTO VEICULAR

Grande parte dos postos de combustível não monitoram o nível de satisfação do cliente. Em razão disso, apresentam um atendimento abaixo das expectativas, quando não um combustível de má qualidade afeta a mecânica e a eficiência do veículo. Com isso, foi desenvolvido um modelo de decisão multicritério, que busca a melhor opção aliando decisões como preço do combustível, satisfação do cliente e qualidade do combustível.
Código do trabalho: PMN13
 
 

RADIOCOMUNICAÇÃO E SEGURANÇA DO TRABALHO

Este trabalho tem como objetivo desenvolver um equipamento de radiocomunicação que garanta mais segurança ao policial da ROCAM (Ronda Ostensiva de Apoio aos Motocicletas), de forma que ele não precise mais retirar as mãos do guidão para se comunicar com sua central e colegas de trabalho. No projeto utilizaram-se ferramentas de desenvolvimento de produto e de segurança no trabalho para concretizar o protótipo e entregar um aparelho com mais qualidade de comunicação, com maior praticidade e inovação.
Código do trabalho: PMN10
 
 

REDUÇÃO DE DESPERDÍCIOS NA ÁREA INDUSTRIAL: UMA EMPRESA DO SETOR DE HIGIENE PESSOAL.

Neste trabalho, será tratado o aumento da produtividade e a contribuição para a competitividade numa fábrica de produtos de higiene pessoal com base na redução de custos de movimentação de materiais e da adequada Gestão dos Estoques, ambos fundamentais para permitir a qualquer organização industrial ganhos de produtividade e competitividade.
Código do trabalho: PMD05
 
 

USO DE TECNOLOGIA NO AGRONEGÓCIO: AUXÍLIO NA MELHORIA DE PRODUTIVIDADE DE PEQUENOS PRODUTORES RURAIS

Com este trabalho, pretende-se auxiliar os pequenos produtores rurais na produtividade de suas plantações, com a criação de uma base de dados a partir da coleta de dados, em tempo real, previamente selecionados de uma plantação de trigo, usando-se tecnologia sensorial. A base de dados é alimentada remotamente e as informações processadas. Análises e comparações são realizadas, tomando-se como base as informações teóricas ideais para a máxima produtividade possível de um plantio de trigo.
Código do trabalho: PMN02
 
 

VIRTUALIZAÇÃO DE PROJETO DE FÁBRICA: NOVA UNIDADE FABRIL DE UMA EMPRESA DO SETOR TÊXTIL

A virtualização é uma importante ferramenta para ganho de produtividade e, por que não, de competitividade. O objetivo principal deste trabalho é virtualizar o projeto da nova unidade fabril da empresa Têxtil Sauter Ltda., localizada em Ribeirão Pires, permitindo validá-lo. No caso de se identificarem inconsistências no projeto em 2D (duas dimensões), apresentam-se sugestões de melhoria tendo por foco redução do custo de implantação da nova fábrica.
Código do trabalho: PMN04