Pesquisa de trabalhos

 
 
A pesquisa é realizada em todas as informações.
Os campos da busca são: título do trabalho, descrição, código do trabalho, estande, nome do aluno e RA.
Caso deseje-se procurar em todos os cursos, selecionar "Todos os cursos" na caixa "Selecionar outro curso..."
 
 
 
 

Engenharia de Produção
2016

Número de trabalhos exibidos: 38

"BIKE SHARING": ANÁLISE CRÍTICA E ESTUDO DE VIABILIDADE DO SISTEMA

Este trabalho consiste numa análise crítica do sistema de compartilhamento de bicicletas da cidade de São Paulo. Com ela busca-se avaliar potenciais melhorias para o sistema e a percepção dos cidadãos quanto à utilização dele na cidade. As melhorias conseguidas com ele são: redução dos poluentes atmosféricos, exercício físico ao usuário, melhoria do trânsito, redução do tempo gasto com deslocamento e diminuição dos custos com modais automotivos. Atinge todos os públicos com interesse no deslocamento prático.
Código do trabalho: PMD15
 
 

ALAVANCAGEM OPERACIONAL NUMA EMPRESA DO SETOR VIDREIRO

Este trabalho é um estudo de caso na empresa Garante Indústria de Vidros Ltda. Foram aplicados conceitos estudados durante a graduação, para se levantar as causas do principal problema relatado pela empresa, o alto índice de atrasos.
Código do trabalho: PMD18
 
 

ANÁLISE DOS ASPECTOS DA ERGONOMIA COGNITIVA NO TRABALHO NUMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA

O trabalho contempla um estudo sobre os fatores geradores de doenças psicológicas numa instituição financeira, para posteriormente se proporem algumas condutas para mitigá-las.
Código do trabalho: PMN09
 
 

ANÁLISE E AVALIAÇÃO DOS SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE ESTOQUE: UM PROCESSO DE PARCEIRA NO SEGMENTO "PERSONAL CARE"

O estudo baseia-se na análise de modelos de abastecimento de estoque, para análise de viabilidade de melhoria. É realizada uma comparação entre a estrutura de estoque do atual cenário de uma empresa de "personal care" e diferentes modelos de ressuprimento, com o intuito de se verificar a viabilidade e possibilidade de melhoria nos parâmetros que compõem o estoque (volume de estoque, custos de estoque, variáveis logísticas e de qualidade).
Código do trabalho: PMN04
 
 

APLICAÇÃO DA METODOLOGIA "KAIZEN" NUMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA

Neste estudo aplicou-se a metodologia "Kaizen" na área de cartões de crédito e débito numa Instituição Financeira. Envolve mapeamento de processos e análise de indicadores por meio das ferramentas de Engenharia de Produção, como DMAIC, "Ishikawa", "Brainstorming", 5 Por- quês, Gráfico de "Pareto", 5W2H, "Benchmarking", "Just in Time" e "Kanban".
Código do trabalho: PMD09
 
 

AUMENTO DE CAPACIDADE DE UMA LINHA AUTOMOBILÍSTICA

O objetivo do presente trabalho é propor um aumento de capacidade de uma linha de produção em série do setor automobilístico, com a redução do tempo de ciclo utilizando um modelo computacional de simulação de eventos discretos. Realizou-se uma parceria com a Volkswagen do Brasil, que forneceu todas as informações necessárias para o desenvolvimento do estudo.
Código do trabalho: PMN07
 
 

DESENVOLVIMENTO DE JOGOS PARA ENSINO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Desenvolvimento de jogos educativos que buscam auxiliar e complementar o aprendizado dos alunos de Engenharia de Produção. Uma maneira interativa e dinâmica de ensinar importantes teorias do curso.
Código do trabalho: PMD10
 
 

DESENVOLVIMENTO DE UM MANUAL ORIENTATIVO PARA A ELABORAÇÃO DO LIVRO DE REGISTRO DA PRODUÇÃO E DO ESTOQUE EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS - BLOCO K


Neste estudo, analisou-se a relação entre as áreas produtivas e de controladoria de empresas, visando ao desenvolvimento de um manual para auxiliar pequenos e médios empresários no atendimento da nova legislação do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) do Governo Federal Brasileiro, com a elaboração do livro de registro e controle da produção e do estoque.
Código do trabalho: PMD20
 
 

DESENVOLVIMENTO DE UM PROCESSO DE PRODUÇÃO INOVATIVO DE PRANCHAS DE SURFE

Este trabalho de conclusão de curso visou ao estudo da viabilidade técnica e financeira de um processo produtivo de pranchas de surfe. Este método minimizou atividades exclusivamente manuais e reduziu os custos variáveis e prazos de produção. O processo engloba a fabricação de pranchas de surfe por moldagem e injeção de poliuretano expansível. Para isso foram utilizados: moldes usinados em ReinShape, laminação em fibra de vidro e resina e poliuretano rígido expansível.
Código do trabalho: PMD19
 
 

DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE "SOFTWARE" BASEADO NO CONCEITO ERP PARA MICROEMPRESAS DO SETOR ALIMENTÍCIO EM PLATAFORMA MICROSOFT "ACCESS"

O Projeto consiste em desenvolver um "software" de gestão para micro e pequenas empresas do setor alimentício baseado no conceito ERP em plataforma Microsoft "Access".
Código do trabalho: PMD13
 
 

ELABORAÇÃO DE UM MODELO DE GESTÃO DE ESTOQUES PARA A INDÚSTRIA DE AUTOPEÇAS

Neste projeto, elaborou-se um sistema de gestão de estoque de matéria-prima que, por suas métricas, permitiu à empresa caso, Aunde Brasil, gerenciar seus estoques de forma eficaz, reduzindo falhas por excedente ou escassez de materiais em descompasso com a demanda de produção, atendendo a variação do mercado na qual está inserta.
Código do trabalho: PMD07
 
 

ESTUDO DA APLICAÇÃO DO RESÍDUO INDUSTRIAL GERADO NA FABRICAÇÃO DE PNEUS

O estudo consiste em buscar alternativas técnicas e econômicas de aproveitamento de um dos resíduos industriais críticos na fabricação de pneus na Pirelli: o tecido metálico emborrachado. Foram procuradas alternativas de redução na geração do resíduo, buscando-se a produção P+L.
Código do trabalho: PMD14
 
 

ESTUDO DA MOBILIDADE URBANA DE PEDESTRES NUMA GRANDE CIDADE USANDO "BIG DATA"

Num mundo cada vez mais conectado e com a explosão das redes sociais e dispositivos móveis, dados nunca foram tão abundantes. Apesar de isso ser de senso comum, o fato de esses dados serem públicos não é trivial. Neste trabalho buscou-se descrever a movimentação de pedestres a partir de dados geolocados captados no Twitter.
Código do trabalho: PMD04
 
 

ESTUDO DA VIABILIDADE TÉCNICA, ECONÔMICA E FINANCEIRA DA CONSTRUÇÃO DE UMA PLANTA-PILOTO PARA PROCESSAR RESÍDUOS SÓLIDOS PLÁSTICOS RECOLHIDOS PELA PREFEITURA DE SÃO CAETANO DO SUL

O objetivo deste trabalho é um estudo da viabilidade técnica, econômica e financeira de uma planta-piloto que realiza os processos de limpeza, tratamento e transformação de resíduos plásticos coletados e triados pela Prefeitura de São Caetano do Sul.
Código do trabalho: PMD21
 
 

ESTUDO DE ALTERNATIVAS DE CONSUMO DO GÁS LIQUEFEITO DO PETRÓLEO NO MERCADO NACIONAL

Este é um estudo de alternativas de consumo de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) no Brasil, que instrumente a inserção desse combustível em novos mercados em detrimento do aumento da oferta desse energético a partir de 2020.
Código do trabalho: PMD16
 
 

ESTUDO DE CASO DE UMA PADARIA COM ÊNFASE NA REDUÇÃO DE CUSTOS POR MEIO DA DIMINUIÇÃO DE DESPERDÍCIOS

O objetivo do trabalho é reduzir os custos do setor de confeitaria de uma padaria, por meio da diminuição do desperdício de matéria-prima e produtos finais descartados por vencimento. Tendo em vista a crise atual e o aumento da concorrência no setor das padarias, a redução de desperdício pode-se tornar uma das principais iniciativas para manter o objeto do trabalho, a Padaria Villa Petra, competitiva no mercado e aumentar o seu lucro.
Código do trabalho: PMD12
 
 

ESTUDO DE CASO SOBRE ALTO ÍNDICE DE RETRABALHO NUMA INDÚSTRIA DE PROJETO E MANUFATURA DE DISPOSITIVOS DE QUALIDADE

Este estudo de caso foi realizado na empresa Indmor, atuante no ramo de qualidade automotiva desde 1994, com dispositivos de controle de qualidade. O objetivo deste estudo é propor soluções com técnicas, métodos e procedimentos operacionais aplicados na execução das tarefas, que auxiliem a empresa a reduzir os índices de não conformidade a fim de trazer vantagem competitiva à empresa no mercado em que atua.
Código do trabalho: PMN10
 
 

ESTUDO DE CASO: AUMENTO DA COMPETITIVIDADE COM A REDUÇÃO DE ATRASOS NUMA GRÁFICA RECÉM-ESTRUTURADA

Este estudo visa reduzir o "lead time" desde o recebimento do pedido até a entrega do produto final de uma empresa gráfica, com a finalidade de melhorar os resultados obtidos na produção. O modelo de fluxo de processos proposto acarreta a redução de atrasos (objetivo primário) e melhoria do índice de aproveitamento dos equipamentos (objetivo secundário), com consequente redução de custos. Espera-se como resultado final um lucro maior para a empresa.
Código do trabalho: PMN15
 
 

ESTUDO DE VIABILIDADE PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM FAB LAB NUMA UNIVERSIDADE INOVADORA E EMPREENDEDORA

O objetivo deste trabalho é estudar a viabilidade de implementação de um Fab Lab dentro da Mauá para contribuir significativamente para a transformação do IMT num centro tecnológico e empreendedor, atingindo diretamente alunos, docentes e público externo.
Código do trabalho: PMN06
 
 

ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DE UM CENTRO DE VIVÊNCIA PARA IDOSOS COM ATIVIDADES QUE AGREGAM VALOR

Os centros de vivência para idosos do Brasil geralmente deixam seus hóspedes sem realizar qualquer atividade produtiva, o que ocasiona tédio e acarreta consequências piores. Este trabalho consiste na criação de um modelo de centro de vivência para idosos, para aproveitarem seu tempo na instituição, na criação de produtos e serviços valorizados pela sociedade. Essas atividades ajudam financeiramente o idoso a se hospedar com boa qualidade, usufruir da variedade de seus serviços e encontrar disponibilidade de amparo.
Código do trabalho: PMD17
 
 

ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA PARA A INSTALAÇÃO DE UMA UNIDADE DE TERCEIRIZAÇÃO DE PRODUTOS PROMOCIONAIS NO INTERIOR DE UMA INDÚSTRIA DE GRANDE PORTE DO RAMO DE BENS DE CONSUMO

Neste trabalho buscou-se, como objetivo primeiro, reduzir os gastos da companhia que hoje dispensa altos valores com mão de obra terceirizada, armazenagem e frete para a produção de produtos promocionais em terceiros. Como segundo, foram: diminuir a frequência de problemas de qualidade; reduzir o número de reclamações de consumidores; reduzir a complexidade no processo de terceirização e otimizar espaço inutilizado na fábrica.
Código do trabalho: PMN12
 
 

ESTUDO DO FLUXO DE ATENDIMENTO DE UMA EMPRESA DE MEDICINA DIAGNÓSTICA E ELABORAÇÃO DE PROPOSTA PARA REDUZIR O TEMPO DE PERMANÊNCIA DO CLIENTE NO SISTEMA

Estudo do fluxo de atendimento de uma empresa de medicina diagnóstica a fim de reduzir o tempo de espera dos pacientes e do atendimento nos guichês. A partir da coleta de dados, foi possível elaborar um fluxograma do atendimento atual e aplicar num "software" de simulação para análise do desempenho do sistema. Os resultados obtidos possibilitaram uma nova proposta de melhoria, transferindo atividades do atendimento na clínica para o pré-atendimento fora da clínica.
Código do trabalho: PMD11
 
 

ESTUDO DO POTENCIAL DE REDUÇÃO DE FILAS EM RESTAURANTES COM UM SISTEMA DE PAGAMENTO DE CONTA "ONLINE" UTILIZANDO SIMULAÇÃO DE EVENTOS DISCRETOS

A fila de espera é um problema em restaurantes, e novas tecnologias podem auxiliar para sua redução. O restaurante "Feed Food" dispõe de uma ferramenta de pagamento "online" de conta por "smartphone", porém ela só é utilizada por 5% de seus clientes. Foi criada uma simulação "Feed Food" e, a partir desse cenário-base, criados cenários ótimos em que a utilização do pagamento "online" varia, para que seja observada a relação entre seu uso e as filas de espera, bem como as desistências de clientes.
Código do trabalho: PMD02
 
 

EXTENSOR ELÉTRICO MODULAR

O Extensor Elétrico Modular, o qual é apresentado e discutido neste trabalho, visa proporcionar uma solução prática, com baixo custo e com apelo estético para o problema de distribuição inadequada de tomadas, além de isolar qualquer fiação do contato direto do usuário, proporcionando um produto seguro e minimizando os riscos de choque elétrico.
Código do trabalho: PMN05
 
 

FERRAMENTA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA PARA SISTEMAS DE ILUMINAÇÃO DE PME

Desenvolvimento de uma ferramenta no Excel, voltada a sistemas de iluminação de pequenas e médias empresas. A ferramenta apresenta alternativas de lâmpadas que possibilitam a redução do consumo de energia e do gasto financeiro, levando a uma eficiência maior nesses sistemas. Além da redução do consumo de energia e economia a serem obtidas, outros resultados apresentados são o investimento necessário e o "payback".
Código do trabalho: PMD01
 
 

IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES DE MELHORIA DAS GESTÕES AMBIENTAL E ECONÔMICA DE UM RESTAURANTE POR MEIO DE CONCEITOS DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA

Neste trabalho, buscou-se a padronização dos processos do restaurante da Mauá, para a redução de desperdícios e perdas, além de se minimizarem os impactos ambientais. Obteve-se um reflexo positivo nas receitas, uma vez que se conseguiu saber o custo do prato. O preço continuou competitivo, além de se obter maior margem de lucro.
Código do trabalho: PMD25
 
 

LINHA DE MONTAGEM

Este trabalho consiste no projeto de uma linha de montagem de um dispositivo elétrico que traz uma nova tecnologia para o Brasil. Nele apresenta-se a simulação da linha.
Código do trabalho: PMD08
 
 

MAPEAMENTO SO FLUXO DE VALOR E SIMULAÇÃO DO PROCESSO DE ENSAIO DE MOTORES DA DIVISÃO DE MOTORES E VEÍCULOS DO IMT

O objetivo deste trabalho é propor soluções para aumentar a capacidade das instalações da Divisão de Motores e Veículos (DMV) do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), as quais são utilizadas para a realização de ensaios de Motores de Combustão Interna (MCI). Foi desenvolvido um modelo de simulação que serviu de recurso para propostas de soluções, mediante os resultados obtidos no modelo.
Código do trabalho: PMD03
 
 

MELHORIA NA EFICIÊNCIA OPERACIONAL NA LINHA DE FABRICAÇÃO DE FECHADURAS: ESTUDO DE CASO EM UMA MICROEMPRESA

Neste trabalho tem-se como objetivo colaborar para o aumento da produtividade e eliminação de desperdícios de uma microempresa de fechaduras, visando a uma padronização de processos e racionalização do fluxo de materiais. Este estudo apresenta uma proposta de implementação de técnicas do "Lean Manufacturing", que tem como objetivo principal melhor organização do ambiente de trabalho. Torna-se, assim, a UEME mais competitiva frente ao cenário de instabilidade econômica.
Código do trabalho: PMN13
 
 

MELHORIA NA PRODUTIVIDADE EM INDÚSTRIA TÊXTIL: ESTUDO DE CASO

Realizou-se um estudo de caso numa empresa de colchas com o objetivo de auxiliar sua produtividade, para se tornar competitiva. Foram utilizadas ferramentas como: diagrama de Ishikawa, SIPOC, previsão de demanda e definição de custos/lucro, a fim de aumentar a produção. A monetização do projeto pode ser realizada, inicialmente, por meio de um empréstimo e,com o passar do tempo, utilizando-se recursos próprios, já que existe uma previsão de aumento de fluxo de caixa/faturamento.
Código do trabalho: PMD05
 
 

MERCADO "DRIVE-THRU"

O trabalho em questão apresenta um novo modelo de mercado cujo foco é atender os novos comportamentos e anseios da sociedade moderna, oferecendo uma alternativa mais rápida e cômoda para a realização de compras domésticas de pequenas quantidades. A proposta deste projeto é a de que o consumidor realize todo o processo de compra dentro de seu veículo, para minimizar o tempo gasto na tarefa.
Código do trabalho: PMN01
 
 

OTIMIZAÇÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS EM BUSCA DA COMPETITIVIDADE NUMA MICROEMPRESA DO RAMO TÊXTIL

O projeto consiste em identificar a causa de impedimento das vendas para reestruturar os estoques existentes e auxiliar na criação de novos produtos. Em seguida, melhorar o fluxo da cadeia produtiva.
Código do trabalho: PMN11
 
 

PROPOSTA DE ARRANJOS LOGÍSTICOS PARA SEGMENTO DE COMÉRCIO ALIMENTÍCIO COM PONTO DE VENDA MÓVEL

Tendo em vista o crescimento do comércio de alimentação fora de casa no Brasil, "food-truck" passa a ser um novo segmento, complexo e ainda não estudado. Este trabalho tem como objetivo a análise da cadeia de suprimentos e compreensão das principais características logísticas desse setor, propondo cenários de melhoria no poder de reação sobre sua demanda, aumentando seu nível de serviço ao cliente e buscando reduzir possíveis custos.
Código do trabalho: PMN14
 
 

PROPOSTA DE UM MÉTODO DE ANÁLISE DE SISTEMAS DE TRANSPORTE PÚBLICO

Esta é uma proposta de um método de avaliação da qualidade do serviço do sistema de transporte público por meio de indicadores de desempenho. O método proposto tem como fundamentação a análise estatística da movimentação da frota de ônibus do transporte público de São Paulo por meio de dados de GPS disponibilizados publicamente pela SPTrans.
Código do trabalho: PMN03
 
 

RACIONALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE FIOS TREFILADOS

Desenvolver uma estratégia a fim de obter vantagem competitiva numa pequena empresa de trefilação buscando identificar oportunidades de melhoria operacional com a análise técnica do fluxo de processos de produção.
Código do trabalho: PMN08
 
 

RECUPERAÇÃO DE ÁGUA EM TORRES DE RESFRIAMENTO

O trabalho consiste em se proporem soluções com potencial para a recuperação de parte da água evaporada pelas torres de resfriamento do "Shopping" Plaza Sul.
Código do trabalho: PMD22
 
 

REDUÇÃO DO TEMPO DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DA MÁQUINA DE CORTE DE UMA GRANDE EMPRESA DE EMBALAGEM

O objetivo deste trabalho é reduzir o tempo de manutenção preventiva numa máquina de corte de uma empresa de embalagem de grande porte a partir da adaptação do roteiro de manutenção do WCM ("World Class Manufacturing"), que se utiliza de uma metodologia para organizar, encontrar anomalias, padronizar e treinar os trabalhadores corretamente para as atividades necessárias. O problema aqui posto pode ser definido como a alta demanda de tempo para a realização do processo de manutenção.
Código do trabalho: PMD06
 
 

SUPERMERCADO DO FUTURO CONCEITUAL

Este trabalho tem por objetivo reunir recursos e inovações aplicáveis ao setor supermercadista, para contribuir na elaboração de estratégias futuras, que incluam: infraestrutura adequada para a movimentação de pessoas, materiais com o mínimo impacto ambiental e identificação/atendimento dos anseios dos consumidores por mineração de dados.
Código do trabalho: PMN02