Pesquisa de trabalhos

 
 
A pesquisa é realizada em todas as informações.
Os campos da busca são: título do trabalho, descrição, código do trabalho, estande, nome do aluno e RA.
Caso deseje-se procurar em todos os cursos, selecionar "Todos os cursos" na caixa "Selecionar outro curso..."
 
 
 
 

Engenharia de Produção
2013

Número de trabalhos exibidos: 34

AN√ĀLISE CR√ćTICA DO PROCESSO E "LAYOUT" DE UMA OFICINA ESPECIALIZADA EM FUNILARIA E PINTURA AUTOMOTIVA COM O AUX√ćLIO DA SIMULA√á√ÉO DE EVENTOS DISCRETOS

O projeto foi realizado numa oficina especializada em funilaria e pintura automotiva. O motivo para a realiza√ß√£o do projeto foi o de que a oficina estava operando com capacidade abaixo do esperado. O objetivo do trabalho foi verificar, por meio de uma ferramenta de simula√ß√£o, se o "layout" proposto com vistas ao aumento de capacidade estava adequado √† planta e ao processo. Foi criado um modelo de simula√ß√£o desse "layout" para valid√°-lo e avaliar eventuais altera√ß√Ķes.
Código do trabalho: PMD18
 
 

AN√ĀLISE DA VIABILIDADE T√ČCNICA, EC√ĒNOMICA E FIN√āNCEIRA DA INSER√á√ÉO DE UMA EMPRESA DE PEDRAS DE DECORA√á√ÉO DE ALTA QUALIDADE NO MERCADO DO ABC

O presente trabalho estudou a viabilidade da inser√ß√£o de uma empresa de pedras de decora√ß√£o de alto padr√£o no ABC. A empresa trabalharia no ramo de revestimento, reformas e constru√ß√Ķes. Para o desenvolvimento do trabalho, realizaram-se pesquisas explicativa e bibliogr√°fica, al√©m do estudo de caso e entrevistas n√£o estruturadas. A an√°lise do mercado mostrou que esse setor √© um dos que mais t√™m crescido na economia nacional, al√©m de prop√≠cio para investimentos do setor no ABC.
Código do trabalho: PMN07
 
 

AN√ĀLISE DE UMA EMPRESA DE VASOS ORNAMENTAIS ROTOMOLDADOS POR MEIO DE FERRAMENTAS DE "LEAN MANUFACTURING"

Os principais objetivos deste trabalho são: analisar e propor melhorias no processo de produção de uma empresa de vasos ornamentais rotomoldados e determinar sua real capacidade, visando atender a demanda atual, com a aplicação de ferramentas da filosofia "Lean Manufacturing".
Código do trabalho: PMD11
 
 

AN√ĀLISE DO CUSTO DE MOVIMENTA√á√ÉO DE MATERIAIS NUMA IND√öSTRIA DO SETOR QU√ćMICO

Estudo realizado para reduzir o √≠ndice de Custo de Movimenta√ß√£o de Materiais (CMM) numa ind√ļstria qu√≠mica multinacional, utilizando as ferramentas "Value Stream Mapping" e "Day In the Life Of" da metodologia "Lean Manufacturing". A√ß√Ķes de melhoria propostas permitiram reduzir o √≠ndice CMM da planta que produz qu√≠micos de dispers√£o em 70% e uma estimativa de redu√ß√£o de 39% do √≠ndice na log√≠stica interna, totalizando uma economia anual de R$142 mil.
Código do trabalho: PMN08
 
 

AN√ĀLISE DO FLUXO DE VALOR DE UMA OFICINA DE FUNILARIA E PINTURA DA VOLKSWAGEN DO BRASIL

Este trabalho faz parte do projeto Body & Paint da Volkswagen do Brasil. Utilizando-se o mapeamento do fluxo de valor de uma oficina de funilaria e pintura, foram identificados os principais pontos de desperd√≠cios e propostas melhorias para que a produtividade aumente, o resultado financeiro melhore, o tempo de espera pelo servi√ßo reduza-se, o n√ļmero de funcion√°rios se torne adequado e o n√ļmero de reclama√ß√Ķes relativas aos servi√ßos prestados diminuam.
Código do trabalho: PMD12
 
 

APLICA√á√ÉO DE T√ČCNICAS DE ENGENHARIA DE PRODU√á√ÉO PARA A OTIMIZA√á√ÉO DE PROCESSOS NUMA RET√ćFICA DE MOTORES A COMBUST√ÉO

Avalia√ß√£o cr√≠tica n√£o apenas da gest√£o do sistema de produ√ß√£o de uma ret√≠fica de motores, como tamb√©m das vari√°veis que nela atuam, para se proporem alternativas estrat√©gicas para explorar o potencial das instala√ß√Ķes e, assim, eventualmente tornar a empresa mais competitiva.
Código do trabalho: PMN06
 
 

AUMENTO DA CAPACIDADE DE ARMAZENAGEM DE UM EMPREENDIMENTO LOG√ćSTICO

Estudou-se o aumento da capacidade de armazenagem de um empreendimento log√≠stico, por meio da an√°lise do fluxo e quantidade de armazenamento exigido. Prop√īs-se um novo leiaute, que gerou incremento na receita da empresa e baixa exig√™ncia de investimento.
Código do trabalho: PMN15
 
 

BALANCEAMENTO DA LINHA DE MONTAGEM DE V√ĀLVULAS PNEUM√ĀTICAS COM FOCO NA REDU√á√ÉO DE CUSTOS DE PRODU√á√ÉO

O projeto consiste na utilização de ferramentas de melhoria contínua para otimizar os custos de produção de uma linha pneumática, a fim de manter a produção na planta do Brasil.
Código do trabalho: PMN13
 
 

BICICLETA MOVIDA A AR COMPRIMIDO

O objetivo deste trabalho é projetar e desenvolver um sistema de propulsão a ar comprimido como fonte de energia alternativa e avaliar a viabilidade técnica do produto. O desenvolvimento do trabalho é justificado pela crescente demanda de bicicletas no mercado brasileiro e nos benefícios que esse meio de transporte proporciona. O uso do ar comprimido como energia de locomoção à bicicleta proporciona menos esforço para os usuários e menos impacto ambiental ao planeta.
Código do trabalho: PMN03
 
 

CAPTA√á√ÉO DA RADIA√á√ÉO SOLAR COM SISTEMA DE P√ČTALAS M√ďVEIS PARA GERAR ENERGIA EL√ČTRICA POR MOTOR STIRLING

Neste trabalho, aborda-se o aproveitamento da radia√ß√£o solar e sua convers√£o em energia el√©trica por meio do acoplamento do motor Stirling a um sistema eletr√īnico de movimenta√ß√£o de p√©talas refletoras. O objetivo √© projetar, construir e estudar a viabilidade t√©cnica e econ√īmica dessa combina√ß√£o e seus benef√≠cios para a sociedade. As p√©talas refletoras possuem configura√ß√£o parab√≥lica e refletem a luz solar, concentrando o foco na parte quente do motor Stirling.
Código do trabalho: PMN05
 
 

CONSTRUÇÃO DE FERRAMENTA PARA APREÇAMENTO DE CONTRATOS FUTUROS DE BOI GORDO COM UTILIZAÇÃO DA TEORIA DE ARBITRAGEM

Desenvolvimento de modelo de precifica√ß√£o de contrato futuro de boi gordo. Cria√ß√£o de produto de investimento com mitiga√ß√£o dos riscos decorrentes das oscila√ß√Ķes de pre√ßos e com gera√ß√£o de vantagens na rela√ß√£o risco X retorno. Espera-se apurar ganho financeiro superior ao daquele que o investidor teria se houvesse aplicado o seu dinheiro a uma taxa livre de risco ou num contrato futuro convencional.
Código do trabalho: PMN01
 
 

DESENVOLVIMENTO DE CONTROLADOR DE ACESSO ACOPLADO A GERADOR DE ENERGIA LIMPA

O prop√≥sito deste estudo √© o desenvolvimento do prot√≥tipo de um dispositivo que dever√° ser acoplado a um controlador de acesso, aplicado em locais com grande fluxo de pessoas, para gerar energia el√©trica de forma sustent√°vel, aproveitando a energia mec√Ęnica desperdi√ßada pela rota√ß√£o de seu eixo. Este trabalho cont√©m um estudo detalhado dos componentes participantes do produto final, al√©m do desenvolvimento de pesquisas para a elabora√ß√£o do prot√≥tipo.
Código do trabalho: PMD14
 
 

DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA DE SEGURANÇA LUMINOSO PARA TRAVESSIA DE PEDESTRES

O estudo em quest√£o tem como objetivo o desenvolvimento de um prot√≥tipo aplicado como sistema luminoso de seguran√ßa para a travessia de pedestres, capaz de alertar visualmente os motoristas quanto √† presen√ßa de indiv√≠duo na faixa, atuando como uma fonte de est√≠mulo interativa √† aten√ß√£o e contribuindo, dessa forma, para a seguran√ßa no tr√Ęnsito. Um fator de relev√Ęncia para a implementa√ß√£o do projeto √© o tipo do sensor de presen√ßa empregado, decisivo na viabilidade do produto.
Código do trabalho: PMD16
 
 

DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO PARA MEDIR O IMPACTO DA INFRAESTRUTURA NUM EST√ĀDIO DE FUTEBOL NA ACOMODA√á√ÉO DE MULTID√ēES

Este trabalho desenvolve o tema "Simulação de Agentes" com um estudo de caso aplicado no estádio de futebol da Arena Grêmio, com o objetivo de criar um modelo matemático, por meio de simulação, que medirá dinamicamente o impacto da infraestrutura na ocupação dos torcedores.
Código do trabalho: PMN09
 
 

DESENVOLVIMENTO DE UM NOVO MODELO DE COMERCIALIZA√á√ÉO DE AUTOM√ďVEIS PROJETADOS NO CONCEITO DE "ECODESIGN"

Novo modelo conceitual de comercialização e uso de automóveis, tornando-o um serviço em vez de um bem. Esses automóveis serão projetados nos conceitos de "Ecodesign", com um padrão diferenciado da frota existente, otimizando a utilização e o descarte dos materiais ao final do seu ciclo de vida. Em consequência, haverá a minimização dos impactos ambientais, renovação da frota e redução da criminalidade.
Código do trabalho: PMN10
 
 

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE PRODU√á√ÉO PUXADA EM UM CENTRO DE FUNILARIA E PINTURA DE CONCESSION√ĀRIA DO RAMO AUTOMOBIL√ćSTICO

O trabalho consiste na implementação de um sistema de produção puxada num centro de serviços de funilaria e pintura automotivas, por meio de novas práticas de trabalho que o torne referência nesse segmento de mercado e que contribua para um incremento significativo na receita e na lucratividade da empresa. O fluxo ineficiente de informação tornou-se o ponto-chave de atuação no projeto e pilar fundamental para a construção de um sólido sistema de produção puxada.
Código do trabalho: PMD08
 
 

DIRETRIZES PARA A PADRONIZA√á√ÉO ORGANIZACIONAL DE UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE FABRICANTE DE LUMIN√ĀRIAS

Este trabalho consiste em n√£o s√≥ oferecer padroniza√ß√£o de processos de fabrica√ß√£o, bem como reduzir em 10% o "lead time" de produ√ß√£o dos produtos dos segmentos: blocos, fluorescentes e Light Emitting Diodes (LED) aut√īnomos. Al√©m disso, buscou-se estabelecer metodologia para a avalia√ß√£o de desempenho; diminuir em 5% √≠ndices de retrabalho e propor nova linha de produ√ß√£o a partir de novo modelo de leiaute funcional.
Código do trabalho: PMN02
 
 

ESTUDO DA VIABILIDADE DE IMPLANTA√á√ÉO DE UMA PLATAFORMA ELETR√ĒNICA QUE VISA AUMENTAR O VOLUME DE RES√ćDUOS S√ďLIDOS DOM√ČSTICOS DESTINADOS √Ä RECICLAGEM

No presente trabalho analisou-se a viabilidade t√©cnica e econ√īmica de uma plataforma eletr√īnica de incentivo √† reciclagem. Tal plataforma funciona em parceria com cooperativas de reciclagem e empresas patrocinadoras. O usu√°rio separa o seu lixo recicl√°vel e disponibiliza-o para o programa. O lixo √© quantificado e convertido em pontos que ser√£o trocados por benef√≠cios pela plataforma eletr√īnica.
Código do trabalho: PMD06
 
 

ESTUDO DA VIABILIDADE DE UM SISTEMA DE PAGAMENTO AUTOM√ĀTICO PARA POSTOS DE COMBUST√ćVEIS

O projeto trata do estudo de um sistema de pagamento automático para postos de combustíveis, o qual é composto por um cartão "RFID", um leitor e um servidor. A utilização desse sistema implicará a redução do tempo gasto em filas, proporcionando agilidade e praticidade para os usuários, além de propiciar um aumento na produtividade dos postos. Um plano de negócio foi elaborado, estruturando uma empresa (AutoCard) para gerenciar as contas, realizando a manutenção e distribuição dos produtos.
Código do trabalho: PMD13
 
 

ESTUDO DA VIABILIDADE T√ČCNICA E ECON√ĒMICA PARA INSER√á√ÉO DE UMA EMPRESA DE GERENCIAMENTO DE BENS DE LUXO COLETIVOS NO MERCADO BRASILEIRO.

Com o intuito de facilitar o acesso ao crescente mercado de luxo, ser√° estruturada uma empresa de gest√£o de bens de luxo adquiridos de forma coletiva, com a finalidade de se profissionalizar uma pr√°tica informal e pouco difundida existente no mercado. Este trabalho tem como objetivo apresentar e comprovar a viabilidade t√©cnica e econ√īmica da inser√ß√£o dessa empresa no mercado brasileiro, com a elabora√ß√£o de um plano de neg√≥cios.
Código do trabalho: PMD01
 
 

ESTUDO DE VIABILIDADE T√ČCNICA E ECON√ĒMICA PARA A UNIFICA√á√ÉO DAS PLANTAS DA TRANSPORTADORA TBI LTDA.

A TBI é uma transportadora que atua no segmento de equipamentos pesados e sensíveis e apresenta dificuldades no gerenciamento de seus custos. Neste trabalho, desenvolveu-se um projeto que permitisse avaliar uma proposta para a unificação de seus centros de armazenagem e distribuição.
Código do trabalho: PMD02
 
 

ESTUDO DE VIABILIDADE T√ČCNICO-ECON√ĒMICA DA IMPLANTA√á√ÉO DE UMA C√ČLULA DE TRATAMENTO T√ČRMICO NUMA F√ĀBRICA NO ESTADO DE S√ÉO PAULO

Diante da necessidade de uma produ√ß√£o mais eficiente e verde, as f√°bricas buscam solu√ß√Ķes alternativas para seus processos produtivos. Este estudo de caso analisa a viabilidade t√©cnico-econ√īmica da instala√ß√£o de uma c√©lula de tratamento t√©rmico numa f√°brica de mec√Ęnica de precis√£o no estado de S√£o Paulo, com a utiliza√ß√£o de fornos a v√°cuo. Atualmente, o processo √© terceirizado, o que gera maior tempo de espera e faz uso de banho de sal, agressivo ao meio ambiente.
Código do trabalho: PMD09
 
 

GESTÃO DE ESTOQUE EM MALHARIA DE PEQUENO PORTE

O objetivo deste trabalho foi desenvolver um modelo de gestão de estoques que permitisse ganho de eficiência organizacional. A empresa apresentava: erros de inventário; deficiências no controle da qualidade; ineficiência na utilização do espaço; perdas de material e de tempo. O modelo de gestão de estoques foi definido por meio da análise de dados como: demanda, sazonalidade, custos de estoque, espaço físico, disponibilidade de fornecedores, "lead time".
Código do trabalho: PMD03
 
 

GEST√ÉO DO SISTEMA DE ESTOQUE DE UMA FAM√ĀCIA DE MANIPULA√á√ÉO

O trabalho tem como tema a melhoria do sistema de estoque de uma farmácia de manipulação. Atualmente, não há um estudo da utilização dos insumos na farmácia em questão e o reabastecimento dela ocorre por meio da experiência dos funcionários apenas com o auxílio de um sistema ineficiente, o que gera desperdício de insumos, possível atraso nos pedidos e reduz o nível de atendimento ao cliente. Tudo isso cria um processo não otimizado.
Código do trabalho: PMD05
 
 

MELHORIA DA PRODUTIVIDADE DE UMA IND√öSTRIA GR√ĀFICA COM A APLICA√á√ÉO DE FERRAMENTAS DE ENGENHARIA DE PRODU√á√ÉO

O trabalho realizado na empresa Gr√°ficos Sangar Ltda. tem como objetivo aumentar sua produtividade com a aplica√ß√£o de m√©todos e ferramentas da engenharia de produ√ß√£o, com destaque para o "Lean Manufacturing". A aplica√ß√£o e foco do trabalho est√£o direcionados para a linha de produ√ß√£o de bulas "Outsert", no setor de dobras, devido √† sua alta import√Ęncia e representatividade no faturamento bruto da empresa.
Código do trabalho: PMN11
 
 

MELHORIA DO PLANEJAMENTO E ORGANIZA√á√ÉO DE UMA EMPRESA DE COSM√ČTICOS PARA A REDU√á√ÉO DE ATRASOS NA ENTREGA DE PEDIDOS

O trabalho foi realizado num centro de distribuição de uma empresa de cosméticos, Vita Belle, a fim de se identificarem as causas dos atrasos na entrega de pedidos e se proporem medidas para eliminá-las. Com esse intuito, utilizaram-se técnicas de planejamento e controle de estoque para garantir o atendimento da demanda e aumentar a competitividade da empresa.
Código do trabalho: PMD07
 
 

MODELO DE GEST√ÉO INDUSTRIAL. CASO: ADAPTA√á√ÉO A UMA IND√öSTRIA DE M√ĀRMORES E GRANITOS EM MINAS GERAIS

O Estudo de Caso foi realizado numa ind√ļstria de pequeno porte de m√°rmores e granitos em Candeias, MG. Por apresentar problemas em seu setor operacional, foi desenvolvido um modelo de gest√£o industrial de planejamento e controle da produ√ß√£o, que buscou estruturar procedimentos para aumentar a efici√™ncia industrial. Por meio da determina√ß√£o dos tempos de processo da produ√ß√£o, foram obtidos dados de produtividade, disponibilidade e criado um modelo de sequenciamento das ordens de produ√ß√£o.
Código do trabalho: PMD04
 
 

OTIMIZAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO DE UM SUPERMERCADO POR MEIO DE PROGRAMAÇÃO LINEAR

Neste trabalho foi realizado um estudo sobre a alocação dos funcionários numa loja da rede de Supermercados Nagumo. Na loja foram identificadas dificuldades quanto ao planejamento da grade horária de seus funcionários. Foram aplicados conceitos de Pesquisa Operacional objetivando desenvolver uma ferramenta que permitisse o planejamento da alocação dos funcionários que trabalham nos caixas.
Código do trabalho: PMD19
 
 

PADRONIZA√á√ÉO E IMPLEMENTA√á√ÉO DE PROCEDIMENTOS PARA O DESCARTE DE RES√ćDUOS NO PROCESSO DE FUNILARIA E PINTURA NA REDE DE CONCESSION√ĀRIAS DA VOLKSWAGEN DO BRASIL

Com o aumento da degradação do meio ambiente, pequenas atitudes podem fazer a diferença quando o assunto é impacto ambiental. Por esse motivo, este trabalho tem por finalidade criar meios de se evitar o descarte inadequado de resíduos, em concessionárias de veículos no setor de funilaria e pintura. Como podemos garantir que todos os resíduos sejam descartados de forma adequada? Um procedimento-padrão para descarte de resíduos é uma forma de facilitar a implementação dessas melhores práticas.
Código do trabalho: PMD17
 
 

PADRONIZAÇÃO OPERACIONAL EM FABRICANTE DE EQUIPAMENTOS PARA LAVANDERIA INDUSTRIAL

Neste trabalho propuseram-se mudan√ßas para aumentar a vantagem competitiva de um fabricante de m√°quinas industriais de lavar roupas. Na empresa estudada n√£o havia padr√Ķes nas atividades operacionais, o processo produtivo estava condicionado ao "know how" de funcion√°rios antigos e essa depend√™ncia afetava diretamente a competitividade da empresa. Diante desse cen√°rio, foi feito um plano de a√ß√£o visando implementar padr√Ķes operacionais e contribuir com a redu√ß√£o de desperd√≠cios.
Código do trabalho: PMD15
 
 

PROPOSTA DE UM MODELO DE ESTOQUE BASEADO NA VARIABILIDADE CARACTER√ćSTICA NUMA EMPRESA DE BEBIDAS

Os gastos com estoques em empresas de grande porte representam uma considerável parcela dos gastos das companhias. Os altos níveis de estoque são gerados pelo cuidado excessivo com não haver ruptura de estoque. Aplicaram-se modelos clássicos de estoques e técnicas desenvolvidas, numa fábrica da AmBev. A partir da comparação dos modelos estudados, foi escolhido e aplicado aquele que garante o menor somatório de custos diretamente relacionados com os níveis de estoques.
Código do trabalho: PMN12
 
 

PROPOSTA DE UM NOVO MODELO DE COMERCIALIZA√á√ÉO PARA LOJAS DE VESTU√ĀRIO

O trabalho foca a proposta de um modelo de comercializa√ß√£o que adiciona valor em toda a cadeia t√™xtil, com o emprego de tecnologias dispon√≠veis no mercado. O modelo de neg√≥cio tem como base o desenvolvimento de uma plataforma digital para a capta√ß√£o das medidas corporais; com o empego dessas informa√ß√Ķes, criam-se benef√≠cios aos lojistas. As vantagens s√£o dispostas em quatro pilares, que consistem na intera√ß√£o do consumidor no ato da compra.
Código do trabalho: PMD10
 
 

PROPOSTA DE UM PLANO DE MANUTEN√á√ÉO PREVENTIVA NA FERRAMENTARIA DE UMA IND√öSTRIA AUTOMOBIL√ćSTICA

O mercado de ve√≠culos automotores no Brasil vem crescendo significativamente, segundo o Anu√°rio da ANFAVEA e, com a concorr√™ncia cada vez mais acirrada, √© necess√°rio que as ind√ļstrias apresentem alta efici√™ncia, ou seja, que as falhas e paradas sejam m√≠nimas, garantindo uma alta qualidade das pe√ßas produzidas. A ferramentaria de manuten√ß√£o destaca-se como principal respons√°vel pela qualidade de produtos estampados, que necessitam de uma crescente confiabilidade em seus equipamentos.
Código do trabalho: PMN14
 
 

REDU√á√ÉO DO TEMPO DE MANUTEN√á√ÉO DE AERONAVES COM A IMPLANTA√á√ÉO DA TECNOLOGIA RFID: ESTUDO DE VIABILIDADE ECON√ĒMICA

O sistema de manuten√ß√£o de avi√Ķes √© complexo e envolve um trabalho integrado de diversos setores de uma empresa. Entre as tecnologias para o gerenciamento de componentes est√° o RFID, que transmite dados de um objeto qualquer, usando ondas de r√°dio. Por meio de um estudo do programa de manuten√ß√£o da TAM, identificou-se que a inspe√ß√£o de colete salva-vidas da frota Airbus A330 pode ter redu√ß√£o de 92,5% no tempo de inspe√ß√£o, traz benef√≠cios econ√īmicos consider√°veis e o ROI acontece no curto prazo.
Código do trabalho: PMN04