Pesquisa de trabalhos

 
 
A pesquisa é realizada em todas as informações.
Os campos da busca são: título do trabalho, descrição, código do trabalho, estande, nome do aluno e RA.
Caso deseje-se procurar em todos os cursos, selecionar "Todos os cursos" na caixa "Selecionar outro curso..."
 
 
 
 

Engenharia de Produção
2017

Número de trabalhos exibidos: 46

(Título a definir.)

(Descrição ainda não informada.)
Estande: 18
Código do trabalho: PMN30
 

"LEAN MANUFACTURING" : AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSAIO DE MOTORES

O principal objetivo deste trabalho foi reavaliar o mapa de estado atual (MEA) e o mapa de estado futuro (MEF) dos processos de ensaios de motores da Divis√£o de Motores de Ve√≠culos do Instituto Mau√° de Tecnologia, proposto por Komel (2016), utilizando-se uma abordagem quantitativa com simula√ß√£o de eventos discretos (SED), para verificar se as melhorias propostas no trabalho anterior foram realmente efetivas. Em seguida, propuseram-se novas sugest√Ķes de melhorias √† divis√£o utilizando-se a SED.
Estande: 228
Código do trabalho: PMN19
 

AN√ĀLISE CR√ćTICA DO PROCESSO PRODUTIVO DE UMA EMPRESA DE EMBALAGENS PL√ĀSTICAS

Trata-se de um estudo de caso que tem como objetivo analisar criticamente o processo produtivo da empresa de embalagens plásticas Alupet, propondo melhorias para o aumento da capacidade produtiva a fim de atender a demanda dentro dos prazos estabelecidos. O propósito de se sugerir a melhor solução ao presente problema é parte integrante da escolha desse método. No referencial teórico abordam-se temas relacionados com o mapeamento de processos, cronoanálise, capacidade produtiva e virtualização e simulação de processos.
Estande: 107
Código do trabalho: PMN14
 

AN√ĀLISE DA MOVIMENTA√á√ÉO DE NAVIOS CARGUEIROS

Este trabalho consiste no monitoramento do deslocamento de navios cargueiros atuantes no transporte mar√≠timo de Cabotagem a fim de se utilizarem os dados coletados para analisar a distribui√ß√£o estat√≠stica da velocidade de navega√ß√£o e tempo de fundeio nas regi√Ķes brasileiras.
Estande: 30
Código do trabalho: PMN01
 

AN√ĀLISE DAS ATIVIDADES DA √ĀREA INDUSTRIAL COM FOCO EM REDU√á√ÉO DE CUSTOS: CASO EMPRESA DO SETOR DE ILUMINA√á√ÉO

O objetivo do trabalho foi o de realizar uma análise das atividades desenvolvidas na área industrial de uma empresa fabricante de luminárias, para permitir a mesma redução de custos industriais. O trabalho contempla a identificação dos custos mais relevantes, a análise técnica dos processos, a determinação dos elementos causa-raiz para se proporem melhorias que permitam a redução dos custos. Altos custos não permitem preços competitivos e, portanto, perda de mercado.
Estande: 54
Código do trabalho: PMN11
 

AN√ĀLISE DO ITINER√ĀRIO DE √ĒNIBUS POR SIMULA√á√ÉO DE EVENTOS DISCRETOS NA VIA√á√ÉO CIDADE DE CAIEIRAS​ ​

O principal objetivo deste trabalho √© o desenvolvimento de um itiner√°rio mais eficiente para a empresa de √īnibus Via√ß√£o Cidade de Caieiras, dada a import√Ęncia da mobilidade urbana para a qualidade de vida da popula√ß√£o. A an√°lise foi feita com a constru√ß√£o de modelos de simula√ß√£o para a roteiriza√ß√£o atual e proposta, seguida da compara√ß√£o entre os indicadores resultantes. Estimou-se, tamb√©m, a redu√ß√£o de custos resultante para a empresa e o investimento inicial para a implementa√ß√£o da configura√ß√£o proposta.
Estande: 195
Código do trabalho: PMD05
 

AN√ĀLISE E AVALIA√á√ÉO DA SUBSTITUI√á√ÉO DO FORNECIMENTO DE ENERGIA EL√ČTRICA POR UM SISTEMA DE ENERGIA ALTERNATIVA. UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE M√ČDIO PORTE NO SEGMENTO DE SORVETES

No presente trabalho busca-se a substituição da energia elétrica de uma fábrica de sorvetes por uma fonte alternativa de energia sustentável que reduza um dos maiores custos da empresa. A partir da demanda energética da fábrica, foi proposta a melhor fonte de energia estudada para suprir a necessidade fabril.
Estande: 189
Código do trabalho: PMN13
 

CRIA√á√ÉO DE UM SISTEMA DE GEST√ÉO DE INFORMA√á√ēES PARA TRANSPLANTES DE F√ćGADO

No ano passado em São Paulo havia 641 pacientes na lista de espera para transplante de fígado. Neste projeto, o MELD ("Model for End-stage Liver Disease") determina a posição de cada um nessa lista, calculado com o resultado de um simples exame de sangue. Quando esse exame expira, o nome do paciente é retirado da lista de transplantes. Um aplicativo é a melhor entrega, já que a 81% dos pacientes têm acesso a um smartphone. No Xamarin, é possível o desenvolvimento de código para ambos os sistemas operacionais "mobile" mais usados, Android e IOS.
Estande: 248
Código do trabalho: PMD11
 

DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIA PARA AUX√ćLIO √Ä TOMADA DE DECIS√ÉO PELA MIGRA√á√ÉO DE UMA EMPRESA AO AMBIENTE DE CONTRATA√á√ÉO LIVRE DE ENERGIA EL√ČTRICA

O Mercado Livre de Energia El√©trica √© o tema central abordado neste trabalho. Muitos consumidores n√£o conhecem suas caracter√≠sticas e as poss√≠veis vantagens competitivas associadas a ele. O objetivo deste trabalho √© auxiliar as empresas que tenham condi√ß√Ķes e interesse em migrar para o ambiente livre de contrata√ß√£o, apresentando uma metodologia de an√°lise dos riscos envolvidos e fornecendo uma ferramenta de apoio aos consumidores nas etapas envolvidas no processo decis√≥rio.
Estande: 192
Código do trabalho: PMD12
 

DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS: FABRICA√á√ÉO DE PR√ďTESES ORTOP√ČDICAS TRANSTIBIAIS

O objetivo deste trabalho √© apresentar uma solu√ß√£o para a produ√ß√£o de pr√≥teses ortop√©dicas, pela cria√ß√£o e an√°lise de viabilidade t√©cnico-econ√īmica de um novo processo produtivo mais √°gil e de menor custo. Como objetivo secund√°rio, neste trabalho prop√īs-se um "design" de pr√≥tese transtibial que contribua para o conforto do usu√°rio e seja esteticamente mais agrad√°vel do que as pr√≥teses atualmente dispon√≠veis no mercado.
Estande: 44
Código do trabalho: PMD04
 

DESENVOLVIMENTO DE UM RASTREADOR PARA BAGAGENS DE PASSAGEIROS DE TRANSPORTE A√ČREO BRASILEIRO

Desenvolvimento de um rastreador, para transporte aéreo nacional, que poderá ser incluso na bagagem do passageiro e, por meio de um aplicativo, o cliente poderá visualizar a localização de seus pertences em tempo real. Tem-se como diferencial a de integração dos dados com a companhia aérea e, como vantagens, maior segurança, otimização do tempo para solucionar problemas e redução de gastos. Há a tentativa de registro do nome "Back 2'U".
Estande: 259
Código do trabalho: PMD08
 

DESENVOLVIMENTO DE UMA ALTERNATIVA AO PARABRISA LAMINADO PARA AUTOM√ďVEIS

O objetivo do seguinte trabalho √© estudar a viabilidade t√©cnica de um parabrisa automotivo composto apenas por uma l√Ęmina de vidro com uma pel√≠cula polim√©rica de alta resist√™ncia, para atender os seguintes requisitos da RESOLU√á√ÉO N¬ļ 254 do CONTRAN de 26 de outubro de 2007.
Estande: 210
Código do trabalho: PMD03
 

DESENVOLVIMENTO DE UMA EMBALAGEM PARA TRANSPORTE DE √ďRG√ÉOS

Neste trabalho visa-se ao desenvolvimento de uma embalagem para transporte de √≥rg√£os para transplante. Atualmente, muitos √≥rg√£os doados s√£o inutilizados devido √† precariedade do sistema, sendo o transporte, especificamente as embalagens, o fator mais agravante para a inefici√™ncia do processo. O objetivo principal consistiu em se projetar uma embalagem eficiente do ponto de vista termodin√Ęmico e, ao mesmo tempo, ergon√īmica e funcional para os usu√°rios diretos.
Estande: 13
Código do trabalho: PMN21
 

DESENVOLVIMENTO E VIABILIDADE T√ČCNICA DE UM CONJUNTO ASPERSOR DE √ĀGUA QUENTE

O objetivo deste estudo consistiu em se desenvolver um dispositivo para chuveiro que minimize o consumo de água e energia (elétrica ou gás) no banho, mantendo a sensação de conforto proporcionada pelo chuveiro tradicional.
Estande: 110
Código do trabalho: PMN17
 

DIMENSIONAMENTO DE UM SISTEMA "BIKE SHARING" NA CIDADE DE SÃO PAULO

Neste trabalho estudou-se a efic√°cia log√≠stica de um sistema de bicicletas compartilhadas da cidade de S√£o Paulo que possui defici√™ncia em atender a demanda solicitada. Para isso foram analisadas as vari√°veis do sistema e proposto um novo dimensionamento das esta√ß√Ķes com o objetivo de suprir a demanda por bicicletas.
Estande: 14
Código do trabalho: PMN12
 

ELABORA√á√ÉO DE CURSO DE EDUCA√á√ÉO A DIST√āNCIA DIRECIONADO A MICRO, PEQUENAS E M√ČDIAS EMPRESAS PARA O DESENVOLVIMENTO E A COMPETITIVIDADE DESSES EMPREENDIMENTOS NO MERCADO

Este projeto consistiu em elaborar um curso de Educa√ß√£o a Dist√Ęncia direcionado √†s Micro, Pequenas e M√©dias Empresas para contribuir com o desenvolvimento e a competitividade desses empreendimentos no mercado. O curso √© constru√≠do sobre cinco m√≥dulos, nos quais s√£o abordados conceitos de processos e de mapeamento de processos, explorando diferentes ferramentas utilizadas para mape√°-los.
Estande: 234
Código do trabalho: PMD10
 

ESTUDO DA EFICI√äNCIA ENERG√ČTICA APLICADA NUMA IND√öSTRIA DE BORRACHAS

Neste trabalho desenvolveu-se uma metodologia estruturada de efici√™ncia de consumo de energia el√©trica que possa ser aplicada em f√°bricas de pequeno e m√©dio portes, demonstrando a import√Ęncia de um programa aplicado √† √°rea industrial. A redu√ß√£o de custos com energia el√©trica na empresa e seu crescimento de forma sustent√°vel s√£o necessidades empresariais, desejados como resultados para o estudo de caso em quest√£o.
Estande: 57
Código do trabalho: PMN28
 

ESTUDO DA ESTRUTURA√á√ÉO DE UM PLANO DE MANUTEN√á√ÉO INDUSTRIAL NUMA EMPRESA DE EMBALAGENS PL√ĀSTICAS

O presente estudo teve como objetivo geral desenvolver um plano de manutenção que visa aumento na produtividade a partir de melhorias na disponibilidade e confiabilidade do equipamento crítico de uma empresa de plásticos. A pesquisa em questão possuiu um caráter exploratório, utilizando-se um estudo de caso que aborda tanto a pesquisa quantitativa quanto a qualitativa para a coleta dos dados no período de janeiro a junho de 2017.
Estande: 58
Código do trabalho: PMD02
 

ESTUDO DA VIABILIDADE T√ČCNICA DA ADAPTA√á√ÉO DE UMA LINHA DE MONTAGEM AUTOMOTIVA PARA A PRODU√á√ÉO FLEX√ćVEL

Com o intuito de aumentar a flexibilidade de uma linha de montagem automotiva pelo uso de plataformas modulares, neste trabalho visa-se investigar diversos arranjos físicos por meio do estudo de cenários. Para isso, desenvolveu-se um modelo de simulação computacional a fim de se validarem os cenários com análises das variáveis relevantes para esse sistema.
Estande: 135
Código do trabalho: PMN02
 

ESTUDO DA VIABILIDADE T√ČCNICO-ECON√ĒMICA DA IMPLANTA√á√ÉO DE ¬ďLIXO ZERO¬Ē EM MICRO E PEQUENOS EMPREENDIMENTOS - ESTUDO DE CASO NO IMT

Neste trabalho buscou-se a cria√ß√£o de um novo servi√ßo oferecido pelo IMT, especializado em gerenciamento de res√≠duos de micro e pequenas empresas, proporcionando com a "expertise" do servi√ßo a consecu√ß√£o do Lixo Zero. Para o desenvolvimento do trabalho, foi realizado um estudo de caso no IMT para colher informa√ß√Ķes pertinentes √† gera√ß√£o de res√≠duos e alternativas de reaproveitamento, a fim de agregar valor a eles e minimizar o envio de res√≠duos ao aterro sanit√°rio.
Estande: 203
Código do trabalho: PMN18
 

ESTUDO DE CAPACIDADE PRODUTIVA DE UMA IND√öSTRIA DE COSM√ČTICOS

Estudo t√©cnico com o objetivo prim√°rio de se determinar a real capacidade produtiva instalada numa ind√ļstria de cosm√©ticos de pequeno porte, localizada na cidade de S√£o Paulo. Al√©m disso, buscou-se identificar oportunidades de melhoria dos processos, a fim de possibilitar o conhecimento para a empresa estudada expandir seu "market share". Este estudo de caso tem como base a aplica√ß√£o da metodologia Bir√ī.
Estande: 117
Código do trabalho: PMN07
 

ESTUDO DE CASO: AUMENTO DA PRODUTIVIDADE DE UMA LINHA DE BISCOITOS RECHEADOS NUMA IND√öSTRIA DE ALIMENTOS

O objetivo do presente trabalho √© aumentar a produtividade numa linha de biscoitos recheados de uma ind√ļstria de alimentos de grande porte. No desenvolvimento do trabalho foi utilizado fluxo de valor, usando-se como base conceitos de TPM e efici√™ncia global dos equipamentos. Verificaram-se quest√Ķes de balanceamento de linha, gargalo. Foi avaliada a programa√ß√£o de produ√ß√£o num determinado per√≠odo. Com base nesse estudo, sugerem-se meios para aumento de produtividade e da OEE.
Estande: 24
Código do trabalho: PMN20
 

ESTUDO DE IMPLANTA√á√ÉO DE UMA F√ĀBRICA DE "COOKIES"

Este projeto contempla potencial de mercado e análise da concorrência, definição do fluxo de fabricação e respectivos recursos produtivos, com base na demanda estimada e definindo o mix de produção que maximiza os ganhos financeiros, permitindo validar os investimentos previstos para a implantação de uma fábrica de "cookies" em São Paulo.
Estande: 21
Código do trabalho: PMN04
 

ESTUDO DE MELHORIA DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL NA PRODUÇÃO DE REVESTIMENTOS INDUSTRIAIS

Neste trabalho trata-se de um estudo de organização visando ao aumento da eficiência operacional na produção de revestimentos. No atual momento de crise do setor industrial, a pesquisa pode propiciar uma oportunidade para se reduzirem desperdícios, utilizando-se os princípios da produção enxuta. Dessa forma é esperada uma vantagem competitiva da empresa no mercado, podendo atender com maior eficiência e produtividade a futura demanda.
Estande: 211
Código do trabalho: PMD17
 

ESTUDO DE MELHORIA DE EFICI√äNCIA DA LOG√ćSTICA INTERNA EM EMPRESA DE SISTEMAS MET√ĀLICOS

Estudo de caso em empresa de alocação de escoramentos e reescoramentos da construção civil com o objetivo de melhorar a eficiência logística interna com a redução de movimentos e desperdícios. Reduzem-se, com isso, os custos de movimentação de materiais e aumenta-se a qualidade da operação.
Estande: 169
Código do trabalho: PMD14
 

ESTUDO DE MELHORIA DO N√ćVEL DO SERVI√áO OFERECIDO NO SISTEMA DE TRAVESSIA DA BALSA GUARUJ√Ā-SANTOS POR SIMULA√á√ÉO

Foi realizado o estudo do processo de travessia de balsas que interligam as cidades de Guaruj√° e Santos. Os usu√°rios que utilizam o sistema durante dias √ļteis frequentemente reclamam do tempo gasto para realizarem a travessia. Com a finalidade de reduzir a insatisfa√ß√£o dos usu√°rios, o sistema real foi replicado num "software" de simula√ß√£o computacional,o Simul8, para que oportunidades de melhoria operacional fossem identificadas.
Estande: 33
Código do trabalho: PMN05
 

ESTUDO DE VIABILIDADE DA PRODU√á√ÉO DE FERRAMENTA DIGITAL PARA APLICA√á√ēES EM ATIVOS FINANCEIROS A PARTIR DA UTILIZA√á√ÉO DE CART√ēES DE CR√ČDITO E D√ČBITO

O projeto "SpareUp" é um estudo de viabilidade da criação de um sistema de arredondamento e investimento automático com base nas compras com cartão de crédito ou débito das pessoas físicas. Observa-se, na população brasileira, a falta de hábitos de poupar, com claro atrelamento à falta de educação financeira do brasileiro médio. O projeto "SpareUp" tem o objetivo de incentivar o hábito de poupar e investir os recursos financeiros das pessoas físicas e, indiretamente, educá-las para as finanças pessoais.
Estande: 156
Código do trabalho: PMD15
 

ESTUDO DE VIABILIDADE DE UMA EMPRESA PRODUTORA DE FARN√ČIS ESCOLARES SAUD√ĀVEIS NA CIDADE DE S√ÉO PAULO

O projeto consiste no estudo de viabilidade da produção de farnéis escolares saudáveis na cidade de São Paulo. Empregando-se a teoria do ganho, foi utilizado o conceito de logística integrada partindo-se do cliente, passando pela produção e, por fim, o plano de compras.
Estande: 182
Código do trabalho: PMN16
 

ESTUDO DE VIABILIDADE DE UMA NOVA LINHA DE PRODU√á√ÉO DE IMPLANTES ORTOP√ČDICOS

Estudo de viabilidade de uma nova linha de produ√ß√£o de implantes ortop√©dicos, na empresa OCX Implantes Especializados Ltda, definindo o mix de produtos que maximiza o ganho da empresa, de acordo com as necessidades do mercado, com base nas restri√ß√Ķes apresentadas pelo sistema produtivo que se objetiva desenvolver e implantar.
Estande: 39
Código do trabalho: PMN23
 

ESTUDO DE VIABILIDADE T√ČCNICA E ECON√ĒMICA DA INSTALA√á√ÉO DE UMA UNIDADE PRODUTORA E COMERCIALIZADORA (POR MEIO DE UM "E-COMMERCE") DE GRANOLAS COM INGREDIENTES FUNCIONAIS E FORMULA√á√ÉO PERSONALIZADA

Neste trabalho, estudou-se a viabilidade t√©cnica e econ√īmica da instala√ß√£o de uma unidade produtora e comercializadora (por "e-Commerce") de granolas com ingredientes funcionais e formula√ß√£o personalizada. .
Estande: 204
Código do trabalho: PMD06
 

ESTUDO DE VIABILIDADE T√ČCNICA E ECON√ĒMICA DE CATRACA ACOPLADA A GERADOR DE ENERGIA LIMPA

O objetivo neste trabalho foi desenvolver o projeto de viabilidade t√©cnica e econ√īmica para a fabrica√ß√£o deste novo dispositivo a ser acoplado a um controlador de acesso, transformando essa catraca num gerador de energia limpa. Com a an√°lise de retorno do investimento, determinou-se se o reaproveitamento de energia justifica o investimento para o cliente e se a fabrica√ß√£o do dispositivo √© atraente para o um fabricante ou um investidor.
Estande: 113
Código do trabalho: PMN15
 

ESTUDO DE VIABILIDADE T√ČCNICA E ECON√ĒMICA DE UMA FAZENDA VERTICAL

O principal objetivo deste trabalho foi estudar a viabilidade t√©cnica e econ√īmica da instala√ß√£o de uma fazenda vertical na cidade de S√£o Paulo. Os objetivos secund√°rios foram: resolver problemas de espa√ßo para plantio na cidade de S√£o Paulo e garantir uma log√≠stica eficiente, com proximidade do mercado consumidor. Fazenda vertical √© um conceito de agricultura concebido na d√©cada de 1990, na qual o cultivo √© realizado dentro de pr√©dios ou galp√Ķes, por meio de tecnologia avan√ßada para melhor produtividade.
Estande: 127
Código do trabalho: PMN03
 

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS E ESTOQUE DE UMA EMPRESA DO RAMO DO VAREJO

Neste trabalho, o objetivo foi planejar e gerar solu√ß√Ķes para a empresa do ramo de ventila√ß√£o e exaust√£o, que sofre com mau planejamento de compras e estoque e, por isso, geram-se diversas falhas, entre as quais o atendimento ao cliente e a perda de vendas.
Estande: 173
Código do trabalho: PMN26
 

IMPLEMENTA√á√ÉO DE UM SISTEMA ERGON√ĒMICO VOLTADO PARA A SEGURAN√áA NO TRABALHO

O trabalho consiste na implementa√ß√£o de um sistema ergon√īmico visando ao correto manuseio dos materiais e equipamentos numa f√°brica. Esse sistema foi criado devido √† necessidade de se desenvolver uma pol√≠tica de seguran√ßa no trabalho que trouxesse melhorias na qualidade de vida dos trabalhadores. Tal objetivo foi alcan√ßado por meio de coleta de dados e aplica√ß√£o da Norma Trabalhista NR-17.
Estande: 5
Código do trabalho: PMD13
 

LEVANTAMENTO DOS CUSTOS INDUSTRAIS DO PROCESSO DE PRODU√á√ÉO DE PARABRISA LAMINADO DO SETOR AUTOMOBIL√ćSTICO

Utilizando-se o m√©todo de rateio por centros de custos, neste trabalho tem-se, como prop√≥sito, demonstrar por meio de estudo de caso, a import√Ęncia da an√°lise dos custos industriais. O m√©todo permitiu calcular o custo unit√°rio de fabrica√ß√£o dos principais produtos vendidos pela empresa.
Estande: 207
Código do trabalho: PMD16
 

LOG√ćSTICA EMPRESARIAL APLICADA A UMA GR√ĀFICA DE M√ČDIO PORTE

Estudo de caso de uma gráfica de médio porte, em que se avalia sua logística empresarial ao longo do processo produtivo.
Estande: 17
Código do trabalho: PMN24
 

MELHORIA NO N√ćVEL DE SERVI√áO DE "PALLETS" ALOCADOS NOS PEDIDOS DE UM CLIENTE

Estudo-piloto dos benefícios da entrega de "pallets" fechados conforme solicitado pelo cliente, que recebia o pedido fracionado, causando ineficiências na cadeia. Por meio de uma mudança no sistema SAP, neste trabalho coletaram-se os dados, mensuraram-se resultados e identificaram-se os ganhos para propor a expansão para outros clientes.
Estande: 245
Código do trabalho: PMN09
 

MODELO DE ALOCA√á√ÉO E POSICIONAMENTO DE AMBUL√āNCIAS APLICADO √Ä CIDADE DE S√ÉO CAETANO DO SUL

No presente trabalho visa-se propor um modelo de aloca√ß√£o e posicionamento de ambul√Ęncias capaz de otimizar o sistema de atendimento de ocorr√™ncias na cidade de S√£o Caetano do Sul, com a redu√ß√£o da dist√Ęncia percorrida por ve√≠culos de emerg√™ncia at√© os locais de acidente. O trabalho contribui para um aumento no n√≠vel de servi√ßo prestado √† popula√ß√£o, uma vez que as ocorr√™ncias s√£o atendidas eficientemente.
Estande: 150
Código do trabalho: PMN22
 

MODELO PARA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL EM ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL

O trabalho consiste no desenvolvimento de um modelo de Sistema de Gestão Ambiental, com base na NBR ISO 14001:2015 para uma escola de Ensino Fundamental em São Paulo. Este modelo pretende facilitar a implantação do SGA e seu funcionamento por meio de manual e de formulários.
Estande: 64
Código do trabalho: PMD01
 

PROPOSIÇÃO DE MODELOS DE GESTÃO ADEQUADOS PARA PEQUENA EMPRESA DO VAREJO

Este estudo foi realizado tendo como referência uma pequena empresa do varejo que oferece itens de iluminação. A carência de modelos de gestão para atividades da cadeia de suprimentos como previsão de demanda, gestão de estoques e compras foram motivadores para o desenvolvimento do trabalho. Com o uso de ferramentas adequadas, são esperados benefícios como redução de estoques e de custos, além da organização de processos que também impactará positivamente a rotina da empresa.
Estande: 144
Código do trabalho: PMN31
 

REENGENHARIA DO PROCESSO DE MONTAGEM DE "KITS" PARA CAMINH√ēES E √ĒNIBUS QUE OPERAM EM REGIME CKD E SKD (¬ďCOMPLETELY/SEMI KNOCK-DOWN¬Ē)

Este trabalho consiste na an√°lise de fluxo de valor e proposta de reengenharia do processo de montagem de "kits" em regime xKD em ind√ļstria de caminh√Ķes e √īnibus de S√£o Bernardo do Campo ¬Ė SP, utilizando-se uma abordagem "lean" em centro de distribui√ß√£o log√≠stico interno do tipo Cross-Docking. Esta abordagem permite aumentar a produtividade e competitividade da organiza√ß√£o, eliminando atividades que n√£o agregam valor ao cliente, al√©m de contribuir para a redu√ß√£o do tempo de processamento, aumento da qualidade e redu√ß√£o de custos.
Estande: 40
Código do trabalho: PMN06
 

REFLEXO DE GRANDES EVENTOS NA MOBILIDADE URBANA

O problema investigado com este trabalho pode ser definido como a aus√™ncia de um estudo quantitativo que gere um indicador representativo da situa√ß√£o do tr√Ęnsito na regi√£o de grandes eventos e, em raz√£o disso, as principais √°reas afetadas s√£o a mobilidade de pessoas e o transporte p√ļblico.
Estande: 242
Código do trabalho: PMN08
 

ROB√ĒS COLABORATIVOS: UMA FORMA DE TORNAR PEQUENAS E M√ČDIAS EMPRESAS MAIS COMPETITIVAS

Neste trabalho apresenta-se o rob√ī colaborativo como uma solu√ß√£o vi√°vel para PMEs em busca de melhores √≠ndices de produtividade, contribuindo para o ganho de competitividade em escala nacional. Rob√īs colaborativos s√£o o primeiro passo que as empresas t√™m dado rumo √† revolu√ß√£o industrial 4.0. Essa revolu√ß√£o tem como base a internet das coisas e elementos computacionais colaborativos que garantem uma produ√ß√£o mais enxuta e aut√īnoma.
Estande: 165
Código do trabalho: PMN10
 

SIMULA√á√ÉO DE EVENTOS DISCRETOS DOS PROCESSOS DE ATENDIMENTO TELEF√ĒNICO NUM "CALL CENTER" DE UM HOSPITAL

Este trabalho tem como objetivo analisar cen√°rios dos processos de agendamento de exames e agendamentos de consultas pelo "Call Center" de um Hospital Infantil, por meio de simula√ß√£o de eventos discretos, para se identificarem poss√≠veis pontos de melhorias no atendimento e/ou infraestrutura da tecnologia da informa√ß√£o e comunica√ß√£o a fim de se reduzir o n√ļmero de abandono de chamadas recebidas e a ociosidade dos atendentes. Nele se demonstram as vantagens e a viabilidade de uma ferramenta de simula√ß√£o.
Estande: 227
Código do trabalho: PMN25
 

SIMULA√á√ÉO DE TR√ĀFEGO URBANO: PRA√áA MAU√Ā

O desenvolvimento de um modelo de simula√ß√£o permitiu avaliar a influ√™ncia de diversos fatores como o fluxo de ve√≠culos de diversos modais e programa√ß√£o semaf√≥rica na ocorr√™ncia de congestionamentos numa rotat√≥ria situada na regi√£o fronteiri√ßa de S√£o Caetano do Sul com S√£o Bernardo do Campo. Cen√°rios foram abordados e estudados para verificar quais os principais fatores que influenciaram o tr√Ęnsito das vias, e quais condi√ß√Ķes promoveram maior fluidez nelas.
Estande: 217
Código do trabalho: PMD09
 

VIABILIDADE ECON√ĒMICA DE IMPLEMENTA√á√ÉO DE ECONOMIA CIRCULAR PARA O CILINDRO DE CO2 DE UMA M√ĀQUINA DE BEBIDAS

O trabalho foi desenvolvido na empresa B.Blend, com foco no cilindro de gás CO2 utilizado em máquinas de bebida. Foi proposto um fluxo de logística reversa com base nos conceitos da economia circular para um novo cilindro de gás retornável, dado que o atual não é. Foram não apenas realizadas a previsão de demanda e receita e a projeção de custo, mas também determinados os indicadores financeiros para a análise de viabilidade do projeto. Além disso, foi proposta uma análise do novo serviço do ponto de vista do cliente.
Estande: 155
Código do trabalho: PMD07