Pesquisa de trabalhos

 
 
A pesquisa é realizada em todas as informações.
Os campos da busca são: título do trabalho, descrição, código do trabalho, estande, nome do aluno e RA.
Caso deseje-se procurar em todos os cursos, selecionar "Todos os cursos" na caixa "Selecionar outro curso..."
 
 
 
 

Engenharia de Produção
2015

Número de trabalhos exibidos: 34

ALAVANCAGEM DA PRODUTIVIDADE INDUSTRIAL: INDÚSTRIA DE PROCESSAMENTO DE VIDROS

A execução deste projeto tem por objetivo que a empresa estudada se destaque competitivamente no mercado. Ela pertence ao ramo vidreiro e possui uma atuação aparentemente ineficaz do seu setor de Planejamento e Controle da Produção, que apresenta dificuldades no gerenciamento das entradas e saídas do processo produtivo. Buscamos introduzir ferramentas de PCP a fim de sustentar o gerenciamento dos processos de compras, estoques e sequenciamento, ganhando produtividade dentro deles.
Código do trabalho: PMD02
 
 

ALAVANCAGEM OPERACIONAL DE UM FABRICANTE DE COZINHAS INDUSTRIAIS

O trabalho foi desenvolvido numa empresa localizada na região metropolitana de São Paulo, atuante no mercado de cozinhas profissionais e "food service", que fornece bens e serviços para hotéis, redes de "fastfood", hospitais, restaurantes e indústrias. Nosso objetivo foi promover uma alavancagem operacional por meio da análise comparativa entre a capacidade produtiva atual e a demanda; especialmente para a organização da produção de uma nova linha de produtos denominada Inovatec.
Código do trabalho: PMD14
 
 

ANÁLISE CRÍTICA E VIRTUALIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO DA EMPRESA DEVICTOR ACESSÓRIOS PARA CORTINAS PARA IDENTIFICAR OPORTUNIDADES DE AUMENTO DE PRODUTIVIDADE

Neste trabalho buscamos analisar criticamente os processos produtivos da empresa DeVictor e identificar oportunidades de aumento de produtividade e competitividade no mercado. Com estudo de caso, foi feita a validação técnica do trabalho, com base em entrevistas na empresa e visitas técnicas para mapeamento dos processos. Com os resultados desse mapeamento e utilizando as ferramentas da engenharia de produção, é possível virtualizar e validar o processo, além de ser analisada qualquer mudança feita nele.
Código do trabalho: PMN06
 
 

ANÁLISE DO PROCESSO PRODUTIVO DE ABRAÇADEIRAS NUMA INDÚSTRIA METALÚRGICA DE PEQUENO PORTE

As pequenas e médias empresas têm grande importância econômica no cenário nacional. Devido a diversos problemas pelos quais o país tem passado, várias dessas empresas têm fechado as portas. Dado esse cenário, este estudo busca aumentar a produtividade do processo produtivo de abraçadeiras de uma empresa metalúrgica de pequeno porte, permitindo alavancar a competividade da organização.
Código do trabalho: PMD01
 
 

AVALIAÇÃO CRÍTICA DO PROCESSO DE PINTURA DE UMA INDÚSTRIA DE AUTOPEÇAS

O presente trabalho aborda a análise crítica do processo de pintura de uma indústria de autopeças. O objetivo principal é verificar se melhorias nas condições de trabalho do processo de pintura atual podem fazer com que ele se ajuste aos requisitos de ergonomia e segurança do trabalho. Caso contrário, serão estudados outros processos de pintura disponíveis no mercado e, então, proposto o sistema que apresente mais sinergia com a realidade da empresa.
Código do trabalho: PMN05
 
 

CONTRIBUIÇÃO PARA ADEQUAÇÃO DE UM PET CENTER PARA CERTIFICAÇÃO NA ISO 14001

O trabalho consiste num Estudo de Caso. Os pesquisadores avaliaram os processos de uma pequena empresa, Pet Center São Caetano, para melhorar seu desempenho ambiental, com o objetivo de uma futura certificação pela norma ISO 14001, definida como uma ferramenta de qualidade baseada num Sistema de Gestão Ambiental.
Código do trabalho: PMN10
 
 

CRIAÇÃO DE KIT DE HORTA HIDROPÔNICA CASEIRA, SEM AGROTÓXICOS

Criação de um kit de horta hidropônica, voltado para o uso caseiro, aplicando os conceitos de engenharia e hidroponia. Tivemos em vista suprir a necessidade de um público que tem preferência por cultivar seu próprio alimento em casa, a um preço razoável e sem adição de produtos agrotóxicos e conservantes.
Código do trabalho: PMD19
 
 

DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIA E FERRAMENTA PARA GERENCIAMENTO DE RISCOS EM EMPRESAS DE MICRO, PEQUENO E MÉDIO PORTES

O projeto consiste no desenvolvimento de uma metodologia e ferramenta de aplicação amplas que contribuam para identificação, medição, análise crítica e controle dos riscos, or meio de planos de mitigação e contingência. Esses riscos são relacionados à gestão financeira, administrativa, à mão de obra, ao fornecimento de insumos e utilidades e demais demandas de empresas de micro, pequeno e médio portes de qualquer segmento do mercado.
Código do trabalho: PMD04
 
 

DESENVOLVIMENTO DE UM ACESSÓRIO ELÉTRICO PARA MOTORIZAÇÃO DE UMA CADEIRA DE RODAS MANUAL

O produto permite motorizar uma cadeira de rodas convencional através do acoplamento de um acessório elétrico que pode ser conectado e removido de acordo com as necessidades do usuário, sem modificar a estrutura original da cadeira. Afim de proporcionar maior independência e qualidade de vida, é oferecido uma alternativa para os usuários de cadeiras de rodas que lidam diariamente com dores nos membros superiores e não dispõem de recursos para a aquisição de uma cadeira de rodas motorizada.
Código do trabalho: PMD09
 
 
Data da Banca de Avaliação: 04/11/2020 11:30
Local da Banca de Avaliação: Online
 

DESENVOLVIMENTO DE UM SAPATO FEMININO AJUSTÁVEL A DIFERENTES ALTURAS

O trabalho refere-se ao desenvolvimento de um sapato feminino ajustável a diferentes alturas, por meio de uma palmilha moldável e encaixe e desencaixe para os saltos. A inspiração do trabalho surgiu da experiência das autoras e observação do cotidiano das mulheres que sentem desconforto com o uso contínuo do salto alto e levam outro par de sapatos no carro ou na bolsa. Verificou-se uma demanda latente no mercado calçadista por um produto inovador.
Código do trabalho: PMD05
 
 

DESENVOLVIMENTO DE UMA CENTRAL DE PLANEJAMENTO E ABASTECIMENTO PARA CONSTRUTORES DE PEQUENO E MÉDIO PORTES

Modelo de gestão de materiais para pequenas e médias empresas do ramo da construção civil no mercado brasileiro. A expectativa é a de que, fazendo uso de conceitos de Cadeia de Suprimentos e a correlata gestão de estoques, consiga-se aumentar a competitividade dessas empresas com a redução de custos resultante da implantação do modelo ora proposto.
Código do trabalho: PMD12
 
 

DESENVOLVIMENTO DE UMA CHOPEIRA PORTÁTIL PARA O RESFRIAMENTO DE BARRIS DE 5L EM LOCAIS QUE NÃO POSSUAM ACESSO A FONTE DE ENERGIA ELÉTRICA

Neste trabalho, desenvolvemos uma chopeira portátil, que não utilize energia elétrica, para o resfriamento de barris de chope de 5 litros em lugares extremos, onde o acesso à energia elétrica é remoto. Para isso, foi utilizada a expansão de gás CO2, o que permite que o sistema trabalhe com baixas temperaturas, para manter a ideal para o consumo de chope nas condições adequadas relatadas pelos fornecedores da bebida.
Código do trabalho: PMD07
 
 

DESENVOLVIMENTO DE UMA EXTENSÃO ELÉTRICA DE TOMADA INTERNA

Os produtos atuais no mercado de extensões elétricas, além de não apresentarem estética agradável e praticidade, por muitas vezes não apresentam certificação necessária. Diante disso, foi proposta uma melhoria a partir de um sistema alternativo de extensão, desenvolvido internamente numa tomada elétrica de parede com mecanismo de recolhimento de fiação pela ação de uma mola. O protótipo será validado tecnicamente para atender a todos os requisitos estabelecidos pela NBR 5410.
Código do trabalho: PMN01
 
 

ESTUDO DA VIABILIDADE ECONÔMICA PARA A IMPLANTAÇÃO DE UMA INCUBADORA NUMA UNIVERSIDADE EMPREENDEDORA

No século XX, houve necessidade de mudanças para atender o desenvolvimento da comunidade à qual as universidades pertencem. Essa necessidade deve-se aos grandes desafios ininterruptos e ao fluxo de desenvolvimento da sociedade do conhecimento. Essas mudanças tornaram as universidades mais preparadas e adaptadas para uma época de fluxo de informação e de dados em velocidades muito maiores.
Código do trabalho: PMN08
 
 

ESTUDO DA VIABILIDADE TÉCNICA, ECONÔMICA E FINANCEIRA DA INSERÇÃO DE UMA INOVADORA MICROEMPRESA DE FRUTAS SECAS NO MERCADO BRASILEIRO

O Brasil produz cerca de 30 milhões de toneladas de frutas por ano e desperdiça 30% dessa produção entre as etapas de colheita e transporte. Por isso foi estudada a viabilidade de inserção no mercado brasileiro de uma inovadora microempresa que colete e desidrate frutas "in natura" nas regiões de plantio para minimizar descartes e adicionar valor ao produto final. Como apenas 2,47% de frutas secas consumidas no Brasil são produzidas no País, existe um potencial de mercado a ser explorado.
Código do trabalho: PMD13
 
 

ESTUDO DE CAPACIDADE - LINHA DE MONTAGEM NOVO JETTA 2015

Projeto em parceria com a Volkswagen do Brasil, que envolve o estudo de capacidade da linha de montagem (baixo volume) do novo Jetta Comfortline 2.0 - 2015, que está sendo produzido na fábrica da Via Anchieta em São Bernardo do Campo.
Código do trabalho: PMN04
 
 

ESTUDO DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM PLANO DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA EM ACADEMIAS DE GINÁSTICA

Na presente pesquisa visamos identificar as oportunidades de melhoria no processo de manutenção numa rede de academia de ginástica. A falta de metodologia adequada para a manutenção acarreta a má condição dos equipamentos, que convergem em elevados custos de manutenção corretiva, insatisfação e evasão de alunos. Com a coleta e análises de dados do custo de manutenção dos equipamentos e grau e motivos de insatisfação dos alunos, foi possível estimarmos os custos diretos e indiretos decorrentes de má gestão da manutenção.
Código do trabalho: PMD21
 
 

ESTUDO DO "LAYOUT" DE UMA LINHA DE TRANSFORMADORES DE CORRENTE E POTÊNCIA EM UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE

Neste trabalho tratamos da alteração do "layout" da produção em empresa de medidores de energia, para organizar seus fluxos e eliminar desperdícios no gerenciamento da linha de produção. Foram utilizadas ferramentas como mapeamento do fluxo físico e do fluxo de informação, 5s, diagrama espaguete, entres outras. Pretendemos eliminar atividades desnecessárias, diminuir tempos de "set-up" e melhorar o "layout", para que o tempo de movimentação diminuísse, reduzindo custos e tornando a empresa mais competitiva.
Código do trabalho: PMN13
 
 

ESTUDO DO ARRANJO FÍSICO PARA EXPANSÃO DA FÁBRICA MAFERAÇO COMÉRCIO DE AÇO E TELHAS LTDA.

O projeto consiste em elaborar um estudo de arranjo físico para ser utilizado como referência à expansão da Maferaço Comércio de Aço e Telhas Ltda., a fim de melhorar seu processo produtivo.
Código do trabalho: PMD16
 
 

ESTUDO DO PROCESSO PRODUTIVO DE UMA FÁBRICA DE "WAFFLE": UMA PROPOSTA PARA AUMENTO DA MARGEM DE LUCRO OPERACIONAL

O trabalho consiste Numa análise crítica dos processos de fabricação dos diferentes tipos de "waffles" numa indústria alimentícia. A partir da análise de viabilidade técnica e financeira, do mapeamento de processos e da identificação de causas de desperdício, foi proposta uma solução para ser implementada, visando ao aumento da margem de lucro operacional da empresa e à minimização dos desperdícios do processo produtivo da empresa.
Código do trabalho: PMD10
 
 

ESTUDO PARA UMA POLÍTICA DE RENOVAÇÃO DE FROTA VISANDO À REDUÇÃO DE CUSTO

Neste trabalho, buscamos estabelecer um ponto de equilíbrio para a renovação de frota numa empresa de ônibus rodoviários, utilizando uma metodologia que faz a avaliação com base nos custos, propondo melhorias. Com os dados são determinadas curvas que variam em função do tempo e possuem sentido inverso. Os resultados são comparados ao modelo que a empresa usa atualmente, e, então, a metodologia será adequada a outras variáveis como o fluxo de caixa da empresa, e um plano de renovação de frotas, apresentado à companhia.
Código do trabalho: PMD15
 
 

GAZEBO COM SISTEMA FOTOVOLTAICO ADAPTADO

Desenvolvimento de um Gazebo adaptado com sistema fotovoltaico "off-grid". Desse modo, é possível gerar, armazenar e fornecer energia elétrica mesmo nos locais mais remotos; desde que haja um mínimo significativo de incidência solar.
Código do trabalho: PMN12
 
 

IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES DE MELHORIA NUMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE DO SETOR DE FLUIDOS AUTOMOBILÍSTICOS COM O EMPREGO DE CONCEITOS E FERRAMENTAS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Neste trabalho tivemos por objetivo mapear o processo de produção de fluidos automotivos de uma fábrica de pequeno porte, a fim de encontrar possíveis melhorias para alavancar os resultados. A fábrica encontra-se em seu estágio organizacional inicial (há pouco tempo foi adquirida pelo seu atual proprietário) e busca oportunidades para melhores resultados. O trabalho contribuiu para agregar conhecimento à área de produção, com o intuito de ajudar a empresa a se aprimorar com as melhores práticas do mercado.
Código do trabalho: PMN03
 
 

IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES DE MELHORIAS DE DESEMPENHO AMBIENTAL NUMA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA DE PEQUENO PORTE PELO USO DO PROGRAMA DA PRODUÇÃO MAIS LIMPA

A FHOM tem como objetivo oferecer produtos de qualidade com preços competitivos e possui a política de sempre investir em novas tecnologias para melhor atender as necessidades de seus clientes, cada vez mais exigentes com a questão ambiental. O Programa de Produção mais Limpa foi identificado como principal ferramenta a ser adotada em conjunto com a ecoeficiência a fim de identificar oportunidades voltadas para a otimização do processo e melhoria do desempenho ambiental.
Código do trabalho: PMN11
 
 

IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES PARA REDUÇÃO DE CUSTO DE PRODUÇÃO DA EMPRESA DE MODA FEMININA SPEZZATO

O trabalho em questão visa, com a utilização de ferramentas de engenharia de produção, encontrar oportunidades de melhoria na empresa de moda feminina Spezzato. Foram feitos estudos de mapeamento, com foco em encontrar desperdícios existentes no processo produtivo da empresa, que estava gerando um alto custo de produção para ela que, por sua vez, não tinha conhecimento do que o causava.
Código do trabalho: PMD18
 
 

IMPLEMENTAÇÃO DE UM MODELO DE GESTÃO DE MATERIAIS E SERVIÇOS EM RESTAURANTES NA ÓPTICA DO P+L

O trabalho consiste em implementar um modelo de gestão que visa identificar potenciais melhorias por meio do gerenciamento das operações de preparação, lavagem e descarte de alimentos, assim como os materiais utilizados e serviços que sustentam o funcionamento do restaurante na óptica da Produção mais Limpa (P+L) e, com isso, propor soluções para se evitar o desperdício de materiais, operações e buscar meios alternativos para se reduzirem os impactos negativos dessas atividades no meio ambiente.
Código do trabalho: PMD20
 
 

MELHORIA DA LOGÍSTICA DE UMA ORGANIZAÇÃO DE COLETA E DISTRIBUIÇÃO DE DERIVADOS DE SANGUE E SUPRIMENTOS

O crescimento da demanda de transfusões de sangue dos últimos 10 anos motivou a realização deste trabalho numa associação beneficente de coleta, tratamento e distribuição de sangue: a Colsan, a fim de melhorar a gestão logística para garantir o atendimento da demanda rotineira e de emergências. Com ferramentas de roteirização para estudo e análise do fluxo logístico atual, propõem-se melhorias e verificam-se seus resultados, tanto no quesito eficiência, quanto no âmbito financeiro.
Código do trabalho: PMN07
 
 

ORGANIZAÇÃO DAS ORDENS DE PRODUÇÃO DE UMA EMPRESA DE AUTOPEÇAS

O intuito deste trabalho é aplicar técnicas de sequenciamento da produção numa empresa de autopeças. Em primeiro lugar, identificam-se todas as variáveis do cenário atual da empresa e, em seguida, realiza-se análise e tratamento dos dados obtidos, visando aumentar a capacidade produtiva da empresa.
Código do trabalho: PMN14
 
 

PROPOSTA DE MODELO ALTERNATIVO DE "CHECKOUT" PARA UM SUPERMERCADO

Neste trabalho buscamos aumentar o faturamento de um supermercado localizado na cidade de São Paulo, por meio da elaboração de uma proposta de melhoria do atual processo de "checkout", a fim de proporcionar melhor atendimento para cada tipo de cliente que frequenta o estabelecimento, principalmente nos horários em que o sistema esteja sobrecarregado.
Código do trabalho: PMD03
 
 

PROPOSTA DE MODELO DE GESTÃO POR PROCESSOS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DO CENTRO HOSPITALAR DO MUNÍCIPIO DE SANTO ANDRÉ COM A METODOLOGIA BPM

A abordagem BPM nos serviços de saúde auxilia na construção de uma visão sistêmica de processos, oferecendo serviços com melhor qualidade e reduzindo ineficiências. Na UTI, devido à alta demanda por leitos e à baixa oferta, com a impossibilidade de expansão, a boa gestão dos processos e a padronização de atividades e rotinas possibilitam uma redução na permanência dos pacientes no hospital, um aumento na taxa de atendimentos fornecendo um serviço de melhor qualidade ao paciente.
Código do trabalho: PMD08
 
 

PROPOSTAS DE MELHORIAS EM PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE PÁS PARA SISTEMAS DE ARREFECIMENTO

O objetivo inicial deste trabalho foi identificar os motivos do não atendimento da demanda de pás produzidas para sistemas de arrefecimento industrial no prazo acordado, na empresa FanTR. Foi utilizada a metodologia Birô de Apoio à Competitividade das Micro, Pequenas e Médias Empresas, parte da "Estratégia de Manufatura Digital" do Curso de Engenharia de Produção da Mauá.
Código do trabalho: PMN02
 
 

SIMULAÇÃO DE CENÁRIOS PARA MELHORIA DO TRÁFEGO NUMA VIA DA CIDADE DE SÃO CAETANO DO SUL

O projeto é uma simulação de agentes realizada na Avenida Goiás, com o apoio da SEMOB de São Caetano do Sul. O objetivo do projeto é simular cenários para melhoria do tráfego na via que, se aplicados, podem beneficiar seus usuários.
Código do trabalho: PMN09
 
 

SIMULADOR DE "WAKEBOARD"

Neste projeto multidisciplinar analisamos o desenvolvimento da tecnologia e a oferta de serviço para a prática do "wakeboard" em ambiente controlado. O projeto envolve o dimensionamento hidromecânico do equipamento e a análise de viabilidade econômica para oferecer o serviço desejado, dentro da estratégia de mercado almejada.
Código do trabalho: PMD17
 
 

VIRTUALIZAÇÃO DE UMA LINHA DE ENVASE DE MARGARINAS: ESTUDO DE CASO NA VIGOR ALIMENTOS

Neste trabalho buscamos disponibilizar uma linha de envase de margarinas, para a fábrica virtual do laboratório do Instituto Mauá de Tecnologia, com o objetivo de fazer simulações de eficiência operacional. Além disso, buscamos identificar o principal gargalo que possa afetar a efetividade da linha de produção. Foi feita uma simulação da linha de envase em três "softwares": Delmia, Tecnomatix, Simul8 e, assim, pudemos contribuir para o aumento da eficiência da referida linha de produção.
Código do trabalho: PMD06