Pesquisa de trabalhos

 
 
A pesquisa é realizada em todas as informações.
Os campos da busca são: título do trabalho, descrição, código do trabalho, estande, nome do aluno e RA.
Caso deseje-se procurar em todos os cursos, selecionar "Todos os cursos" na caixa "Selecionar outro curso..."
 
 
 
 

Engenharia de Produção
2018

Número de trabalhos exibidos: 51

"INTERNET OF DOGS: WEARABLE" PARA CACHORROS

Este projeto visa auxiliar os proprietários de cães a monitorar e controlar indicadores referentes ao bem-estar do animal, como temperatura, umidade e ruído do ambiente, localização e dinâmica do cachorro, além de informações relativas ao histórico do animal, como vacinação, medicamentos e tratamentos, Com um aplicativo de celular, disponibiliza-se ao mercado uma solução inovadora para o setor "Pet Care", visto que a relação humano/cachorro está tornando-se cada vez mais humanizada.
Estande: 103
Código do trabalho: PMN11
 

"LEAN OFFICE" - PENSAMENTO "LEAN" APLICADO PARA OTIMIZAR SERVIÇOS

Este trabalho consiste na utilização de ferramentas "Lean" para otimizar processos dentro de uma agência de Marketing Digital, com o objetivo de eliminar desperdícios encontrados quando as atividades estão centradas na realização de um serviço. A aplicação dessa metodologia é interessante para o mercado, pois muitas empresas usam o serviço excepcional como um diferencial da empresa, destacando-se da concorrência por isso.
Estande: 627
Código do trabalho: PMN28
 

ADAPTAÇÃO DE CAIXAS ELETRÔNICOS PARA CADEIRANTES E PORTADORES DE NANISMO

Trabalho desenvolvido com vistas à acessibilidade e autonomia para cadeirantes e portadores de nanismo na experiência com caixas eletrônicos.
Estande: 803
Código do trabalho: PMN04
 

ANÁLISE DE VIABILIDADE DE UM SISTEMA DE MONITORAMENTO DA EFICIÊNCIA DE UM CONDICIONADOR DE AR DO TIPO "SPLIT" COM BAIXO CUSTO UTILIZANDO A REDE LORAWAN

Com o uso da rede LoraWan, desenvolveu-se um sistema de monitoramento de baixo custo para monitorar um condicionador de ar "split". Com o monitoramento, buscou-se coletar massa suficiente de dados para que, uma vez tratada, seja capaz de validar se seu funcionamento está de acordo com o manual, seu comportamento de acordo com mudanças climáticas e se há mau funcionamento.
Estande: 711
Código do trabalho: PMN22
 

ANÁLISE E AVALIAÇÃO DO FLUXO DO PEDIDO DE VENDA ATÉ A ENTREGA. UM ESTUDO DE CASO NO SEGMENTO DE MÓVEIS E BRINQUEDOS NUMA EMPRESA DE "E-COMMERCE"

Análise e avaliação do fluxo de pedidos e atendimento ao cliente numa empresa de "e-commerce" com o intuito de identificar oportunidades de melhoria e propor soluções.
Estande: 510
Código do trabalho: PMN19
 

ANÁLISE E AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS LOGÍSTICOS DE UMA EMPRESA COMERCIAL NO SEGMENTO DE UTILIDADES

O projeto consiste na análise dos processos logísticos de uma empresa comercial do segmento do varejo com o intuito de melhorar o nível de atendimento aos clientes.
Estande: 706
Código do trabalho: PMN14
 

ANÁLISE E AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS LOGÍSTICOS DE UMA EMPRESA DE MÉDIO PORTE NO SEGMENTO DE MOCHILAS INFANTIS E ESPORTIVAS

Este trabalho tem como objetivo identificar oportunidades de melhoria ao longo da cadeia de suprimentos de uma empresa de médio porte.
Estande: 117
Código do trabalho: PMN30
 

APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DE ENGENHARIA NO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS DE UMA EMPRESA NO SETOR DE SERVIÇOS

Este trabalho consiste no aprimoramento do processo de implantação de projetos em uma empresa do setor bancário através de propostas de melhorias encontradas utilizando ferramentas de engenharia.
Estande: 140
Código do trabalho: PMN23
 

APLICAÇÃO DE MODELOS DE GESTÃO DE ESTOQUES POR MEIO DA PREVISÃO DE DEMANDA NUM "E-COMMERCE" DE ROUPAS

O trabalho consiste num estudo de caso realizado no "e-commerce" Isabela Matte Criações e Comércio LTDA., a fim de selecionar os métodos mais adequados de previsão de demanda e os modelos de gestão de estoque mais adequados com as características da empresa. Essa seleção busca melhorar o nível de atendimento ao cliente, evitando a falta e o excesso de produtos em estoque.
Estande: 427
Código do trabalho: PMN25
 

AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS LOGÍSTICOS DE UMA EMPRESA MULTINACIONAL DO SEGMENTO DE INDÚSTRIA QUÍMICA: UM ESTUDO DE CASO DE MELHORIAS NO SERVIÇO LOGÍSTICO

O trabalho foi desenvolvido numa empresa multinacional do segmento de polímeros. A falta de uma gestão adequada nos processos logísticos tornou-se uma oportunidade para a pesquisa. O objetivo do estudo de caso foi analisar o histórico de vendas e de compras, a situação do estoque e propor um melhor modelo de estoque e suprimento para a empresa. Foi proposto melhor gerenciamento dos serviços logísticos: a gestão do estoque, estoque de segurança e melhor previsão de demanda.
Estande: 519
Código do trabalho: PMN08
 

AVALIAÇÃO ERGONÔMICA EM VIATURA DA POLÍCIA MILITAR

Este projeto teve como objetivo fornecer melhores condições de trabalho aos oficiais do 11.º Batalhão da Polícia Militar por meio de uma avaliação ergonômica na viatura de trabalho. O problema estudado foi a adequação ergonômica nas viaturas para as atividades dos policiais. Foi possível identificar possíveis melhorias e sugerir mudanças no posto de trabalho.
Estande: 804
Código do trabalho: PMN02
 

CADEIA DE VALOR DO CACAU: DO GRÃO À BARRA

O objetivo do TCC foi mapear a cadeia produtiva do cacau, identificar pontos críticos e passíveis de controle por meio da instalação de sensores específicos para coleta de dados. A visão macro do projeto é contribuir para o desenvolvimento de uma plataforma integradora que possibilite o gerenciamento sistêmico de todo processo pelas partes interessadas e facilite as tomadas de decisão. O trabalho tem o apoio da Cacau Show.
Estande: 518
Código do trabalho: PMN12
 

CONTRIBUIÇÃO PARA A COMPETITIVIDADE EM FUNÇÃO DO AUMENTO DA PRODUTIVIDADE ORGANIZACIONAL E REDUÇÃO DE CUSTOS: FAZOLIM VIDROS E ALUMÍNIOS

O trabalho consiste num estudo de caso na empresa Fazolim Vidros e Alumínios, a fim de aumentar a produtividade e reduzir seus custos, contribuindo para sua competitividade no mercado. A empresa de estudo é de pequeno porte, porém está crescendo no ramo de vidros e serviços e necessita de melhorias para se estabelecer competitiva no mercado de atuação.
Estande: 111
Código do trabalho: PMD10
 

DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA DE ATENDIMENTO EM PEQUENA EMPRESA DE "BUBBLE TEA"

O projeto visa ao desenvolvimento de um "software" em plataforma Microsoft Excel e Access de um sistema de gestão numa pequena empresa de Chás Taiwaneses. O sistema baseia-se nos módulos de gestão financeira e de estoque do principal sistema utilizado em grandes empresas, o ERP, porém em plataforma mais fácil e acessível. Assim, o empreendedor garante a padronização nos seus fluxos de atendimento e controle de informações em tempo real, influenciando a tomada de decisões e a experiência do cliente.
Estande: 407
Código do trabalho: PMD08
 

DESENVOLVIMENTO DE UM CAPACETE PARA CICLISTAS POR MANUFATURA ADITIVA UTILIZANDO-SE METAMATERIAL

O projeto trata do desenvolvimento de um capacete utilizando-se métodos modernos e tecnológicos, como a impressão 3D e o uso de metamateriais para otimizar suas propriedades. Foram analisados os benefícios da manufatura aditiva.
Estande: 730
Código do trabalho: PMD18
 

DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE COMPARAÇÃO ENTRE FONTES DE ENERGIA POR MEIO DE PESQUISA OPERACIONAL

Este trabalho tem como objetivo a criação de um modelo que utilize a programação linear para se compararem diversas fontes de geração de energia elétrica, a saber: eólica, solar, hidrelétrica, biomassa, termelétrica e nuclear, por meio de conceitos da pesquisa operacional. Para elaborar a comparação de maneira igualitária entre as fontes, foram selecionados indicadores comuns categorizados em ambientais, socioeconômicos e técnicos.
Estande: 420
Código do trabalho: PMN09
 

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA AUTOMATIZADO PARA AUMENTO DA PRODUTIVIDADE DE PROFISSIONAIS AUTÔNOMOS, COM ENFOQUE NO SETOR ODONTOLÓGICO.

A gestão de empresas é um fator definitivo nos resultados que ela apresenta. No caso dos consultórios odontológicos, essa gestão é majoritariamente realizada pelo dentista, que durante seu processo de formação pouco teve contato com tais ensinamentos. Assim, o objetivo deste trabalho é mapear os processos de um consultório, identificar oportunidades de automatização e desenvolver um sistema informatizado capaz de sustentar esse profissional na gestão do seu negócio de maneira simples e eficaz.
Estande: 302
Código do trabalho: PMD17
 

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE ROTEIRIZAÇÃO CENTRADO NA MINIMIZAÇÃO DE RISCOS ASSOCIADOS A PROCESSOS LOGÍSTICOS DE TRANSPORTE URBANO DE CARGAS

Proposição de um modelo matemático que dê suporte à tomada de decisão em cenários de transporte urbano de cargas dedicadas, sujeitas à interrupção do fluxo físico da cadeia de suprimentos por fatores externos (riscos ambientais).
Estande: 218
Código do trabalho: PMN31
 

DIMENSIONAMENTO DE RECURSOS PARA O SETOR DE ENVELOPAMENTO DE CARROS NA LINHA DE PINTURA DA VOLKSWAGEN

Trabalho realizado na Volkswagen do Brasil, unidade São Bernardo do Campo, com o objetivo de desenvolver um estudo de dimensionamento de recursos para o setor de envelopamento numa linha de pintura automotiva, tendo por base uma demanda de 50 veículos personalizados por dia. Para este trabalho, usou-se um "software" de manufatura digital para simulação do cenário atual e possíveis propostas de mudança de leiaute e dimensionamento de recursos para atender a essa nova demanda de 50 veículos/dia.
Estande: 513
Código do trabalho: PMN21
 

DOENÇAS OCUPACIONAIS MAIS COMUNS EM AMBIENTES DE ESCRITÓRIOS E SUAS CONSEQUÊNCIAS FINANCEIRAS

Neste trabalho foi feito não só um levantamento das principais doenças ocupacionais, ou seja, doenças adquiridas devido à exposição a fatores de risco no exercício do trabalho, bem como um estudo das consequências financeiras da ocorrência delas para as empresas.
Estande: 733
Código do trabalho: PMN32
 

ESTRUTURAÇÃO DE CUSTOS E ANÁLISE DE CENÁRIOS FUTUROS PARA UMA FAZENDA LEITEIRA

Neste trabalho busca-se compreender todo o processo da cadeia produtiva do leite, para se analisarem todos os problemas e se discutirem as oportunidades de melhoria. Este estudo de caso tem como objetivo mostrar como a empresa está atualmente, levando em consideração diversos parâmetros, especialmente os custos e o faturamento, tendo em vista alcançar a visão aonde a empresa quer chegar, numa matriz de investimento para aumentar a lucratividade e a competitividade da empresa.
Estande: 522
Código do trabalho: PMD19
 

ESTUDO APLICADO NA OTIMIZAÇÃO E PADRONIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS DE UMA MICROEMPRESA

O projeto consiste em aplicar ferramentas da engenharia de produção e da indústria 4.0, visando à redução de custos de uma microempresa de alimentos.
Estande: 126
Código do trabalho: PMD11
 

ESTUDO DE OTIMIZAÇÃO DO FLUXO DE INFORMAÇÕES E GESTÃO DO CONHECIMENTO COM FOCO EM PROJETOS

Como a tecnologia pode auxiliar na otimização do fluxo de informações e na retenção do conhecimento utilizando uma ferramenta? Com o objetivo de promover uma solução para a gestão do conhecimento e retenção da informação em projetos, foi desenvolvida a ferramenta Motirõ. Com interface clara, focada para micro e pequenas empresas, busca consolidar informações a fim de gerar maior produtividade e efetividade nos projetos realizados, além de munir contra a rotatividade de pessoas.
Estande: 722
Código do trabalho: PMN03
 

ESTUDO DE OTIMIZAÇÃO DOS PROCESSOS OPERACIONAIS DE UMA FÁBRICA DE CORTE DE BOBINAS

Projeto realizado numa fábrica de corte de bobinas de aço e alumínio, localizada em São Bernardo do Campo, SP, com o objetivo de propor melhorias operacionais, aumentando a produtividade e otimizando os recursos disponíveis, para que, num futuro aumento de demanda previsto, a empresa consiga manter sua qualidade e aumentar sua eficiência.
Estande: 615
Código do trabalho: PMD07
 

ESTUDO DE REDUÇÃO DE CUSTOS COM A IMPLEMENTAÇÃO DA MANUTENÇÃO AUTÔNOMA NUMA LINHA DE BISCOITOS

O principal objetivo deste trabalho é a redução no tempo de paradas para aumentar a eficiência e reduzir os custos de uma linha de produção de biscoitos, com a implementação da Manutenção Autônoma. A partir de um caso-modelo em outra linha de produção da empresa, realizou-se um estudo de redução de custos na linha de biscoitos "wafer" similar, para reduzir a indisponibilidade da máquina, diminuir o refugo e aumentar a eficiência da linha.
Estande: 631
Código do trabalho: PMN17
 

ESTUDO DE UM MODELO PARA A DETERMINAÇÃO DO PONTO ÓTIMO DE OPERAÇÃO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um modelo matemático para a determinação do ponto ótimo de uso de equipamento utilizado nos laboratórios do "campus" do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT). O modelo, aprovado e validado, é possível ser utilizado e replicado em outras máquinas, equipamentos e ativos físicos, empregados nas atividades de ensino e pesquisa; assim, é possível aumentar sua eficiência operacional, confiabilidade e produtividade.
Estande: 112
Código do trabalho: PMN18
 

ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA DA UTILIZAÇÃO DE PONTOS FÍSICOS PARA RETIRADA DE MERCADORIA EM REGIÕES DE RISCO

Em algumas regiões da cidade de São Paulo, há um aumento significativo de roubos e furtos de carga. A pesquisa pretende comprovar o aumento nos preços de frete em entregas em áreas de risco, com base nos custos relativos ao tempo, distância, ponto de entrega, segurança, reentrega e tipo de transporte. A questão da pesquisa é a viabilidade econômica em implementar pontos físicos de retirada de mercadorias para atender as regiões de alto risco.
Estande: 207
Código do trabalho: PMD06
 

ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA E TÉCNICA DE UM "BREWHOUSE"

O trabalho consiste na realização de um estudo de viabilidade técnica e econômica da abertura de um estabelecimento comercial que produz e vende chope no mesmo local. O conceito de "brewhouse", amplamente explorado em países de cultura cervejeira mais difundida, é ainda pouco explorado no Brasil, apesar de oferecer vantagens competitivas relevantes em comparação a bares de cervejas artesanais convencionais.
Estande: 307
Código do trabalho: PMD01
 

ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA HÍBRIDO E INTELIGENTE DE ENERGIA ELÉTRICA INTEGRADO, COM O GERENCIAMENTO, ARMAZENAMENTO E GERAÇÃO DE ENERGIA PARA CONDOMÍNIOS RESIDENCIAIS

Estudo de viabilidade técnica para a implementação de um sistema híbrido e inteligente de energia elétrica integrado, com o gerenciamento, armazenamento e geração de energia para condomínios residenciais.
Estande: 318
Código do trabalho: PMD20
 

ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA, ECONÔMICA E FINANCEIRA DA ATIVAÇÃO DE UMA FABRICA DE PRODUTOS DERIVADOS DO LEITE

Estudo de viabilidade técnica, econômica e financeira da ativação de uma fábrica de produtos derivados do leite localizada em São José do Barreiro, distrito de São Roque de Minas, Minas Gerais, próxima ao parque da Serra da Canastra.
Estande: 108
Código do trabalho: PMN05
 

ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA, ECONÔMICA E FINANCEIRA DE UM NEGÓCIO COM PONTO DE VENDA E FABRICAÇÃO DE DOCES "CINNAMON ROLLS"

O objetivo do trabalho consiste em não apenas estudar a viabilidade técnica, econômica e financeira para se desenvolver um negócio com ponto de venda e fabricação de doces “Cinnamon roll” em São Paulo, como também elaborar um planejamento estratégico para orientar as ações necessárias nessa operação.
Estande: 605
Código do trabalho: PMN10
 

ESTUDO ERGONÔMICO EM ASSENTO DE AVIÃO

Estudo ergonômico em poltrona-padrão, utilizada atualmente em aeronaves comerciais na classe econômica, para se compreenderem suas principais falhas e defeitos, e propor melhorias, que estejam de acordo com as leis e normas da aviação, visando ao conforto e ao bem-estar dos passageiros durante o trajeto.
Estande: 718
Código do trabalho: PMD04
 
Data da Banca de Avaliação: 07/12/2019 09:00
Local da Banca de Avaliação: Auditorio Beta
 

ESTUDO ERGONÔMICO: CARREGAMENTO DE BOTIJÕES DE GÁS P13

Neste estudo, está a análise ergonômica dos movimentos durante a execução da tarefa de carregamento de botijões de gás GLP P13 de 28kg em empresas do setor de distribuição e envase. Com foco no trabalhador, foram trazidos trará à tona os erros ergonômicos, riscos e lesões decorrentes do desempenho da tarefa, que por anos é realizada da mesma forma.
Estande: 623
Código do trabalho: PMN15
 

ESTUDO SOBRE AS VANTAGENS DE DIVISÕES DE LINHAS DE ÔNIBUS NA CIDADE DE SÃO PAULO POR SIMULAÇÃO DE EVENTOS DISCRETOS

O sistema de ônibus de São Paulo conta com a avaliação “regular" e, a fim de melhorar o serviço prestado, a Prefeitura de São Paulo propôs mudanças nas linhas de ônibus. A principal está na divisão de linhas longas em trechos menores. Com isso, espera-se um aumento na velocidade média na frota e menor ocupação dos ônibus, condições avaliadas com a metodologia de simulação de eventos discretos, verificando-se se haverá melhorias nesse sistema.
Estande: 417
Código do trabalho: PMN24
 

FERRAMENTA PARA CONSTRUÇÃO DE CARTEIRA DE INVESTIMENTO EFICIENTE DE ACORDO COM O PERFIL DO CLIENTE

O objetivo do trabalho é a construção de uma carteira de investimentos eficiente que considere o nível de aversão ao risco do cliente. Em função de seu perfil, a pessoa poderá escolher em quais ações pretende investir e, assim, a ferramenta fornecerá ao cliente a porcentagem de dinheiro que deve ser investido em cada ação, de tal forma que, além de considerar o lucro, que é o único objetivo em investimentos feitos em corretoras por exemplo, ela considere o risco que a pessoa pretende assumir.
Estande: 723
Código do trabalho: PMD16
 

GESTÃO DE ESTOQUE DE VINHOS EM RESTAURANTES

O objetivo do trabalho é aprimorar a experiência sensorial dos apreciadores de vinhos em restaurantes com uma forma diferenciada de escolher e pedir a bebida. Para tanto, foi desenvolvido um sistema de gerenciamento de estoque que fornece informações em tempo real para os clientes sobre as condições de armazenamento, unidades disponíveis e características. Para o restaurante, o diferencial será a visibilidade dos níveis de estoque, previsão de demanda e condições de armazenamento.
Estande: 315
Código do trabalho: PMD12
 

IMPLANTAÇÃO DA MANUTENÇÃO PREDITIVA NA RESTRIÇÃO DE UMA LINHA DE BISCOITOS "WAFER"

O projeto aplica duas tecnologias de apoio para a Manufatura Avançada na restrição de linha de biscoitos "wafer": sensoriamento sem fio e processamento em nuvem. Essas tecnologias promovem, com baixo investimento, a transformação de um ativo antigo e desconectado em inteligente e conectado, gerando dados que, analisados e tratados, incorporam inteligência à linha para apoio às tomadas de decisão na realização de ações preditivas de manutenção, reduzindo o MTTR e o MTBF, aumentando a disponibilidade do equipamento.
Estande: 222
Código do trabalho: PMD05
 

IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO DE INFORMAÇÃO NUMA FERRAMENTARIA DE PEQUENO PORTE

O projeto consiste em criar e implementar um sistema de gestão de informação "online" numa ferramentaria, permitindo acesso remoto aos dados do dia a dia de um microempresário, tais como: clientes, fornecedores e serviços em andamento.
Estande: 325
Código do trabalho: PMN16
 

LOGÍSTICA URBANA - INFRAESTRUTURA DE SEMÁFOROS

O principal objetivo do trabalho é propor melhorias a partir da descrição matemática de um sistema de sinais de trânsito utilizando-se como estudo de caso aqueles situados na região da Praça Mauá, em São Caetano do Sul. Com base nessa modelagem, foram propostas melhorias visando reduzir o tempo de travessia de veículos na região estudada, isto é, o tempo decorrido entre o momento em que um veículo entra no sistema até o momento em que o deixa. Com isso, espera-se a elevação da qualidade de vida do cidadão.
Estande: 525
Código do trabalho: PMN20
 

MAPEAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS E LOGÍSTICA DO SISTEMA PAULISTA DE TRANSPLANTES HEPÁTICOS E ELABORAÇÃO DE CENÁRIOS PARA MELHORAR A EFICIÊNCIA

O objetivo do estudo realizado em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) é mapear a cadeia de suprimento relativo ao transplante hepático no Estado de São Paulo, gerando análises quantitativas e identificando fragilidades do sistema para, posteriormente, criar cenários com propostas de melhorias na cadeia de suprimentos em busca de correções dos problemas encontrados.
Estande: 314
Código do trabalho: PMD13
 

MAPEAMENTO DE PROCESSOS E QUALIDADE DE PRODUTO

Estudo de caso de mapeamento dos processos relativos auma empresa de sorvetes, considerando as atividades de recebimento de materiais, processamento e expedição de produtos acabados, tendo por foco identificar desvios nos processos que possam impactar a qualidade dos produtos gerados.
Estande: 611
Código do trabalho: PMD03
 

MELHORIA E VALIDAÇÃO DE UMA EMBALAGEM DESENVOLVIDA PARA O TRANSPORTE DE ÓRGÃOS APLICANDO TECNOLOGIAS HABILITADORAS PARA A INDÚSTRIA 4.0

Prototipagem, delineamento de experimentos e ensaios térmicos, mecânicos e logísticos no desenvolvimento de embalagem inteligente e autossuficiente usada em transporte de órgãos para transplante, a um custo compatível com a realidade brasileira. A embalagem é um produto inteligente que garante a conservação e a integridade do órgão na rota, gerando e transmitindo dados do órgão e de posicionamento para rastrear, monitorar, controlar e apoiar decisões das equipes médicas de captação e transplante.
Estande: 514
Código do trabalho: PMD02
 
Data da Banca de Avaliação: 10/12/2019 10:30
Local da Banca de Avaliação: SALA J301A
 

OTIMIZAÇÃO DE LINHAS DE PRODUÇÃO DE REFRIGERANTES NA EMPRESA REFRIGERANTES ITAMONTE LTDA.

Trabalho elaborado com a finalidade de se analisarem criticamente as linhas de produção de refrigerantes, água mineral e água gaseificada da empresa Refrigerantes Itamonte Ltda., localizada na cidade de Itamonte/MG, para se identificarem oportunidades de redução de desperdícios e consequente aumento da produtividade. Para isso foram realizados mapeamento do processo, análises dos dados coletados e fornecidos, virtualização e, por fim, simulações de melhorias para o aumento de produtividade da empresa.
Estande: 622
Código do trabalho: PMN06
 

POLTRONA DE LEITURA COM "DESIGN" ERGONÔMICO

Com base na Pesquisa Relatos da Leitura no Brasil, percebeu-se uma oportunidade de trabalhar com o público leitor. Após pesquisas, identificou-se que a ergonomia, durante a leitura, era um problema recorrente; então, a solução foi desenvolver uma poltrona de leitura, com acessórios para tornar essa atividade mais agradável, e com "design" ergonômico, para que não ocorram dores e problemas de saúde devido a longos períodos em que a pessoa está sentada, lendo.
Estande: 616
Código do trabalho: PMN26
 

PRODUÇÃO DE COMPÓSITOS POLIMÉRICOS COM FIBRAS VEGETAIS: CARACTERIZAÇÃO E APLICAÇÕES

Neste trabalho propõe-se uma solução para o descarte em abundância de plásticos e fibras vegetais por meio da produção de compósitos com base de polímeros reciclados e fibras vegetais descartadas. A reciclagem técnica reduz o descarte de resíduos pouco degradáveis que ainda possuem alto valor agregado, contribuindo para a sustentabilidade com a aplicação do conceito de economia circular para ensaiar, caracterizar e indicar aplicações técnicas de compósitos para produtos que geralmente consomem material virgem.
Estande: 304
Código do trabalho: PMN07
 

PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO NUMA EMPRESA FABRICANTE DE ELEMENTOS FILTRANTES. UM ESTUDO DE CASO

O foco deste estudo de caso é uma empresa de pequeno porte que necessita de uma implantação de PCP num dos seus setores, para obter maior lucratividade, a confiança dos seus clientes e a conquista de novos.
Estande: 426
Código do trabalho: PMN27
 

PROPOSTA DE OTIMIZAÇÃO DO MODELO DE PLANEJAMENTO DE UMA EMPRESA DE ARTIGOS PARA ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

O projeto consiste na realização de uma análise crítica da gestão de vendas e produção e na proposta de implementação de um modelo de planejamento para esses quesitos, resultando num gerenciamento mais eficiente para a empresa.
Estande: 403
Código do trabalho: PMD15
 

PROPOSTA DE UM SISTEMA DE ROTEIRIZAÇÃO ESTÁTICA PARA O TRANSPORTE PÚBLICO DE UMA MEGACIDADE

O trabalho em questão trata da criação de um modelo matemático, usando-se conceitos de Pesquisa Operacional, que viabilize rotas alternativas para ônibus do transporte público para diminuir o tempo de deslocamento da população.
Estande: 130
Código do trabalho: PMD09
 

SEGURANÇA ALIMENTAR NA CADEIA DE SUPRIMENTOS DE FRUTAS E HORTALIÇAS

O objetivo primário deste trabalho é contribuir para a criação de uma plataforma de tratamento dos dados coletados por sensores em pontos críticos de controle na cadeia produtiva do tomate, que gere informações para lastrear decisões estratégicas voltadas à redução de perdas desse alimento. O objetivo secundário consiste em identificar os tipos de sensores específicos para os pontos críticos de controle.
Estande: 712
Código do trabalho: PMN29
 

SENSORIAMENTO E CONECTIVIDADE NA INDÚSTRIA DE CÂMARAS FRIAS

Aplica-se o conceito da Indústria 4.0 concebido pela ACATECH (Academia Nacional de Ciência e Engenharia da Alemanha). O projeto desenvolve-se na empresa São Rafael, fabricante de câmaras frigoríficas, com implementação de sistema de acompanhamento remoto em tempo real de processo crítico mediante protocolos universais de comunicação, sensoriamento e processamento em nuvem. Realiza-se a fase de conectividade, preparando-se para a de visibilidade, visando ao aumento da disponibilidade do equipamento.
Estande: 120
Código do trabalho: PMN13
 

VIRTUALIZAÇÃO E SIMULAÇÃO DE LINHA DE MONTAGEM: CASO MINICARROS

O objetivo deste trabalho é desenvolver a virtualização e simulação da linha de montagem de minicarros do laboratório do CEUN - IMT para permitir não só a elaboração de cenários de produção a serem utilizados nos treinamentos "Lean Manufacturing", mas também o apoio às disciplinas do curso de Engenharia de Produção.
Estande: 506
Código do trabalho: PMD14
 
Data da Banca de Avaliação: 11/12/2019 10:00
Local da Banca de Avaliação: